Unesc Funcional: um projeto para perda de peso com orientação
A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões. Tanto a obesidade quanto o sobrepeso podem causar problemas sérios para a saúde e a vida das pessoas. E para ajudar a comunidade a perder peso de maneira correta, a Universidade desenvolve a partir de outubro, o projeto Unesc Funcional. Nele, os participantes serão acompanhados e orientados por estudantes e professores de Educação Física e Nutrição.
O treinamento funcional é feito duas vezes por semana e conta com avaliações físicas periódicas de composição corporal. As atividades práticas são orientadas por dois alunos bolsistas sob a supervisão da professora do curso de Educação Física, Ana Volpato. O projeto prevê ainda ações educativas relacionadas à nutrição, supervisionadas pela professora do curso de Nutrição da Universidade, Rita Suselaine Ribeiro.
Segundo Ana, em princípio, serão disponibilizadas 40 vagas: 20 para a turma das 13h30 às 14h30 e outras 20 vagas para o grupo que realizará as atividades das 14h30 às 15h30. “O projeto tem duração até o final de 2017, a princípio. O objetivo é a perda de peso e a prevenir o desenvolvimento de outras doenças crônicas associadas à obesidade”, comenta a professora.
Professores, alunos e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade em geral podem se inscrever até 3 de outubro na coordenação do curso de Educação Física da Universidade, localizado no Complexo Esportivo. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2653. As atividades iniciam em 4 de outubro.
Saiba mais
No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos da Abeso (Associação para Estudos da Obesidade) apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.
Conforme dados expostos pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas), do Ministério da Saúde, o sobrepeso é maior entre os homens: 52,6% deles está acima do peso ideal. Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa também revela que o excesso de peso nos homens começa na juventude. Na idade de 18 a 24 anos, 29,4% já estão acima do peso; entre 25 e 34 anos são 55%; e entre 34 e 65 anos esse número sobe para 63%.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 15:15Edital aberto para selecionar nova cantina no Colégio Unesc
O Colégio Unesc vai receber uma nova cantina. Os empresários interessados em se inscrever no processo seletivo devem entregar suas propostas na Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Unesc, das 14 às 18 horas. A seleção ocorre até o dia 11 de outubro.
Disponibilizar lanches de qualidade com preços populares, cardápio variado elaborado por nutricionista e oferta de alimentos para pessoas com restrições alimentares, intolerantes à glúten, lactose, corantes, diabetes, entre outros, são alguns requisitos.
Confira o edital
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 15 de setembro de 2016 às 14:15Seja um Papa Lacre, seja solidário
Ajudar o próximo, ser solidário e pensar coletivamente para o bem-estar de todos. O projeto Reciclando Atitudes: os 5 Rs em ação (Reciclar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Repensar) vem despertando um pensamento ecologicamente saudável dento da Universidade e, agora, foi a vez do Colégio Unesc lançar seu projeto, o Papa Lacre. O projeto ocorre até outubro e também busca despertar a solidariedade nas pessoas.
Faça sua parte
As latas de refrigerante que vão para o lixo não estão vazias. Elas estão cheias de solidariedade e possibilidade de cuidar do próximo. Tudo isso na tampinha, nos lacres de latas de metal, como as de refrigerante. Traga o lacre para os pontos de coleta nas salas de aula, cantinas da Unesc e na Secretaria do Colégio. Seja um multiplicador de boas ações e faça um cadeirante feliz. Informações sobre o projeto no telefone 3431-2530 ou pelo e-mail colegiounesc@unesc.net.
Solidariedade
A ação, coordenada pela professora Maianara Figueiredo Cascaes, vai muito além da preservação. Em pról da solidariedade, os alunos do colégio, do fundamental ao terceiro ano, estão trabalhando para arrecadar lacres de latas de metal. Ao fim do processo, todo material será revertido em cadeiras de rodas. “O projeto já é um sucesso, estamos conseguindo engajar todos os alunos neste espírito solidário. Nosso objetivo é arrecadar no mínimo de 120 garrafas cheias, que equivalem a uma cadeira”, explicou Daiana Silveira Colombo Dieter, coordenadora do Colégio.
Pensamento solidário desde pequenos
Pensando no futuro, as crianças do Ensino Fundamental também foram inseridas no projeto. Durante as aulas, elas produziram os cartazes e recipientes nos quais as doações serão coletadas.
Além da ação Papa Lacre, o Colégio está organizando outros encontros para promover o pensamento coletivo. A gincana Cultural vai arrecadar agasalhos para serem doados a pessoas carentes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
15 de setembro de 2016 às 11:54Vai começar o Torneio Intercursos de Volei Masculino
Prepare a torcida e venha torcer pelo seu time. Vai começar o Torneio Intercursos de Voleibol Masculino. Oito equipes entram em quadra para disputar uma vaga na próxima fase neste sábado (17/9). As disputas ocorrem a partir das 13 horas, no ginásio do pequeno do Complexo Esportivo da Unesc.
Disputas
13h00 - EFL Clube vs Professores e Funcionários da Unesc
13h40 – Engenharia de Produção vs Engenhando Volei
14h20 - Odonto vs Educação Física Legalizada
15h00 - Aaamon vs Fisioterapia
15h40 - Odonto vs Professores e Funcionários da Unesc
16h20 - Aaamon vs Engenhando Volei
17h00 - Educação Física Legalizada vs EFL Clube
17h40 - Fisioterapia vs Engenharia de Produção
18h20 - Professores e Funcionários da Unesc vs Educação Física Legalizada
19h00 - Engenhando Volei vs Fisioterapia
19h40 - EFL Clube vs Odonto
20h00 - Engenharia de Produção vs Aaamon
O torneio foi organizado em duas chaves. Os dois melhores colocados passam para a próxima fase. Ao longo do semestre os acadêmicos vão poder acompanhar também disputas dos torneios de futsal, futevôlei, xadrez e outros. Informações no telefone 3431-2756.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
15 de setembro de 2016 às 11:21Rio Mãe Luzia em pauta na Unesc
“Rio Mãe Luzia: sua formação, ocupação e destruição”. Esse foi o tema da palestra do segundo encontro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências da Natureza, que ocorreu nesta terça-feira (13/9). O encontro foi ministrado pelos palestrantes Yasmini de Moura da Cunha, Michele Pereira da Silva, Claiton Dias Perdoná Alves Rodrigues, Ricardo Michels de Souza e Nilso Dassi.
Durante as discussões do grupo, o professor Nilso Dassi comentou que o golpe fatal para o Rio Mãe Luzia foi a mineração de carvão inadequada, salientando que o rio foi afetado pela ganancia humana, também chamada de progresso.
Já a professora Miriam comentou sobre o Fórum de Restauração de Revitalização do Rio Mãe Luzia, e convidou a todos para participarem desta iniciativa que busca recuperar o rio.
Saiba mais
O grupo foi criado através de uma parceria os projetos de extensão "Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí" e “A Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos por professores e alunos de Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino de Criciúma – SC”.
Os interessados em se inscrever podem entrar em contato através do telefone (48) 3431-2587 ou e-mail labciencias@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 14 de setembro de 2016 às 21:16
Newsletter
RSS