Alunos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas
Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc realizaram visitas técnicas a obras em Criciúma. Dentro da disciplina de Construção Civil II e Alvenaria Estrutural, os alunos, acompanhados pela professora Elaine Pavei Antunes, foram recepcionados pelos engenheiros responsáveis, que tiraram dúvidas dos estudantes.
Nesta terça-feira (6/9), o grupo visitou a obra em execução do Edifício Residencial Parque das Nações, da Construtora Locks. Os alunos foram acompanhados, durante toda a visita pelo engenheiro civil Valter Salvaro, que explanou todos os detalhes dos métodos construtivos utilizados. Os estudantes visualizaram a execução de laje nervurada, elevação de paredes de alvenaria cerâmica, concretagem dos pilares, embutimento das instalações elétricas e hidrossanitárias, funcionamento da grua, montagem das fôrmas dos pilares e encaixe das armaduras nas mesmas, escoramento de lajes, além da análise da logística do canteiro de obras.
Já no dia 2 de setembro, os mesmos estudantes haviam visitado uma residência unifamiliar que está sendo executada em Light Steel Framing. A obra fica no Bairro Demboski, em Içara, se chama Loteamento Jardim das Palmeiras II, e está sendo construída pela empresa Proamérica. Os alunos foram recepcionados e acompanhados durante toda a visita pelo engenheiro mecânico Lucas Dal Pont Martins.
O Light Steel Framing é um sistema construtivo mundialmente consolidado, usado em países como Estados Unidos, Japão, Canadá, Argentina e Chile. O Light Steel Framing, foi aprovado em vários países devido a algumas vantagens frente à construção convencional em alvenaria. Trata-se de um sistema de construção a seco constituído por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado que formam um esqueleto estrutural autoportante, composto de painéis, vigas, tesouras de telhado e outros elementos, projetados para suportar as cargas da edificação.
Os estudantes visualizaram a fundação tipo laje radier, os perfis metálicos e seus encaixes, fechamento das paredes em OSB, impermeabilização e materiais a fim de prover maior conforto acústico e térmico e estrutura de cobertura.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
08 de setembro de 2016 às 22:00
Newsletter
RSS