PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Antonieta de Barros: negra mulher que nunca se pintou de outra cor

No dia 29 de março de 2022, às 9h da manhã, esteve no campus da Unesc, no auditório Edson Rodrigues, a professora Eliane Debus para ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Sua palestra teve como tema: “Antonieta de Barros: negra mulher que nunca se pintou de outra cor”. Ela ressaltou a importância do trabalho de Antonieta no contexto da história de Santa Catarina. Falou de sua representatividade como a primeira mulher negra no Brasil a se eleger deputada estadual e a primeira mulher a se eleger para o cargo em Santa Catarina. Ela foi professora, jornalista, escritora, parlamentar (em dois mandatos, 1935 e 1948) e fundadora da Liga do Magistério (1925), instituição que organizou os professores de todo o Estado em torno dos desafios e interesses dessa categoria.

A professora Debus falou também das muitas lutas que Antonieta de Barros enfrentou contra o preconceito e o machismo, sobretudo na Assembleia Legislativa do Estado, onde encontrou fortes opositores em razão de sua crítica às condições em que se encontrava a educação em Santa Catarina no período. Acusada pelo deputado Oswaldo Rodrigues Cabral de provocar “intriga barata de senzala”, Antonieta respondeu: “Na verdade não há intriga, porque não houve, mas as considerações em torno da situação ‘desoladora do ensino público’ foram ditadas pelo coração de uma negra brasileira, que se orgulha de sê-lo, e que ‘nunca se pintou de outra cor’, que nasceu, trabalhou e viveu nesta e que bendiz a Mãe, a santa Mãe, também negra, que a educou, ensinando-a a ter liberdade interior, para compreender e lastimar a tortura dos pobres escravos que vivem acorrentados, no mundo infinitamente pequeno das cousas infinitamente pequeninas e insignificantes – Não voltemos ao assunto” (O Estado, 6 maio 1951).

Logo após sua apresentação, Eliane Debus respondeu perguntas e dialogou com os estudantes e professores participantes da aula. Apresentou também e autografou seus dois mais recentes livros infantis: Antonieta (2020) e Triolé, Triolé: Poemas de Cruz e Sousa (2021).

Texto: Gladir da Silva Cabral

Colaboração: André Cechinel

04 de abril de 2022 às 10:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário