Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma
Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex Brasil em parceria com a Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma parceria que começou a ser projetada em 2016 e já mostra seus primeiros resultados foi lançada oficialmente na noite de quarta-feira (13/11). Trata-se do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de Criciúma, que trabalha em prol do desenvolvimento do potencial inovador e exportador da região Sul. O PEIEX foi criado e é oferecido em todo o país pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organização que tem, em Criciúma, a Unesc como instituição executora, a partir de convênio assinado em 2019.

O Núcleo Operacional PEIEX Criciúma conta atualmente com 35 empresas em atendimento, com o objetivo de chegar à 100 empresas até 2021. Seu objetivo, conforme o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli, é qualificar as empresas locais, que abrangem as regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, e prepará-las para expandirem seus negócios com a exportação de forma mais segura e positiva. “Queremos prepará-las para que tenham sucesso e possam permanecer atuando no mercado internacional”, destacou o coordenador.

Entre as empresas participantes estão organizações das mais variadas áreas, porém, todos com o objetivo de alçar voos mais altos e seguros. O trabalho de prospecção desses participantes, de acordo com Zilli, vem sendo feito ao longo do ano pela equipe do Núcleo, que leva informações sobre a possibilidade oferecida com o intermédio da Unesc, que disponibiliza não só sua estrutura física, mas também sua expertise em prol dos projetos.

“Neste momento precisamos reforçar nossos agradecimentos a todos esses empreendedores que acreditaram no projeto PEIEX, na Apex-Brasil, na Unesc, nos técnicos que se dedicam dia a dia e no trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2016”, salientou o coordenador, que ainda agradeceu à Apex-Brasil por acreditar no Sul do Brasil e possibilitar a implantação do Núcleo.

Lideranças nacionais, empreendedores locais, comunidade acadêmica e comunidade externa estiveram reunidos no Auditório Jayme Zanatta, na Acic, para um momento de socialização e aprendizado. Entre as autoridades presentes estiveram o Analista de Competitividade da Apex-Brasil, Ulisses Medeiros Júnior; Pedro Piá de Andrade e Clarissa Oliveira Franco, ambos colaboradores da Apex-Brasil que dividiram conhecimentos com os presentes e o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli. Ao final das apresentações de cenários, dados e detalhes sobre a atuação da Apex-Brasil e do Programa os convidados foram recepcionados em um coquetel e puderam trocar experiências e contatos com as lideranças e demais participantes.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 17:15
Compartilhar Comente

PEIEX Criciúma promove formação coletiva sobre Marketing Internacional e Merchandising

PEIEX Criciúma promove formação coletiva sobre Marketing Internacional e Merchandising
Mais imagens

Representantes de empresas participantes do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) –  uma iniciativa da Apex-Brasil, que no estado de Santa Catarina é desenvolvida em parceria com o Grupo de Pesquisa GENINT (Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) – tiveram uma oportunidade especial na noite de 30 de outubro de 2019.

Na oportunidade, o profissional especialista na área, Jackson Cittadin,  ministrou o tema Marketing Internacional e seus desdobramentos potencializando a competitividade e a inserção internacional das empresas.

O palestrante

Mestre em Administração de Empresas pela Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Possui MBA executivo internacional com ênfase em gestão comercial/marketing pela FGV-Fundação Getúlio Vargas e UCI - University of Califórnia Irvine (2012). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Graduado em Administração com habilitação em Marketing pela FACIERC/FASC - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (2004).

Mais de 20 anos de experiência atuando como Gestor nas área comercial e marketing em grandes empresas do setor cerâmico no Brasil e América Latina. Atualmente é Gerente de Marketing/Comercial na Imbraforte Blindados (Indústria de equipamento de segurança) e também coordenador de implantação de Sistema de Informações de Marketing (ERP, BI, CRM e plataformas de Inbound Marketing) e coordenador de implantação do Sistema da Qualidade. É professor de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade Senac-SC e pesquisador na área de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Como atividades complementares, é membro do Grupo de Pesquisa sobre indicadores do Varejo Alimentício e do NDE (núcleo docente estruturante) no Senac Criciúma e do Clube do Marketing da ACIC Criciúma.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 13 de novembro de 2019 às 12:55
Compartilhar Comente

ARTIGO APROVADO NO CONBREPRO 2019

ARTIGO APROVADO NO CONBREPRO 2019
Mais imagens

Os membros do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC aprovaram o artigo "COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SUL DE SANTA CATARINA" de autoria de Valdir Scarduelli Neto e Julio César Zilli no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - CONBREPRO, a ser realizado em Ponta Grossa - Paraná nos dias 04 a 06 de dezembro de 2019. 

Resumo: O estudo que segue tomou como objetivo principal analisar a balança comercial dos 12 municípios associados à Associação de Municípios da Região Carbonífera - AMREC, localizados ao sul do estado de Santa Catarina / Brasil, entre os anos de 2009 e 2018. A pesquisa se enquadrou como descritiva em seus fins e documental, de fontes secundárias, em seus meios. Com relação à coleta de dados, foi utilizada a técnica quantitativa, tendo sido os dados extraídos em sites oficiais do governo brasileiro. A pesquisa concluiu que, dos municípios associados à AMREC, Criciúma tem maior destaque nas importações, chegando a representar 83,12% do total, enquanto na exportação, Forquilhinha fica no topo da lista, com 29,06%, seguida também por Criciúma, com 25,04%. Na importação, destacam-se o alumínio em forma bruta e pigmentos e fritas para indústria cerâmica, destacando o parque fabril da região, levando-se em conta ainda que grande parte das importações são também matérias-prima. Na exportação, carne e miudezas de aves, juntamente com placas cerâmicas, somam 40,34% de tudo o que é enviado para fora do país. Por fim, se pode ver a região como promissora e crescente no âmbito do comércio exterior, tanto na importação de matérias-prima, máquinas e novas tecnologias para suas indústrias, quanto na exportação de bens manufaturados e com melhor valor agregado, fruto do incremento e desenvolvimento tecnológicos muitas vezes trazidos na importação.

O artigo poderá ser acessado diretamente nos Anais do evento.

Parabenizamos os autores!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 05 de novembro de 2019 às 10:35
Compartilhar Comente

PROFESSOR LÍDER DO GENINT/UNESC APROVA ARTIGO EM EVENTO INTERNACIONAL

PROFESSOR LÍDER DO GENINT/UNESC APROVA ARTIGO EM EVENTO INTERNACIONAL
Mais imagens

O Professor Júlio César Zilli, líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC aprovaram o artigo "CRIAR A LUZ DA CIDADE EDUCADORA, UMA CIDADE E-CHIS NA PERSPECTIVA UX USER EXPERIENCE" com coautoria de Estela Boiani, Magda Ramos, Patricia de Sá Freire e Graziela Bresolin.

Sobre o ICKM 2019:

Para o Conselho Internacional de Gestão do Conhecimento e o EGC / UFSC - Programa de Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, organizadores do 15º ICKM e II SUCEG, a Gestão do Conhecimento busca desencadear ações e mudanças, indo além do fim objetivos de coleta e armazenamento em iterações anteriores da prática e da teoria no campo. Isso separa o KM de muitos outros campos relacionados. Mesmo ao focar a atenção na codificação ou no compartilhamento e nos elementos que possibilitam essas ações, o objetivo final é sempre o que essa codificação ou esse compartilhamento permite que organizações e sistemas façam. A 15ª Conferência Internacional anual sobre Gestão do Conhecimento e o II Seminário de Universidades Corporativas e Escolas Governamentais, busca pesquisas e práticas sobre o trabalho com conhecimento que desencadeia ações, tomada de decisão, mudança etc. Isso marcará um momento importante para reflexão e avanço no campo.

Maiores informações no link:

http://suceg.ufsc.br/ickm-suceg/

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 05 de novembro de 2019 às 10:25
Compartilhar Comente

PEIEX promove formação exclusiva para equipe técnica

PEIEX promove formação exclusiva para equipe técnica
Mais imagens

Com o objetivo de qualificar o monitor, técnicos e apoios técnicos que compõe a equipe do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), o Coordenador do Núcleo PEIEX Criciúma, Prof. Júlio César Zilli, organizou na manhã desta quinta-feira (31.10) uma formação continuada sobre Competências, Comunicação e Postura Profissional, proporcionando um atendimento de excelência junto as empresas nucleadas ao programa.

Na oportunidade foram aplicadas metodologias práticas proporcionando a equipe PEIEX desenvolver de forma mais competitiva as suas competências pessoais, desenvolvimento profissional, trabalho cooperado, comunicação e postura profissional. Para a técnica extensionista Janini de Cunha Borba “A qualificação foi um verdadeiro aprendizado e uma provocação para o nosso desenvolvimento profissional, nos aspectos que envolvem a negociação e a comunicação, tendo em vista, técnicas que nos apoiam para maior excelência nos atendimentos às empresas. Realmente o bate-papo foi muito produtivo e possibilitou um maior direcionamento nas práticas de conversação e principalmente da transmissão de conteúdo".

O PEIEX é uma iniciativa da Apex-Brasil, que no estado de Santa Catarina é desenvolvida em parceria com o Grupo de Pesquisa GENINT (Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). 

O palestrante

Juliane Dalsasso é graduada em Administração com linha de formação específica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, com MBA em Gestão de Pessoas. Com mais de 10 anos de trabalhos desenvolvidos na região Sul de Santa Catarina, possui como foco a melhoria da performance dos profissionais nas organizações.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Sobre a Apex-Brasil

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 04 de novembro de 2019 às 23:38
Compartilhar Comente