PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Defesa Pública de Dissertação - Rodrigo Szymanski

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Rodrigo Szymanski

Título: O Processo Formativo de Lideranças Sociais e Políticas na Década de 1980: A Experiência da Pastoral da Juventude em Criciúma, SC

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Carlos Renato Carola (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. Gladir da Silva Cabra. (UNESC)

Prof. Dr. Allan Silva Coelho (USF)

Data: 19 de julho de 2023

Horário: 14h

Local: Bloco “P” sala 104

Meet: meet.google.com/mdi-uotw-xog

RESUMO

No Brasil, a organização de jovens na década de 1980 esteve diretamente ligada aos caminhos da Igreja Católica, que passaram, dentre outros aspectos, pela construção da Pastoral da Juventude (PJ), organização nacional resultante de experiências sociais e eclesiais durante o período da Ditadura Militar e o processo de reabertura política. Entre as décadas de 1970 e 1980 a PJ se organizou de forma singular na experiência dos grupos de base ligados à realidade político-social-eclesial de comunidades. É nesse contexto que nasceram os primeiros Grupos de Jovens que acabaram por influenciar fortemente as ações de uma igreja engajada e militante. Diante desse processo, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorreu o processo de formação de lideranças sociais e políticas realizado pela Pastoral da Juventude e pelos grupos de jovens em Criciúma na década de 1980. Tem como objetivos específicos: (1) verificar a metodologia usada para a formação dos jovens nos grupos de base; (2) investigar a trajetória formativa de militância social e política de jovens oriundos dos espaços eclesiais e (3) analisar as estruturas e organização do grupo de Jovem Adolescente Aliança de Criciúma. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa baseou-se em arquivos de entidades que ainda preservam o material relacionado ao tema. Foram usados como fonte fundamental para o desenvolvimento do trabalho os arquivos do Grupo de Jovens Aliança da Cidade de Criciúma, atas e relatórios, bem como outros materiais pertencentes a acervos pessoais dos ex-participantes do grupo e entrevistas com ex participantes do grupo. Paulo Freire é o principal referencial teórico da pesquisa, sendo que as categorias manejadas para compreender o processo formativo dos jovens militantes cristãos.

Palavras-chaves: Pastoral Juventude. Grupo de Jovens. Jovem Cristão. Teologia Libertação.

03 de julho de 2023 às 11:19
Compartilhar Comente

Doutorado em Educação realiza primeira defesa de tese

Doutorado em Educação realiza primeira defesa de tese
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu a primeira Defesa Pública de Tese de Doutorado na manhã desta sexta-feira (16/06) de forma híbrida. A doutoranda Morgana Bada Caldas apresentou sua defesa perante a banca examinadora, tendo o professor doutor Gildo Volpato como orientador.

A banca foi composta pelos professores doutores da Universidade, Gustavo Silveira Borges e Ricardo Luiz de Bittencourt, além dos docentes Ione Ribeiro Valle da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Maria Isabel da Cunha da Universidade Federal de Pelotas UFPel. 

A pesquisa teve como objetivo principal investigar o poder simbólico da norma, fundamentado no positivismo jurídico, como mecanismo de dominação e reprodução na formação dos bacharéis em Direito, utilizando a teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002).

O trabalho adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o método científico e a perspectiva analítica de Bourdieu. Foram analisados documentos públicos relacionados à história da estrutura curricular do ensino jurídico brasileiro, bem como as matrizes curriculares de cinco universidades do Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

Além disso, foram realizadas entrevistas com 12 docentes, sendo seis do curso de Direito mais antigo entre as instituições investigadas e os outros seis do curso de Direito mais recente, para examinar a percepção sobre o fenômeno pesquisado.

Ao final da análise, Morgana chegou à conclusão de que os dados analisados demonstram que a norma, baseada no paradigma positivista enraizado na ciência do direito, exerce um poder simbólico que funciona como um mecanismo de dominação e reprodução no processo de formação dos estudantes de Direito. 

Ela ainda agradeceu o apoio institucional e aos professores que foram fundamentais na sua formação como pesquisadora e capacitação docente. “Agradeço imensamente a todos que contribuíram para que eu pudesse pensar sobre a Educação, porque ela é libertadora”, mencionou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2023 às 15:13
Compartilhar Comente

Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC

Na tarde de terça-feira, 23 de maio de 2023, tivemos o primeiro Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC. Esse encontro foi conduzido pelos professores Dra. Ângela Cristina Di Palma Back e Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt, coordenadores do PPGE, contou com a participação de alguns professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da Unesc.

Os coordenadores compartilharam alguns dos processos constitutivos do programa, como as dinâmicas de pesquisa, produção e publicação acadêmico-científica, além de alguns detalhes sobre a avaliação da CAPES, na qual a produção discente se destacou como um desafio para os discentes matriculados e também para os egressos, enquanto programa. Destaca-se, portanto, que o evento é constitutivo da própria autoavaliação que o PPGE vem conduzindo, desde os primeiros encontros visando ao planejamento estratégico.

Segundo os alunos, especificamente os representantes discentes – Márcia Dal Toé Nazário Bardini (doutoranda) e Guilherme Orestes Canarim (mestrando), essa foi uma oportunidade ímpar, para aprendermos mais sobre o programa e nossa participação enquanto discentes. “Fóruns como esse podem oferecer uma plataforma para discutir questões importantes, como as políticas do programa, a estrutura curricular, os ensejos de pesquisa, a orientação acadêmica e outros aspectos relevantes para a nossa formação acadêmica, profissional e subjetiva”.

Ainda com base no depoimento da liderança estudantil:  “foi uma boa ocasião para nos conectarmos com outros estudantes e professores do programa. Consideramos importante estar presentes e participar desses eventos para aproveitar ao máximo a experiência de pós-graduação stricto sensu”

Destacam-se alguns desdobramentos do fórum, conforme organização estudantil:

Encaminhamos por intermédio da Vanessa, secretária do programa, o link de convite para todx estudantes, para ampliar um grupo de WhatsApp já existente, visando a incluir todx na discussão. (Esse grupo já conta com 64 participantes)

Partindo dos apontamentos do tópico “Dado o exposto, quais ações? Nesse momento, estamos fazendo nossa própria autoavaliação”. Elaboramos alguns primeiros objetivos, metas e ações a serem propostos para todx estudantes do referido grupo.

02 de junho de 2023 às 08:20
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Tese - Morgana Bada Caldas

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a primeira Defesa Pública de Tese de Doutorado abaixo relacionada:

Doutoranda: Morgana Bada Caldas

Título: O Poder Simbólico do Positivismo Jurídico: Mecanismos de Dominação e de Reprodução na Formação dos Bacharéis em Direito

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Gildo Volpato (Orientador – UNESC)

Profa.  Dra. Ione Ribeiro Valle (UFSC)

Profa.  Dra. Maria Isabel da Cunha (UFPel)

Prof.  Dr. Gustavo Silveira Borges (UNESC)

Prof. Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (UNESC)

Data: 16 de junho de 2023

Horário: 8h30

Local: Bloco “P” sala 201

RESUMO

O objetivo geral da pesquisa foi investigar o poder simbólico da norma, baseada no positivismo jurídico, como mecanismo de dominação e de reprodução na formação dos bacharéis em Direito, a partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002). Para tanto, foram delineados três objetivos específicos, quais sejam: 1) examinar o poder simbólico da norma, fundada no paradigma positivista do direito, como mecanismo de dominação e de reprodução na formação dos bacharéis em Direito; 2) identificar eventual privilégio dos conteúdos dogmáticos clássicos no ensino do direito a partir da análise da configuração histórica do ensino jurídico brasileiro, das matrizes curriculares dos Cursos de Direito investigados e da percepção dos docentes entrevistados; e, por fim, 3) verificar, nos aspectos atinentes ao habitus docente no ensino jurídico, manifestações na perspectiva positivista que influenciem o processo de formação dos bacharéis em Direito, além de outros achados que coadunem com a tese. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizou-se do método científico e da perspectiva de análise bourdieusianos. Procedeu-se à análise dos documentos públicos relacionados à história da estrutura curricular do ensino jurídico brasileiro e das matrizes curriculares de Cursos de Direito de cinco universidades do Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, bem como foram realizadas entrevistas com 12 (doze) docentes para o exame da percepção deles acerca do fenômeno pesquisado, sendo 6 (seis) do Curso de Direito mais antigo dentre as instituições investigadas e os outros 6 (seis) do Curso de Direito mais recente. Dentre os principais achados na pesquisa, evidenciou-se que: 1) os conteúdos dogmáticos clássicos do Direito possuem espaço destacado na cronografia do ensino jurídico brasileiro, com predomínio constante das mesmas disciplinas de direito positivo; 2) os cinco Cursos de Direito investigados conservam a mesma estrutura curricular predominante na história do ensino jurídico brasileiro, com maior carga horária para disciplinas tradicionais de base normativa; 3) os conteúdos propedêuticos, zetéticos e transdisciplinares possuem baixa expressividade na carga horária dos cursos investigados; 4) segundo os professores, o principal objeto de estudo da maioria dos componentes curriculares é o direito positivo; 5) na percepção dos docentes as disciplinas dogmáticas clássicas são as mais prestigiadas no campo da formação jurídica; 6) da mesma forma que os estudantes possuem predileção pelas disciplinas dogmáticas e demonstram expressivo interesse pelo saber técnico decorrente da experiência do professor no campo profissional; 7) para elaboração de suas aulas, os docentes entrevistados buscam referência, principalmente, em seus professores com atuação destacada, assim como na doutrina jurídica e na prática profissional. Ao final, concluiu-se que os dados analisados demonstraram que o poder simbólico da norma, fundada no paradigma positivista enraizado na ciência do direito, é um mecanismo de dominação e de reprodução na formação dos bacharéis em Direito, confirmando-se a tese aventada.  

Palavras-chave: Poder simbólico. Positivismo jurídico. Educação superior. Ensino Jurídico. Formação em Direito.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Emilly Vicente de Freitas

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Emilly Vicente de Freitas

Título: Etnomatemática e Teoria Histórico-Cultural: um possível debate entre aproximações e distanciamentos

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Janine Moreira (Orientadora – UNESC)

Prof. Dr. Claudio Fernandes da Costa (UFF) – Participação via meet

Prof.  Dr. Vidalcir Ortigara (UNESC)

Data: 26 de maio de 2023

Horário: 14h

Local: Bloco “P” sala 202

Link para acesso ao meet: meet.google.com/bzv-cwbc-rpf

RESUMO

O presente estudo é consequência de reflexões obtidas nos últimos anos de estudos que se basearam em leituras e análises de duas Perspectivas Teóricas Críticas na atualidade: Programa Etnomatemática e Teoria Histórico-Cultural. Para tanto, a busca esteve atrelada a responder ao seguinte problema geral: quais conteúdos, distanciamentos e aproximações poderiam caracterizar o debate entre a Teoria Histórico-Cultural e o Programa Etnomatemática, no que diz respeito às suas visões críticas da sociedade atual, no contexto do ensino? Por extensão, o objetivo do trabalho se vinculou a analisar a existência de possibilidades de conteúdos, distanciamentos e aproximações que poderiam caracterizar o debate entre a Teoria Histórico-Cultural e o Programa Etnomatemática, mais especificamente, no que diz respeito às suas visões críticas da sociedade atual, no contexto do ensino. Dessa forma, o texto foi produzido no intuito de abordar, em cada capítulo, o movimento da unidade de contrários, fundamentado no Materialismo Histórico Dialético, para produzir o debate em questão. Nesse sentido, o primeiro capítulo se dirige à introdução e contextualização da justificativa do problema proposto dado ambas perspectivas teóricas. A seguir, como segundo capítulo, o debate se encaminha para a visão de humanidade segundo seus princípios filosóficos e teóricos. No terceiro capítulo, a delimitação está vinculada à análise das visões de futuro do Programa Etnomatemática e da Teoria Histórico-Cultural, dado seus estudos e pesquisas no âmbito Social e Educacional. Como último capítulo, se apresenta o início de um debate final, ao investigar toda a discussão produzida até então, pelo viés filosófico e teórico da unidade de contrários para produzir a síntese concreta da realidade apresentada nesse trabalho. Como resultado a Essência, dada as condições objetivas de pesquisa, manifestada pela unidade de contrários – conteúdo e forma – evidenciou a complexidade da temática além da possibilidade de produção de um debate que discuta Teoria Histórico-Cultural e Programa Etnomatemática. Isto é, ao analisarmos seus aspectos dado suas categorias, visualizamos uma aproximação no que diz respeito a unidade forma dada as delimitações no âmbito educacional e social. No entanto, compreendemos distanciamentos na unidade conteúdo. Isso nos mostrou como na dialética materialista, não existe uma dicotomização do que se aproxima ou se distância, ou seja, ambos opostos estão em relação no concreto.

Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Programa Etnomatemática; Educação; Sociedade.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente