PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS

Mais informações: https://doity.com.br/4secpe/

07 de abril de 2022 às 16:01
Compartilhar Comente

Antonieta de Barros: negra mulher que nunca se pintou de outra cor

No dia 29 de março de 2022, às 9h da manhã, esteve no campus da Unesc, no auditório Edson Rodrigues, a professora Eliane Debus para ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Sua palestra teve como tema: “Antonieta de Barros: negra mulher que nunca se pintou de outra cor”. Ela ressaltou a importância do trabalho de Antonieta no contexto da história de Santa Catarina. Falou de sua representatividade como a primeira mulher negra no Brasil a se eleger deputada estadual e a primeira mulher a se eleger para o cargo em Santa Catarina. Ela foi professora, jornalista, escritora, parlamentar (em dois mandatos, 1935 e 1948) e fundadora da Liga do Magistério (1925), instituição que organizou os professores de todo o Estado em torno dos desafios e interesses dessa categoria.

A professora Debus falou também das muitas lutas que Antonieta de Barros enfrentou contra o preconceito e o machismo, sobretudo na Assembleia Legislativa do Estado, onde encontrou fortes opositores em razão de sua crítica às condições em que se encontrava a educação em Santa Catarina no período. Acusada pelo deputado Oswaldo Rodrigues Cabral de provocar “intriga barata de senzala”, Antonieta respondeu: “Na verdade não há intriga, porque não houve, mas as considerações em torno da situação ‘desoladora do ensino público’ foram ditadas pelo coração de uma negra brasileira, que se orgulha de sê-lo, e que ‘nunca se pintou de outra cor’, que nasceu, trabalhou e viveu nesta e que bendiz a Mãe, a santa Mãe, também negra, que a educou, ensinando-a a ter liberdade interior, para compreender e lastimar a tortura dos pobres escravos que vivem acorrentados, no mundo infinitamente pequeno das cousas infinitamente pequeninas e insignificantes – Não voltemos ao assunto” (O Estado, 6 maio 1951).

Logo após sua apresentação, Eliane Debus respondeu perguntas e dialogou com os estudantes e professores participantes da aula. Apresentou também e autografou seus dois mais recentes livros infantis: Antonieta (2020) e Triolé, Triolé: Poemas de Cruz e Sousa (2021).

Texto: Gladir da Silva Cabral

Colaboração: André Cechinel

04 de abril de 2022 às 10:51
Compartilhar Comente

Alunos do MINTER participaram de capacitação em pesquisa em base de dados

Alunos do MINTER participaram de capacitação em pesquisa em base de dados
Mais imagens

No último dia 18/03/2022 estudantes do Programa de Mestrado Interinstitucional (MINTER) do convênio de Pós-Graduação em Educação da Unesc com o Centro Universitário Uninta (Sobral-Ceará) participaram de uma capacitação em pesquisa em base de dados. O curso foi ministrado pela funcionária da biblioteca Eliziane de Lucca e aconteceu na disciplina de Teoria e Método na Pesquisa em Educação, ministrada pelos professores Carlos Renato Carola e Alex Sander da Silva. Foi um momento importante para que esses estudantes possam desenvolver bem sua pesquisa utilizando-se das principais bases de dados buscando materiais de seu interesse de conhecimento.

23 de março de 2022 às 13:26
Compartilhar Comente

Obra de Paulo Freire e sua importância são debatidos em aula inaugural na Unesc

Obra de Paulo Freire e sua importância são debatidos em aula inaugural na Unesc
Professor doutor Jaime José Zitkoski foi o convidado do evento virtual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A importância da obra de Paulo Freire na atualidade, a pedagogia freireana e suas bases filosóficas e as contribuições do educador para uma pedagogia das lutas por libertação foram pontos abordados na manhã desta quarta-feira (26/5), durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc. O evento online teve a presença do professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaime José Zitkoski.

O palestrante é graduado e possui mestrado em Filosofia e é doutor em Educação. Na UFRGS, atua nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação e no Mestrado e Doutorado em Educação. Seu trabalho tem ênfase em Educação Popular e Estudos Sobre Universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da universidade na perspectiva da emancipação social e bem viver na América Latina. É autor de livros sobre Paulo Freire e a pedagogia freireana.

Na aula inaugural do PPGE da Unesc, Zitkoski falou sobre o tema “Paulo Freire: uma nova pedagogia voltada para a humanização do mundo”. Segundo o professor, os livros “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Libertação” são obras coletivas, pois despontam como uma pedagogia engajada nos processos de emancipação social. “Paulo Freire estava sempre se recriando e em movimento, aberto para as diferenças culturais e às novas realidades”, comenta.

Zitkoski pontua que a obra de Freire traz claro que o ser humano nunca está pronto e sim, em construção e que nos humanizamos ou desumanizamos a partir das relações com as pessoas. “A tendência do ser humano é se construir como um ‘ser mais’. O que dá sentido a nossa existência é a busca constante por sermos felizes. Esta natureza não é inata, ela vem se construindo historicamente enquanto espécie humana, indivíduo. Neste sentido, a educação precisa ter um compromisso de mudança do ser humano para melhor e é aí que está o processo de humanização, que acontece também a partir da ampliação dos horizontes de consciência e do alargamento da visão de mundo”.

O palestrante tratou ainda da importância de a comunidade estar inserida na escola, participando ativamente do projeto pedagógico dela, à exemplo do que diz a escola cidadã – um movimento que pensa a educação popular dentro da educação escolar. “Temos que pensar a escola como um dos polos culturais mais importantes da comunidade em que ela está inserida”.

Evento prestigiado

A aula inaugural do PPGE teve a participação de professores e alunos de mestrado e de doutorado da Universidade e de pesquisadores e egressos da Instituição.

O coordenador do PPGE, Vildacir Ortigara, afirma que o legado de Paulo Freire precisa ser lembrado e reforçado. “O PPGE está sempre atento às questões contemporâneas e o tema da aula inaugural está diretamente ligado a isso. Lembramos o patrono da educação brasileira, que neste ano completa 100 anos de resistência, pela obra dele ainda estar presente. Precisamos reafirmar o legado de Paulo Freire, ainda mais neste momento em que passamos”, afirma.

O evento teve ainda a participação do coordenador adjunto do PPGE, Rafael Rodrigo Mueller; da professora da linha de pesquisa “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, Graziela Giacomazzo; do professor da linha de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória”, Carlos Renato Carola e da professora da linha de pesquisa “Formação e Gestão em Processos Educativos”, Janine Moreira.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente

I ENCONTRO DE TRABALHO “Novo tempo” na educação? Como? O futuro é já aqui!

I ENCONTRO DE TRABALHO “Novo tempo” na educação? Como? O futuro é já aqui!
Mais imagens

O Laboratório de Reflexão e Acção na formação docente reúne um grupo de professores/as, estudantes de cursos de formação de professores/as e pesquisadores/as de distintas instituições de Portugal e do Brasil que se dedicam a investigar as suas práticas, na perspectiva colectiva, de forma a contribuir para a revisão dos modelos de formação docente.

Podemos dizer, metaforicamente, que somos um grupo transatlântico. Ocupamos um lugar virtual entre dois países com muitas histórias, Portugal e Brasil. Contrariamos avisos de distanciamentos, mesmo respeitando-os, e encontramo-nos numa ilha! Um lugar nosso, onde nos organizamos como equipa. É para esse lugar que vos convidamos.

Propomos um encontro virtual para reflectirmos colectivamente as mudanças que a pandemia de Covid-19 nos impôs. Estamos a procurar outras gramáticas, e de condições de expressá-las através de experiências fronteiriças entre a criação artística e científica.

Estamos há mais de um ano a reescrever de forma radical as nossas histórias neste planeta. Desde que a pandemia começou, arregaçámos as mangas e procurámos responder aos desafios como soubemos e pudemos, como nos foi possível. Mas não poderemos voltar ao que éramos antes, nunca podemos. As experiências marcam-nos, não é possível esquecê-las.

E interrogamo-nos: o que sabemos, nós estudantes e professores/as, das nossas histórias destes últimos meses? Como poderemos formular novas condições de aprendizagens se não partilhando as experiências que vivemos desde então? O que aprendemos nestes últimos meses? Conseguiremos ser diferentes depois de tudo isso?

Ora, são as histórias destes tempos que precisamos contar. Antes falávamos em “nova escola”. E agora? O que fazer?

Este Seminário procura criar, através de trabalhos de investigação coletiva, contribuições para os desafios atuais da educação em tempos de distanciamentos social para países com distintas realidades como Portugal e Brasil. Está organizado em quatro oficinas centradas em dimensões que se interligam quando pensamos Educação - formação docente, avaliação, comunidades educadoras e identidades e currículos e práticas pedagógicas - e uma roda de conversa onde se debaterá o trabalho colaborativo produzido em cada oficina.


Público-alvo: todas as pessoas comprometidas com uma visão de educação transformadora, inclusiva, crítica e criativa. Professoras/es no activo ou em formação, do pré-escolar ao ensino universitário, estudantes e famílias, de Portugal e do Brasil.


Datas importantes

Inscrições: 3 a 19 de maio de 2021

Comunicação de aceitação das inscrições: até dia 2 de junho de 2021

Oficinas 1 e 2: 12 de junho de 2021 (14h-17h)

Oficinas 3 e 4: 16 de junho de 2021 (14h-17h)

Roda de Conversa: 7 de julho de 2021 (18h-20h)

Para esclarecer dúvidas ou colocar questões, pode contactar-nos para o seguinte endereço electrónico: linvestigacaoacaopedagogica@gmail.com


 Fonte: Site do evento                 

Mais informações: https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2021/ldquo-novo-tempo-rdquo-na-educacao/apresentacao

18 de maio de 2021 às 09:01
Compartilhar Comente