AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sipat: Espírito de solidariedade invade a Unesc

Sipat: Espírito de solidariedade invade a Unesc
Durante a última semana, as equipes arrecadaram produtos de higiene pessoal para serem doados Mais imagens

O espirito de solidariedade tomou conta da segunda Gincana da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho): “Eu faço a diferença, quando eu participo”. Durante a última semana as equipes correram contra o relógio para arrecadar produtos de higiene pessoal, que serão entregues para comunidades carentes por meio de doações.

E as ações solidárias não param por aí. Além das doações de itens para higiene pessoal, os integrantes das equipes vão participar de uma outra prova de cunho social, a doação de medicamentos, que vai ajudar a coletar remédios para a Farmácia Solidária.

Palestra sobre perigos em casa

Mais que diversão e integração, a Sipat também oferece conhecimento. Professores e funcionários estão convidados a marcar presença na palestra “Perigos e Riscos em Nossos Lares: Desprezíveis no dia a dia, mas impactantes se ocorrem”. O encontro ministrado pelo professor Sérgio Bruchchen ocorre na próxima terça-feira (13/9), a partir das 14 horas.

Professor da Unesc, Sergio possui mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Ele tem experiência na área de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, atuando principalmente no tema metodologia pedagógica.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Sipat promove ações de orientação, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, para estimular a conscientização do colaborador e zelar pela vida e saúde dos demais. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de setembro de 2016 às 11:56
Compartilhar Comente

Acadêmico da Unesc se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Natação

Acadêmico da Unesc se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Natação
Leonardo Schilling vai entrar na piscina pelos 50 e 100m borboleta, 50m livre e 100m medley Mais imagens

O nadador Leonardo Schilling, que leva o nome da Unesc para o Campeonato Brasileiro de Natação, está na fase de exames e ajustes finais. Na competição, ele vai enfrentar grandes nomes da natação, como César Cielo e Thiago Pereira. As disputas pelo Troféu José Finkel ocorrem na próxima semana, de 12 a 17 de setembro, na cidade de Santos, em São Paulo.

Apesar das estruturas construídas para as olimpíadas, o maior evento da natação brasileira será realizado em piscinas de 25m de comprimento, metade do tamanho padrão olímpico. 

Preparação 

Além do treino dentro da piscina, Leonardo passa por baterias de exames neste final de preparação. Os dados coletados vão mostrar para o atleta e sua equipe, como seu corpo está se comportando e reagindo a rotina de treinos, alimentação e descanso. Os resultados podem ajudar a aperfeiçoar a rotina do atleta e até servir como comparação, do início, para a fase atual de treinamentos. 

Para ficar entre os melhores do mundo 

O atleta não vai apenas em busca do título, as provas do campeonato vão valer também como tomada de índices para o Mundial de Piscina Curta de Windsor no Canadá, que será disputado no dia 6 de dezembro. 

Leonardo Schilling conta com os apoios da Natação Marista, Grupo FTD, Laboratório Búrigo, FME Criciúma, Unesc, Hammerhead, Iaff, Kantamá Pilates, Universo Feminino, Farmácia Ávila e A Essência.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de setembro de 2016 às 11:52
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica abre com mesa-redonda sobre espécies exóticas em SC

Semana Acadêmica abre com mesa-redonda sobre espécies exóticas em SC
https://doity.com.br/semanabiologica2016 Mais imagens

Com o tema “Espécies Exóticas Invasoras no Estado de Santa Catarina: Ecologia e Manejo em Unidades de Conservação”, a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (8/9). A mesa-redonda teve a participação da doutora em Ciências, Área de Concentração em Recursos Genéticos Vegetais, e coordenadora da implementação do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, da Fatma, Elaine Zuchiwschi e do professor de Ecologia, Zoologia de Vertebrados, Taxonomia da Unisul e consultor ambiental, Rodrigo Ávila Mendonça.

Segundo os palestrantes, há, no Estado, 19 espécies de plantas exóticas invasoras e que já estão adaptadas ao ambiente. No entanto, elas causam danos e são uma ameaça à fauna e à flora: uma vez que não possuem grandes predadores, se desenvolvem em um ritmo intenso. Atualmente, as espécies exóticas invasoras de plantas e animais são a segunda maior causa de perda da biodiversidade no mundo.

O evento, que encerra nesta sexta-feira (9/9), tem como tema “Um Olhar sobre as Espécies Exóticas e a Ameaça de Extinção” e é aberto para professores, estudantes, profissionais da área, egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade e demais interessados, sendo um espaço para a socialização de conhecimento e reflexão sobre assuntos relacionados às temáticas ambientais. A programação conta com um concurso sobre fotografia biológica, minicursos e mesas redondas.

Segundo o coordenador do curso, Rafael Martins, a escolha do tema da Semana Acadêmica parte da observação dos assuntos da área que estão na pauta das discussões nacionais e internacionais e os estudantes também fazem sugestões. “A Semana Acadêmica tem atividades específicas para Bacharelado e para a Licenciatura, além de temas comuns às duas habilitações. O evento é uma oportunidade dos estudantes aprenderem na prática com profissionais com experiência em diversas áreas”, comenta.

A abertura da Semana teve a participação do coordenador de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Carlos Schlickmann. O evento, organizado pelo curso de Ciências Biológicas da Unesc tem o apoio da UNA HCE, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, Fatma e Instituto Felinos do Aguaí.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 22:31
Compartilhar Comente

Alunos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas

Alunos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas
Estudantes conversaram com engenheiros responsáveis pelas obras (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc realizaram visitas técnicas a obras em Criciúma. Dentro da disciplina de Construção Civil II e Alvenaria Estrutural, os alunos, acompanhados pela professora Elaine Pavei Antunes, foram recepcionados pelos engenheiros responsáveis, que tiraram dúvidas dos estudantes.

Nesta terça-feira (6/9), o grupo visitou a obra em execução do Edifício Residencial Parque das Nações, da Construtora Locks. Os alunos foram acompanhados, durante toda a visita pelo engenheiro civil Valter Salvaro, que explanou todos os detalhes dos métodos construtivos utilizados. Os estudantes visualizaram a execução de laje nervurada, elevação de paredes de alvenaria cerâmica, concretagem dos pilares, embutimento das instalações elétricas e hidrossanitárias, funcionamento da grua, montagem das fôrmas dos pilares e encaixe das armaduras nas mesmas, escoramento de lajes, além da análise da logística do canteiro de ​​​​obras.

Já no dia 2 de setembro, os mesmos estudantes haviam visitado uma residência unifamiliar que está sendo executada em Light Steel Framing. A obra fica no Bairro Demboski, em Içara, se chama Loteamento Jardim das Palmeiras II, e está sendo construída pela empresa Proamérica. Os alunos foram recepcionados e acompanhados durante toda a visita pelo engenheiro mecânico Lucas Dal Pont Martins.

O Light Steel Framing é um sistema construtivo mundialmente consolidado, usado em países como Estados Unidos, Japão, Canadá, Argentina e Chile. O Light Steel Framing, foi aprovado em vários países devido a algumas vantagens frente à construção convencional em alvenaria. Trata-se de um sistema de construção a seco constituído por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado que formam um esqueleto estrutural autoportante, composto de painéis, vigas, tesouras de telhado e outros elementos, projetados para suportar as cargas da edificação.

Os estudantes visualizaram a fundação tipo laje radier, os perfis metálicos e seus encaixes, fechamento das paredes em OSB, impermeabilização e materiais a fim de prover maior conforto acústico e térmico e estrutura de cobertura.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Livro de professor da Unesc é destaque de lançamento jurídico pela Folha de São Paulo

Pensar em uma nova forma democrática de gestão, com o intuito de chamar atenção para a concentração de poder nas sociedades empresariais. Esse é o objetivo do livro “Governança Corporativa Eficiente”, do professor da Unesc Yduan de Oliveira May. A obra é destaque de lançamento jurídico pela Folha de São Paulo e será lançada na Semana Acadêmica do curso de Direito da Unesc, que ocorre nesta segunda-feira (12/9).

Segundo o professor, a ideia é propor mecanismos de governança corporativa. “O livro fala sobre a importância de reconhecer a finalidade principal do governo das sociedades, com o intuito de garantir códigos de conduta e estruturas de poder que reduzam ou eliminem comportamentos inadequados dos administradores e sócios majoritários”, contou o professor.

A obra está disponível nas Livrarias Saravia (clique aqui)l.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de setembro de 2016 às 21:45
Compartilhar Comente