Ciências Contábeis

Mais uma professora Mestra no curso de Ciências Contábeis

Mais uma professora Mestra no curso de Ciências Contábeis
Mais imagens

No dia 27.03.18, a professora Andreza da Cruz fez a defesa de sua dissertação de mestrado com título: “POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E O ECODESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DOS PROCESSOS E DAS PERSPECTIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO ICMS ECOLÓGICO EM SANTA CATARINA”

A defesa da dissertação da professora Andreza da Cruz foi coordenada pelo Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini - Membro - PPGDS/UNESC (orientador) e pela Prof.ª Dr.ª Kelly Gianezini (Coorientadora). A defesa foi avaliada pela Prof.ª Dr.ª Alessandra Carla Ceolin – Membro Externo (UFRPE), pelo Prof. Dr. Sílvio Parodi Oliveira Camilo – Membro (UNESC) e pela Prof.ª Dr.ª Melissa Watanabe – Membro (UNESC)

Parabéns professora Mestra Andreza da Cruz!

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 16 de abril de 2018 às 14:47
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda para a comunidade

Ciências Contábeis Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda para a comunidade
Ação ocorreu neste sábado, na Praça Nereu Ramos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unesc levaram orientações para a população sobre IR (Imposto de Renda) neste sábado (7/4), durante ação na Praça Nereu Ramos. As atividades estiveram ligadas ao #secuidaSC, evento realizado em todo o Estado e que em Criciúma teve a presença de diversos cursos e serviços da Unesc.  

O casal Rinaldo Flor Cardoso e Gabriela Pizzollo estavam aproveitando o sábado na Nereu Ramos e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração de IR na tenda montada pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade. “Fazemos a nossa declaração, mas sempre temos algumas dúvidas. Já estávamos aguardando o evento da Unesc para obter informações que nos ajudariam. A cada ano aprendemos mais”, conta Cardoso. “Agora nos sentimos mais seguros para fazer a declaração. Já vamos aproveitar e fazer nos próximos dias”, afirma Gabriela.

Em uma das mesas de atendimento estavam a professora Vanessa Dagostin e a aluna da sétima fase Júlia Spillere. Para ambas, a troca com a população é enriquecedora. “É a primeira vez que participo e estou gostando muito. Aprendemos os instrumentos em sala e aqui temos a possibilidade de analisar qual abordagem e procedimento, dependendo da pessoa”, comenta Júlia. Já a professora Vanessa, lembra que além de colocar os conhecimentos em prática, os futuros contadores se conscientizam e conscientizam outras pessoas sobre as possibilidades de destinar 3% do IR devido ao FIA (Fundo para Infância e Adolescência), colaborando assim com ações em prol da sociedade.

E a parceria do evento com o FIA vem desde a primeira edição do Imposto de Renda na Praça, há oito anos. Segundo o presidente do CMDCA (Conselho Municipal os Direitos da Criança e do Adolescente), Edevilson Manoel Pereira, ações como a do curso de Ciências Contábeis da Unesc são essenciais. “É por meio da conscientização dos contadores que o FIA segue recebendo recursos. Muitas pessoas nem sabem da possibilidade de doação e os profissionais de Ciências Contábeis tem um papel muito importante nisso”.

Durante a última semana, o curso também realizou o Imposto de Renda na Unesc, com orientações aos acadêmicos, professores e funcionários sobre a forma correta de preencher a declaração do IR para pessoa física. 

A reitora, Luciane Ceretta e o vice, Daniel Preve, prestigiaram o evento, que contou com a participação de cerca de 30 professores e alunos de Ciências Contábeis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de abril de 2018 às 14:29
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc foi um dos destaques do Jornal do Almoço na TV NSC.

O curso de Ciências Contábeis, representado pelo professor Manoel Vilsonei Menegali, teve importante participação no Jornal do Almoço (JA) dessa 4ª feira, dia 04 de abril. O professor Menegali com muita maestria esclareceu alguns detalhes sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e também reforçou o convite à comunidade para comparecer no evento do Imposto de Renda na Praça que acontecerá neste sábado, dia 07 de abril, na praça Nereu Ramos, das 9 as 13 horas.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 09 de abril de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis e o Fórum de Extensão da Unesc

Discutir, debater e socializar ideias para a construção de bons projetos de extensão. Esse foi o objetivo do Fórum de Extensão. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (2/4), no Auditório Edson Rodrigues. Aproximadamente 80 professores passaram a tarde debatendo os rumos da extensão na Unesc.

Do curso de Ciências Contábeis os professores Milla Guimarães, Andréia Cittadin, Manoel Menegali, Sérgio Mendonça e Ana Paula da Silva dos Santos participaram ativamente deste Fórum, reforçando a importância da “Extensão” para o curso de Ciências Contábeis e para toda a comunidade acadêmica.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 09 de abril de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis realiza Imposto de Renda na Praça

Curso de Ciências Contábeis realiza Imposto de Renda na Praça
Evento ocorre neste sábado, das 9 às 13 horas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Todos os anos, os brasileiros têm um compromisso com a Receita Federal: a declaração do IR (Imposto de Renda). Mas você sabe fazer a sua? Para orientar a população sobre o assunto, o curso de Ciências Contábeis da Unesc realiza, desde 2010, o Imposto de Renda na Praça. Em 2018, o evento ocorrerá neste sábado (7/4), das 9 às 13 horas, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.  

Nesta edição do evento, o curso está realizando também ações no campus da Universidade. Segunda-feira (2/4), professores e alunos tiraram dúvidas de professores, alunos e funcionários sobre a declaração do IR – cujo prazo para entrega termina em 30 de abril. Sexta-feira (6/4) o grupo fará novamente a ação, no hall dos blocos XXI. A programação na Unesc inclui ainda apresentações culturais.

Conforme o professor do curso de Ciências Contábeis da Unesc Manoel Menegali, em torno de 30 professores e acadêmicos vão participar do Imposto de Renda na Praça, dando informações para a comunidade. “O objetivo é aproximar os estudantes da comunidade e mostrar que bons profissionais colaboram com a sociedade e tornam a vida dos clientes mais fácil por meio de seu trabalho”, comenta.

O Imposto de Renda na Praça tem a parceria do FIA (Fundo para Infância e Adolescência) e segundo Menegali, o evento também visa orientar a população sobre a possibilidade de doar para o fundo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente