AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro
Evento será realizado na segunda-feira (19/11) no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, recebe na próxima segunda-feira (19/11) o Seminário “Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro”. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 13h30 às 17h e terá como foco a discussão de soluções para tratamento adequado aos resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil. A atividade é promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da FUNDAI (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

O Seminário contará com três atividades em sua programação, sendo a primeira delas a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos”, com o professor doutor Geraldo Antônio Reichert. O segundo momento terá como tema a “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, sob direção do professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza. Por fim o evento contará ainda com uma Roda de Conversa com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Conforme o professor Mário Ricardo Guadagnin, a atividade reunirá participantes de outras fundações municipais de Meio Ambiente da região. “Eles estarão juntos para discutir o contexto da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com a participação e inclusão social produtiva de catadoras e catadores”, destacou.

Entre as questões a serem discutidas no encontro, de acordo com o professor, estão quais soluções tecnológicas são mais adequadas para a nossa realidade e quais arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadoras e catadores organizados em associações e cooperativas que efetivamente consolidem a coleta seletiva de materiais recicláveis ampliando a cadeia de reciclagem, por exemplo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 21:00
Compartilhar Comente (1)

Unesc se prepara para Seminário de Filosofia e Sociedade

Unesc se prepara para Seminário de Filosofia e Sociedade
4ª edição do evento será realizada nos dias 20 e 21 de novembro e tratará sobre “Governo e Governança, Direitos Humanos e biopolítica”. (Fotos: Arquivo/Divulgação) Mais imagens

Levantando o tema “Governo e Governança, Direitos Humanos e biopolítica”, a Unesc realiza, nos dias 20 e 21 de novembro, a 4ª edição do Seminário de Filosofia e Sociedade. A ação é voltada aos acadêmicos de graduação e mestrado da Universidade, além de profissionais e comunidade em geral interessados no assunto de extrema relevância no momento atual do país.

Conforme o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, o tema trata sobre a filosofia política fazendo relação com direitos humanos e o poder. “Vamos fazer uma análise do conceito, daquilo que a política é na sua essência e não da política por partidos ou as ideologias. É um tema muito atual e que culmina com a realidade que estamos vivendo”, comentou.

O evento, de acordo com o professor, será mais uma oportunidade de a comunidade acadêmica da Unesc participar de um evento conceituado voltado à filosofia. “Estamos no quarto ano de realização do Seminário e o evento já é bem renomado nesta área”, completou Jéferson.

As inscrições estão abertas por meio do site da Universidade. A organização espera que estejam na Unesc, para o Seminário, de 300 a 400 pessoas nos dois dias de evento.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de setembro de 2018 às 15:28
Compartilhar Comente

Professora e acadêmico apresentam trabalho no SEURS 36

Professora e acadêmico apresentam trabalho no SEURS 36
Seminário é realizado até sexta-feira (30/8) em Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

Participam nesta semana do SEURS 36 – Seminário de Extensão Universitária Região Sul, a professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e acadêmico do Curso de Ciências Biológicas Jonata Furtado Teixeira. Eles representam a Unesc em evento que está sendo realizado de terça-feira até sexta-feira (28 a 31/8) no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.

Nesta edição o seminário tem como tema ““Extensão: ação transformadora”, refletindo acerca da capacidade da extensão universitária de agir, entender e contribuir para modificar a realidade em que se insere.

Os representantes da Unesc apresentaram no evento o projeto de extensão “A Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Profª. Mári Stela Campos da Unesc (LEC) por Escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma – SC.

A equipe do trabalho é formada pela coordenadora professora Miriam da Conceição Martins e pelos bolsistas acadêmicos Beatriz Reiser Tramontin, Jonata Furtado Teixeira, Lia Cristiam Nascimento dos Santos, Samara Assunção, e Zenaide Pais Topanotti como voluntária

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de agosto de 2018 às 19:00
Compartilhar Comente

Unesc promove Seminário "Matemática e Educação em Debate"

Unesc promove Seminário
Atividade reuniu professores e alunos dos Cursos de Matemática e Letras (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do Curso de Matemática e convidados do Curso de Letras da Unesc participaram, na segunda-feira (13/8), do Seminário I - Matemática e Educação em Debate.

O evento, promovido pelo Curso de Matemática, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico Pitágoras, contou com a participação de quatro palestrantes com a mediação dos trabalhos desenvolvida pelo Prof. Dr. Ademir Damazio, professor do Curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade.

Entre os temas discutidos, dois foram a referência na tarde de atividades acadêmicas: Debates e reflexões sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio e Reflexões sobre a Docência no âmbito da Matemática: Universidade x Escola.

Participaram como palestrantes sobre o primeiro tema os professores Dr. André Cechinel e Dr.  Rafael Rodrigo Mueller. A importância das reflexões sobre a BNCC e as implicações na docência e no ensino médio foram enfatizadas pelos professores, que sugeriram, ao finalizar, a apropriação pelos presentes dos elementos relevantes da proposta por meio da leitura do documento. 

A Base Nacional Comum Curricular é um documento do Ministério da Educação, de caráter normativo, que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais nas quais os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Já na discussão do segundo tema, participaram como palestrantes as professoras Karine Luiz Calegari Mrotskoski e  Ana Lucia Pintro. De forma expressiva, o entusiasmo pela Matemática e a profissão docente foi evidenciado pela Professora Karine, que citou fatores relevantes para o sucesso na profissão como: trabalho colaborativo, elaboração de projetos, voluntariado, participação em grupos de estudos, envolvimento com a OBEMEP,  Feiras de Matemática, entre outros. 

Já Ana Lúcia, citou o incentivo na participação em projetos e provas, como da OBEMEP, as Feiras de Matemática, o Prêmio ACIC de Matemática, entre outras, como oportunidades de contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações, de forma diferenciada, no âmbito da Matemática.

As atividades foram finalizadas com uma homenagem oferecida pelo Centro Acadêmico e a Coordenação dos Curso de Matemática aos estudantes pela passagem do Dia do Estudante, no celebrado no dia 11 de agosto.

Sobre os palestrantes

André Cechinel é Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA, professor do Curso de Letras e do PPGE da UNESC, exercendo atualmente a coordenação adjunta do programa. 

Rafael Rodrigo Mueller é Doutor e Mestre em Educação pela UFSC, graduado em Administração de Empresas pela FURB. É professor do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT).

Karine Luiz Calegari Mrotskoski é egressa do Curso de Matemática da UNESC e professora da rede municipal e estadual de ensino. Professora destaque e com premiações em Feiras de Matemática, recentemente (08/2018) participou com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, das Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia (AIMO), que foi disputada em Bangkok, na Tailândia.  Gabriel Domingos, de 13 anos, Sofia Oliveira, de 13 anos e Lucas Rodrigues, de 10 anos receberam duas medalhas de bronze e da menção honrosa no evento. Seus principais projetos na docência são socializados também, no site “Diário de Aula” - www.diariodeaula.com

Ana Lucia Pintro é graduada em Matemática (UnC) e especialista em Educação Matemática pela UNESC.  Professora da rede municipal participa ativamente nas Feiras de Matemática com seus alunos. Tem desenvolvido trabalhos importantes de incentivo à matemática com o uso “Cubo Mágico”. É incentivadora do uso de Tecnologias na Educação e desenvolve atividades com o uso do GeoGebra na Matemática. Construiu um blog onde socializa as experiências “Os alunos que exploravam...” - www.osalunosqueexploravam.blogspot.com/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente

Pesquisadores de vários países vão estar na Unesc para debater Direitos Humanos e Estado

Pesquisadores de vários países vão estar na Unesc para debater Direitos Humanos e Estado
Trabalhos podem ser inscritos até o dia 10 de maio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os pesquisadores já podem inscrever seus trabalhos no 1º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e 3ª Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. O evento, promovido nos dias 28 e 29 de junho, vai reunir profissionais de diversos países na Universidade para uma troca de conhecimentos sobre o tema "Os desafios da Democracia e dos Direitos Sociais no século XXI". Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 10 de maio.

Segundo o mestrando em Direito Michel Belmiro Ilíbio, um dos organizadores do Seminário, o evento vai proporcionar um lugar de debates entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área do Direito. “Queremos fomentar a produção e as conversas sobre Direitos Humanos fundamentais e o Estado, no cenário brasileiro e latino-americano, oportunizando a interação de pesquisadores brasileiros e de fora do país”, afirma.

Ele destaca também as oportunidades proporcionadas pelo encontro aos profissionais e pesquisadores. “Além de ser um espaço rico em compartilhamento, para quem opta por esta área de atuação, é um aprimoramento fundamental para suas pesquisas e conhecimentos”, ressalta.

O evento, promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), é aberto a pesquisadores, profissionais da área do Direito, conselheiros de políticas públicas, gestores municipais, representantes de movimentos sociais, representantes de ONGs (Organizações não Governamentais) e membros de fóruns temáticos da sociedade civil.

Outras informações sobre o evento e as normas de submissão de trabalhos podem ser encontradas no link.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2018 às 13:15
Compartilhar Comente (1)