Ciências Contábeis

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região
Obra foi lançada pelo curso de Ciências Contábeis e Editora Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma publicação da Unesc vai ajudar pequenos e médios empreendedores a gerenciarem seus negócios. Trata-se da Cartilha Custo Social, elaborada por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que participam do projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para Formação do Preço Justo de Vendas”. O material será disponibilizado de maneira online e poderá ser acessado gratuitamente. O lançamento da cartilha ocorreu nesta sexta-feira (22/9), no Dia do Contador.

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Andréia Cittadin, a cartilha foi elaborada a partir das principais necessidades dos empreendedores integrantes da Feira de Economia Solidária da Unesc, mas poderá ser utilizada por qualquer pequeno e médio empresário. “O projeto mostra como a contabilidade pode atuar em benefício da comunidade e contribui para a formação dos nossos acadêmicos. A ideia é dar informações que contribuam com o desenvolvimento desses empreendimentos”.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Dourival Giassi, e a coordenadora adjunta do curso, Milla Ferreira Guimarães, falaram sobre a importância da cartilha e do trabalho em extensão e pesquisa desenvolvidos pelo curso.

Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini, lembrou que a cartilha é uma obra lançada pelo Selo Saberes Acadêmicos da Editora Unesc e que a obra demonstra que é possível fazer extensão com qualidade. “Tenho certeza de que esse é só o primeiro de muitos livros que ainda virão do curso de Ciências Contábeis e dos demais da área de Ciências Sociais Aplicadas”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, finalizou a cerimônia de lançamento afirmando que iniciativas como a cartilha precisam ser valorizadas e aplaudidas. “Vocês já imaginaram quantas pessoas que não têm acesso a estas informações importantes para o gerenciamento dos negócios vão poder usufruir dessa cartilha? Essa ideia reforça o papel da Unesc na comunidade”.

A obra contou com a colaboração dos professores Kátia Sorato, Manoel Menegali, Realdo Oliveira da Silva, do egresso do curso Anderson Corrêa Benfattom e das acadêmicas Francyne Marques da Silva (sexta fase) e Idianete Paula Seque (nona fase).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2017 às 22:48
Compartilhar Comente

Coordenação do Curso publica artigos alusivos ao Dia do Contador em jornais locais

Sob os titulos "Curso de Ciências Contábeis da UNESC: formando Contadores para uma sociedade melhor" e "Contador: profissão que atua em diversas áreas", a Coordenação do Curso publicou artigos em jornais locais como forma de comemorar a passagem do Dia do Contador e demonstrar o orgulho de estar contribuindo e engrandecendo a profissão que é a quarta mais procurada no mundo.

Parabéns aos estudantes dessa promissora carreira profissonal: CONTADOR!

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 22 de setembro de 2017 às 18:23
Compartilhar Comente

Lançamento Cartilha Custo Social

Lançamento Cartilha Custo Social
Mais imagens

Em comemoração ao Dia do Contador, 22 de setembro, o Curso de Ciências Contábeis, por meio do programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) e da EDIUNESC lançam Cartilha Custo Social Projeto de Extensão: Planejamento e Controle de Custos para Formação do Preço Justo de Vendas", organizado pela professora mestra Andréia Citadin e a graduanda Júlia Constante Pereira (9ª fase).

A obra conta com a colaboração dos professores Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato, Manoel Vilsonei Menegali, Realdo Oliveira da Silva e dos estudantes Anderson Corrêa Benfatto (Egresso), Francyne Marques da Silva (6ª fase) e Idianete Paula Seque (9ª fase).

A Cartilha foi elaborada a partir das principais necessidades dos empreendedores integrantes da Feira de Economia Solidária da UNESC, participantes do projeto de extensão "Custo Social". "O conteúdo da Cartilha pode ser utilizado também por pequenos e médios empreendimentos", afirma a coordenadora do projeto Andréia Cittadin.

O material será disponibilizado para a comunidade em formato on line, inclusive para acesso das planilhas eletrônicas.

O evento de lançamento da Cartilha acontecerá hoje as 19 horas no Bloco P sala 19.

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 22 de setembro de 2017 às 15:24
Compartilhar Comente

Unesc vai lançar cartilha de conscientização de custo

O curso de Ciências Contábeis da Unesc vai promover uma ação de conscientização na comunidade. Nesta sexta-feira (22/9), às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues será lançada a Cartilha Custo Social. A iniciativa ocorre por meio do PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil) e o projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para formação do Preço Justo de vendas".

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de setembro de 2017 às 21:18
Compartilhar Comente

Estudante de Ciências Contábeis participa do VI Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) está sediando o VI Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe (FIEPE).

A estudante do Curso de Ciências Contábeis Bianca Câmera (4ª fase Turma 2) participou do evento apresentando a pesquisa denominada “Atuação da Contabilidade em Associações de Pais e Professores: Uma experiência sob a ótica de extensionistas”, na modalidade oral.

O trabalho tem como coautores a estudante Leopoldina Claudete dos Santos Jorge (7ª fase Turma 2) e os professores Ana Paula Silva dos Santos, Andréia Cittadin, Jonas Scremin Brolese e Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

O estudo apresentado é resultado do projeto de extensão "Assessoria e Consultoria Contábil e Organização das Associações de Pais e Professores – APP ́s da Rede Pública Municipal de Siderópolis-SC", vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC).

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 19 de setembro de 2017 às 16:56
Compartilhar Comente