AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Festival de Hip Hop realiza oficina no Instituto Diomício Freitas

Festival de Hip Hop realiza oficina no Instituto Diomício Freitas
Iniciativa ocorre nesta sexta-feira, às 10 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

O 5° Festival Criciumense de Hip Hop realiza, nesta sexta-feira (9/9), uma oficina integrativa sobre a cultura Hip Hop, com os alunos do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas. A ação tem parceria com a Unesc, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e ocorre às 10 horas, na sede da entidade.

Maxwell Sandeer Flor, do Setor Arte e Cultura da Unesc e membro da comissão organizadora do Festival Criciumense de Hip Hop conta que em 2015, o Grupo Mult Especial – Diomício Freitas, participou do Festival no palco da Mostra de Danças Urbanas e para este ano, pensou-se em ampliar ainda mais o acesso das pessoas que estudam no Instituto à cultura Hip Hop. “Neste ano, em parceria com a Unesc, pensamos em ampliar a ação, por meio de uma Oficina Integrativa. Isso também contribui com os objetivos da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde”, comenta.

A oficina integrativa será ministrada pelos quatro organizadores do Festival: Maxwell Sandeer Flor, Paula Gregório Gonçalves, André Tavares e Frankilin dos Passos (Nego Frank).

Festival


A ASDC (Associação Dança Criciúma) realiza no sábado e no domingo (10 e 11/9) a 5° edição do Festival Criciumense de Hip Hop, que ocorre na Festa das Etnias e no Centro Comunitário Recanto Verde. Dentre as diversas ações culturais estarão: Mostra de Danças Urbanas; Batalhas de Breaking; Showcase de Rap; Batalha de Rima; Batalha de Hip Hop Dance; Palestra de Captação de Recursos e Brainstorming.

O evento tem o apoio institucional da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 21:41
Compartilhar Comente

Professor de Ciência da Computação apresenta trabalho em Congresso Nacional

Professor de Ciência da Computação apresenta trabalho em Congresso Nacional
Projeto “Inclusão Digital na APAE” foi divulgado (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Inclusão Digital na APAE”, desenvolvido pelo curso de Ciência da Computação da Unesc, foi apresentado nesta quinta-feira (8/9) no 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária em Ouro Preto, Minas Gerais. O coordenador do projeto, o professor Luciano Antunes fez a apresentação da iniciativa, que atualmente atende 127 alunos da APAE de Criciúma.

Antunes explica que o trabalho busca incluir as pessoas com deficiência no mundo digital. “Para que esse objetivo possa ser atingido várias ações são realizadas, dentre elas destacam-se: utilização da realidade aumentada no ensino de notas musicais, utilização de software livre no desenvolvimento cognitivo e motor e apropriação dos conhecimentos sobre redes sociais”, explica.

Participam ainda do projeto a professora Ana Cláudia Garcia Barbosa e dois acadêmicos. O trabalho desenvolvido na APAE faz parte dos projetos de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), viabilizado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente (1)

Congresso Sulbrasileiro do Esporte inicia com debate sobre diretrizes curriculares

Congresso Sulbrasileiro do Esporte inicia com debate sobre diretrizes curriculares
Encontro ocorre até sábado na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O desenvolvimento de diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Educação Física e as tensões e proposições para o mundo do trabalho foram o tema de abertura do Congresso Sulbrasileiro do Esporte, que iniciou na Unesc nesta quinta-feira (8/9).

O debate ocorreu por meio dos doutores Paulo Ventura e Lino Castellani Filho, com a mediação do doutor Vicente Molina Neto. Eles debateram implicações político-pedagógicas das novas diretrizes curriculares, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento da área.

Para o reitor, Gildo Volpato, é importante debater sobre o futuro da profissão. “A programação está repleta de momentos que propiciam discussões de suma importância para a profissão e para a formação inicial e continuada de professores. Debates esses que desenvolvem a reflexão, trazendo novos olhares sobre área”, ressaltou Volpato.

O coordenador do curso de Educação Física, Carlos Augusto Euzébio, agradeceu a CBCE a oportunidade de a Unesc sediar o evento. “Com o encontro ocorrendo dentro da Universidade nossos estudantes têm a oportunidade de participar de debates avançados sobre a área da Educação Física, adquirindo conhecimento e experiência sobre assuntos extremamente relevantes”, contou.

A presidente da CBCE, Simoni Rechia, comentou que o encontro marca a luta para a criação de condições e políticas melhores para a área. “É uma forma de movimentar a resistência e fortalecer a importância da formação de ideias que se disseminem por meio de nossos profissionais”, afirmou.

Saiba mais


Pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil das áreas da Educação Física, do Esporte e do Lazer estão participando do evento, que ocorre até sábado (10/9). O encontro é organizado pelo CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte), por meio de suas Secretarias Estaduais nos Estados da Região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Inscrições e programação (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de setembro de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente

Vereadores mirins se encontram com Museu da Infância

Vereadores mirins se encontram com Museu da Infância
Eles receberam a coordenadora e as bolsistas do projeto na Câmara (Foto: Divulgação) Mais imagens

Conhecer como funciona o Museu da Infância da Unesc. Esse foi o objetivo do encontro que ocorreu nesta terça-feira (6/9), entre os vereadores mirins de Criciúma e a coordenadora do projeto de extensão da Universidade Édna Regina Baumer, juntamente com as bolsistas de ação educativa, Alice Meis e Sheila Brigido.

A coordenadora sugeriu uma visita mediada no museu da infância e destacou a estrutura física do local. Quem visita o campus da Unesc vai poder ver cinco espaços destinados ao museu. A maior parte do acervo é de objetos para crianças, principalmente brinquedos. Sua importância é preservar, expor objetos que tenham relação com a infância. Os mirins ainda receberam a cartilha “O trem da vida”.

O Museu da Infância é um espaço que, desde 2005, preserva, promove e divulga objetos feitos para crianças, como os brinquedos, produção das crianças (seus desenhos, pinturas); e também o que é produzido sobre a infância, como filmes, livros teóricos, dentre outros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de setembro de 2016 às 20:39
Compartilhar Comente

Livro da Editora Unesc traz a história de Morro Grande contada por seus moradores

Livro da Editora Unesc traz a história de Morro Grande contada por seus moradores
Lançamento da obra ocorre no dia 15 de setembro, no município (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um livro para preservar as memórias dos moradores de Morro Grande é o mais novo lançamento da Editora Unesc. “Causos e Casos: Rememorando a História de Morro Grande”, vai ser apresentado ao público no dia 15 de setembro, às 14 horas, no Centro de Convivência Domingos Daniel, no município. Organizado pelas professoras Ednéia Martins Olivo e Maria Lúcia De Lucca, o livro eterniza acontecimentos de décadas que até então faziam parte apenas da tradição oral da comunidade.

Ednéia e Maria Lúcia são organizadoras do livro “Morro Grande conta, a gente inventa, mas não aumenta” e a partir dele, os moradores do município pediram que elas dessem continuidade à ideia. Foi então que nasceu o projeto livro “Causos e Casos”, para preservar a memória cultural dos primeiros moradores do município, que hoje possui 2,9 mil habitantes, e contribuir para estudos futuros da cultura local.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 19:16
Compartilhar Comente