Professor é homenageado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal
O professor doutor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc), Sílvio Parodi Oliveira Camilo, foi homenageado nesta quarta-feira (14/9) pelo CRC/DF (Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal). A honraria foi entregue durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade que ocorreu em Brasília de domingo a quarta-feira (11 a 14/9). A homenagem reconhece o professor pelo empenho, competência e o relevante trabalho desenvolvido “Armadilhas em um Processo de Recuperação Judicial: Um Caso de Forensic Accounting” para o evento e para a classe contábil do Distrito Federal.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 21:39Contabilizando Família: Pais de calouros conhecem a Unesc e a profissão
Os pais do calouro Luan Ferreira vieram conhecer a Unesc. Eles participaram do Contabilizando Família, evento que já é tradição do curso de Ciências Contábeis. A Márcia Mendes e o Leandro Felisbino se sentiram mais seguros em conhecer os professores e o espaço onde o filho vai permanecer por quatro anos.
O pai do aluno comentou que esse é o segundo filho a ingressar no Ensino Superior. Para ele, a escolha do Luan em fazer Ciências Contábeis traz um leque de possibilidades no mercado de trabalho. “Nós temos uma empresa, então sabemos como funciona a área em que o Luan está entrando. Estamos muito felizes com a escolha dele”, comentou Felisbino.
Durante o encontro, os pais dos calouros conheceram as salas de aula e o CPC (Centro de Práticas Contábeis). Além disso, o coordenador do curso José Luiz Possolli, a confraternização é uma forma de apresentar a Universidade, unindo a família dos alunos. “Para ser um bom profissional é necessário também ser uma boa pessoa. É isso que o curso tenta construir diariamente. E dentro deste processo, a família é fundamental”, ressaltou.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 15 de setembro de 2016 às 21:15Museu de Zoologia inaugura terceiro núcleo expositivo
O Museu de Zoologia da Unesc inaugurou nesta quinta-feira (15/9) o seu terceiro núcleo na Universidade, com a abertura da exposição “Vida Selvagem”. O novo espaço, localizado no térreo e primeiro andar do Bloco S, abriga 560 espécimes dos principais biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas, além de algumas espécies representativas de outros países. Todo o acervo foi doado pelos familiares do colecionador Indio Machado Vieira (falecido em 2014). Na solenidade, a Unesc homenageou os filhos do colecionador, Indio Machado Vieira Filho, India Machado Vieira e Ilaine Machado Vieira com placas de agradecimento e a Câmara de Vereadores de Criciúma entregou a eles, uma Moção de Aplausos pelo ato.
O acervo doado ao Museu de Zoologia contém 538 espécimes taxidermizados, sendo 416 aves, 105 mamíferos e 17 répteis, e 22 peças osteológicas (crânios de animais). A Universidade já possuía 440 exemplares e com os novos, passa a ter um acervo com 1.000 espécimes. Os exemplares vieram do Museu do Indio, idealizado e mantido por Vieira e pela sua esposa Ieda desde 1950 em Florianópolis.
O reitor da Unesc, Gildo Volpato, agradeceu aos filhos de Vieira por ter escolhido a Unesc para a doação dos exemplares e salientou que o gesto deles irá beneficiar toda uma região. “A Universidade recebeu, mas a comunidade é quem sai ganhando com um espaço de visitação, conhecimento e conscientização”, afirmou. Já a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, lembrou que a doação feita pela família à Unesc vai contribuir de maneira efetiva com o trabalho desenvolvido pelo Museu. “Um dos projetos que representa bem essa interlocução entre Universidade e comunidade é o nosso Museu de Zoologia. Ele oferece diversas ações para a população e diversas possibilidades para o conhecimento”.
A coordenadora do Museu de Zoologia da Universidade, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, afirmou que além de trazer a beleza da fauna brasileira, a exposição “Vida Selvagem” e chama a atenção para as ameaças aos animais. “A exposição tem como objetivo apresentar as muitas belezas e as formas variadas da fauna, e consciencializar sobre os numerosos benefícios que nos oferece a sua preservação”, afirma Morgana.
Indio Machado Vieira Filho comentou que a família está feliz em ter doado o acervo para a Instituição e por saber que ele irá servir para fins educativos e colaborar com a preservação ambiental, uma das preocupações de seu pai. “Meus pais dedicaram a vida ao Museu do Indio. Meu pai era um apaixonado pelos animais e sempre buscou saber mais sobre eles. Foi ele quem taxidermizou todas essas espécimes”, contou.
A exposição traz espécies como o tamanduaí, considerada a menor espécie de tamanduá do mundo; o tamanduá-bandeira, ameaçado de extinção; preguiças, primatas como: chipanzé, mico-leão-dourado, macaco-barrigudo, macaco-de-cheiro, bugios e pregos. Há ainda mamíferos como capivaras, onça-pintada, iraras, lontras, zorrilhos, gatos-do-mato, veados, tatus, graxains e aves de rapina como os falcoes e gaviões; aves de ambientes aquáticos, como flamingos, garças, socós; aves florestais como as araras e tucanos além de um expressivo número de passeriformes. O núcleo apresentará também a pele de uma sucuri com mais de seis metros de comprimento, jiboias, iguanas e o cágado mata-mata, espécie muito pouco conhecida na região sul do país.
A solenidade teve ainda a presença das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; do representante da Polícia Ambiental, Rosinei Freitas da Rosa, e da diretora de Turismo da Fundação Cultural de Criciúma, Fátima Guimarães. Professores e estudantes da Universidade e do Colégio Unesc também visitaram a exposição.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 20:29Unesc é premiada com Mérito Lojista
As Clínicas Integradas da Unesc e o projeto “Brazil Ozônio” foram premiados na noite desta quarta-feira (14/9) pelo Mérito Lojista – Prêmio Oreste Vidal, concedido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. Realizado bienalmente, ele premia as ações positivas e empreendedoras realizadas de modo ético e responsável que beneficiem o consumidor. Neste ano a honraria teve foco na sustentabilidade e premiou 12 empresas e personalidades. A entrega do reconhecimento ocorreu durante o evento que comemorou os 50 anos da entidade.
As Clínicas Integradas foram vencedoras na categoria Serviços de Saúde e o projeto “Brazil Ozônio”, para a recuperação de solos e recursos hídricos contaminados pela mineração de urânio e carvão com o uso do ozônio, recebeu Menção Honrosa. As iniciativas vencedoras foram indicadas e inscritas pelo Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc).
Para a coordenadora das Clínicas Integradas, o principal do prêmio é ser um disparador de motivação para professores, acadêmicos e todos os colaboradores das Clínicas integradas. “Nos leva a repensar as práticas, a buscar cada vez mais a qualificação diária dos serviços ofertados. E o nosso agradecimento vai para a comunidade, que acredita na Unesc, no potencial formador e transformador que as Clínicas têm a oferecer ao coletivo”, afirma.
Segundo o coordenador da pesquisa do projeto "Brasil Ozônio", Elídio Angioletto, é uma honra para toda a equipe receber essa distinção da CDL na comemoração de seus 50 anos, pois que existem muitos outros projetos na região com a temática de práticas sustentáveis que poderiam ter sido escolhidos. “A aplicação em larga escala dessa tecnologia trazida pelo projeto modificaria profundamente a realidade dos 11 municípios da Região Carbonífera e de outros municípios em que as Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão estão inseridas. Ambientalmente os ganhos são enormes e a tecnologia é competitiva com outros tipos de tratamento que são atualmente empregados”, comenta o pesquisador.
Clínicas Integradas
Nelas, os moradores de toda Amrec e Amesc têm acesso gratuito aos Serviços de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina. Além disso, a população recebe medicamentos por meio da Farmácia Solidária (só no primeiro semestre de 2016 foram R$ 440 mil em medicamentos doados), atendimento em Podologia, na Farmácia Escola, no Ambulatório de Feridas e no CER (Centro Especializado em Reabilitação).
Só no primeiro semestre de 2016, as Clínicas Integradas realizaram 46.874 atendimentos. Além de beneficiar a comunidade, o local funciona como uma Clínica Escola, na qual os estudantes dos cursos da área da saúde da Unesc colocam a teoria em prática, com a supervisão de professores da Universidade.
Projeto “Brazil Ozônio”
No projeto “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, a Unesc, por meio do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), é responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas contaminados pela mineração.
O projeto é desenvolvido com instituições de vários estados e já obteve resultados que comprovaram a possibilidade de recuperação da drenagem ácida gerada em área de mineração e a possibilidade de uso da água para irrigar plantações e para os animais beberem. Desde 2015 ocorrem estudos da recuperação e tratamento de drenagem ácida da mina São Geraldo, pertencente à Carbonífera Rio Deserto, em Criciúma, com o uso de ozônio.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 19:48Aulão Itinerante Gratuito para o Enem chega em Morro da Fumaça
Agora é a vez de Morro da Fumaça receber o Aulão Itinerante gratuito da Unesc. Nesta segunda-feira (19/9), os estudantes da Escola de Educação Básica Princesa Isabel irão receber os professores do Colégio Unesc, que vão preparar os participantes para a prova do Enem, que se tornou uma das maiores portas de entrada para o Ensino Superior, garantindo bolsas de estudo com o Prouni.
Durante o encontro, os alunos também vão receber um exemplar do caderno de resumos do Enem, que foi produzido pela Editora da Unesc. “Este projeto representa a possibilidade de integrar e qualificar a relação entre a Universidade com docentes e discentes da escola, que é um campo profissional dos cursos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) ”, comentou a coordenadora da Unidade Acadêmica, Angêla Back.
A ação é desenvolvida pela UNA HCE, com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão “Curso Preparatório Enem”, dentro da campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão do professor.
Informações pelos telefones 3431-2610 e 3431-2615 ou pelo e-mail cursoenem@unesc.net.
Cronograma de Aulões
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 15 de setembro de 2016 às 15:51
Newsletter
RSS