Ciências Contábeis

Boas-vindas calouros de Ciências Contábeis!

Mais de 40 novos alunos do curso de Ciências Contábeis foram recepcionados pela coordenação, professores e diretório acadêmico em uma atividade preparada especialmente para eles.

O encontro começou com o coordenador do curso, professor Dourival Giassi, dando boas-vindas e desejando sucesso na nova etapa da vida de cada estudante. Aos calouros também foram apresentados os projetos de ensino, pesquisa e extensão que compõem os quatro anos e meio da graduação.

Em outro momento os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Práticas Contábeis e a Biblioteca. No CPC o professor Leonel explicou o funcionamento dos estágios  e na biblioteca obtiveram informações de como é feito o acesso on-line do acervo.

“Quando o estudante ingressa na universidade, tudo é muito novo causando uma certa ansiedade! Nossa intenção com a ação de boas-vindas é fazer com todos se sintam familiarizados com a UNESC e com Curso”, ressaltou o coordenador professor Giassi.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 21:16
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis recepciona com muita alegria seus estudantes e professores

Curso de Ciências Contábeis recepciona com muita alegria seus estudantes e professores
Mais imagens

Mais de 600 alunos do Curso de Ciências Contábeis foram recepcionados, com muita alegria, no primeiro dia de aula deste semestre, pela coordenação, professores e membros do diretório acadêmico.

O conhecimento não é simplesmente assimilar passivamente os conteúdos das disciplinas. Faz-se necessário valorizar os conhecimentos prévios dos alunos para que a aprendizagem seja significativa e eles possam transformar, repensar e adquirir novos significados, (re)elaborar.

Nesta caminhada desejamos perseverança, compromisso, dedicação, união e responsabilidade, em uma troca mútua de saberes, pois todos aprendem e ensinam. Com esse espírito de amor pela educação é que desejamos boas-vindas a todos nossos estudantes e professores.

Bem-vindos e sucesso!

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 20:03
Compartilhar Comente

Professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam trabalhos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC)

Professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam trabalhos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC)
Mais imagens

O PIBIC/CNPq/UNESC é um programa da UNESC e do CNPq que tem como foco principal despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Das 36 vagas ofertadas no PIBIC, os professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam 05 trabalhos com direito a bolsas de iniciação científica.

1) Análise da dinâmica entre tomadores e poupadores nas cooperativas de crédito. Professor: Dr. Silvio Parodi Oliveira Camilo. Bolsista: Rodrigo Webber Carlos – 2ª fase.

2) Estudo do entorno socioambiental como insumo para o processo de ensino aprendizagem na disciplina Contabilidade Ambiental. Professora: Ma. Milla Lúcia Ferreira Guimarães. Bolsista Eduardo Tramontin Castanha – 7ª fase.

3) Logística reversa: análise da produção científica brasileira. Professora: Ma. Andréia Cittadin. Bolsista: Januário José Monteiro – 7ª fase.

4) Análise bibliométrica da produção científica sobre Contabilidade Gerencial Estratégica. Professor: Me. Cleyton de Oliveira Ritta. Bolsista: Vicente Pedro Antônio – 7ª fase.

5) Mapeamento da utilização do orçamento empresarial como instrumento de decisão por organizações da região sul de Santa Catarina. Professora: Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato. Bolsista: João Vitor Fratoni – 4ª fase.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Dourival Giassi satisfeito com o resultado comenta: "parabenizo todos os professores-pesquisadores do Curso de Ciências Contábeis que tiveram os seus projetos de pesquisa aprovados no Edital de PIBIC/2017. Acredito que estas iniciativas, além de oportunizar bolsas de estudos para nossos acadêmicos, especialmente neste momento dificuldades que o país está passando, desperta o interesse no aluno em pesquisar, estimula o pensamento científico e criativo oriundo do contato com os problemas de pesquisa”.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 17:59
Compartilhar Comente

Egresso e professores do Curso de Ciências Contábeis publicam artigos no e-book “Ensaios sobre a Economia Sul Catarinense”

Egresso e professores do Curso de Ciências Contábeis publicam artigos no e-book “Ensaios sobre a Economia Sul Catarinense”
Mais imagens

Organizado pelos professores Dimas de Oliveira Estevam e Thiago Rocha Fabris, ambos do Curso de Ciências Econômicas, o e-book Ensaios sobre a Economia Sul Catarinense tem como objetivo divulgar trabalhos acadêmicos sobre a economia da região, desenvolvidos por professores e alunos de diversas universidades de Santa Catarina.

A obra teve a colaboração de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado e é composta por capítulos organizados com o propósito de apresentar dados e informações sobre a economia da região Sul. Os capítulos VIII e IX tem por autores egressos e professores do Curso de Ciências Contábeis.

CAPÍTULO VIII – COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E A DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA NAS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

Autores: Ana Paula Silva dos Santos, Cristina Keiko Yamaguchi e Adriana Carvalho Pinto Vieira

A proposta trata de conhecer a prática da gestão do conhecimento na diversificação agrícola das pequenas propriedades. Na pesquisa de campo, foi verificada as trocas de experiências entre os produtores rurais e os seus descendentes, a diversificação ocorre a partir de oportunidades, seja pela localização de empresas, terreno propício ao cultivo, melhor posicionamento econômico ou curiosidade, devido aos bons resultados dos vizinhos.

CAPÍTULO IX – AS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Autores: Eduardo Rosa de Jesus, Andréia Cittadin, Milla Lúcia Ferreira Guimarães e Dourival Giassi

O artigo apresenta como resultados que a maioria das entidades terceiriza a contabilidade; quanto maior o porte da empresa, maior a preocupação no controle dos gastos; a matéria-prima é o custo mais relevante; e o uso das informações geradas pela área de custos ocorre, principalmente para a formação do preço de venda, pelas áreas administrativa, financeira e comercial.

Link da obra: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5140

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 16:58
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis fomenta a criação de Empresa Junior “PROCONT”

As necessidades das empresas juniores dos cursos de graduação do campus da UNESC vieram ao encontro da proposta de criação da Empresa Junior do Curso de Ciências Contábeis, PROCONT, que deixa o imaginário e passou a se tornar realidade.

O Curso de Ciências Contábeis foi procurado pelas empresas juniores: CONEQ CONSULTORIA (Curso de Engenharia Química), ECO JR (Curso de Engenharia Ambiental), EMAT JR (Curso de Engenharia de Materiais), LIDERA (Curso de Psicologia), MODUS (Curso de Administração), PRO JÚNIOR (Curso de Engenharia de Produção) para assessorá-las nas mais diversas especialidades da Contabilidade.

Destas demandas, reuniões estão sendo realizadas para formalizar a PROCONT. Enquanto ocorre a formalização da PROCONT, parcerias estão sendo firmadas pelo Curso de Ciências Contábeis com empresas de prestação de serviços contábeis para, inicialmente, atender as necessidades daquelas empresas juniores que nos procuraram.

Os clientes da PROCONT serão as demais empresas juniores, Centros e Diretórios Acadêmicos e outras entidades sem fins lucrativos.

A Empresa Junior para a UNESC:

De acordo com a Resolução nº 01/2017 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (PROPEX) da UNESC, a Empresa Júnior se constitui em uma associação civil, sem fins lucrativos e com finalidades educacionais, criada, constituída e gerida exclusivamente por alunos.

Além de incentivar e estimular a capacidade empreendedora dos alunos, a Empresa Júnior proporciona melhoria nas condições de aprendizado, mediante a aplicação da teoria na prática do mundo do trabalho, no âmbito das atividades de extensão.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 15:37
Compartilhar Comente