Ministro do Trabalho manda um recado para alunos do Pronatec: “aproveitem”
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve na Unesc na manhã desta sexta-feira (26/9) e mandou um recado para os estudantes do Pronatec: “Aproveitem. O mundo, cada vez mais, vai ser dominado pela inovação, pelas tecnologias de ponta. Não haverá mais lugar no mundo para quem não tiver qualificação e dominar essas tecnologias”. O ministro foi palestrante da Aula Magna dos cursos técnicos do Colégio Unesc deste semestre, com tema “Pronatec: Desafio e Contribuições para a Sociedade Brasileira”, que ocorreu no Auditório Ruy Hülse da Universidade.
“Temos que capacitar os trabalhadores brasileiros não só para competirem, mas também para terem acesso à tecnologia de ponta, afim de que eles não sejam apenas os artífices (criadores) da construção da riqueza, mas partícipes (participantes) da riqueza. Aí surge o Pronatec, que busca atingir alunos de escolas públicas, pessoas oriundas de programas sociais, trabalhadores que precisam de capacitação”, destaca Manoel Dias
O ministro lembrou que o Brasil vive o melhor momento da sua história, em que o mundo está em crise e desempregado, decorrente de uma política recessiva. “E nós tivemos em agosto o menor índice de desemprego desde 2002. Quem está em crise é o mundo, não o Brasil”, aponta.
Aula Magna
A Aula Magna marcou a abertura do curso técnico em Segurança no Trabalho e do módulo II dos técnicos em Agrimensura, Design de Interiores, Informática, Logística, Móveis e Podologia, realizados pelo Colégio Unesc. A abertura do evento contou com a presença do reitor Gildo Volpato; pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; coordenadora do Pronatec e Colégio Unesc, Normelia Ondina Lalau de Farias, e coordenadora pedagógica do Pronatec na Universidade, Rose Duarte.
“A partir do momento que vocês decidiram fazer um curso técnico na Unesc, vocês não serão mais os mesmos. Vocês são seres de escolhas e essas escolhas transformam vocês a cada dia. Aproveitem essa oportunidade, pois nem todos têm”, afirma o reitor da Unesc. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e oferece cursos técnicos gratuitos para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e tenham entre 16 e 59 anos.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de setembro de 2014 às 13:36Letras comemora 40 anos e lança obras feitas por professores
Para o reitor Gildo Volpato, é um orgulho para a história da instituição ter um curso como o de Letras. “Continuamente discutimos e propomos ideias para que consigamos manter o curso forte. É através das licenciaturas que formamos professores que contribuem no ensino em nossa sociedade. Acompanho o crescimento do curso de Letras e me sinto lisonjeado em estar presente na comemoração desses 40 anos”, comenta.
De acordo com a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), Angela Back, o evento representa uma consolidação do valor que a Universidade dá às licenciaturas. “Por mais que muitas universidades tenham adotado o ensino de licenciatura em Letras a distancia, a Unesc permaneceu com aulas presenciais, estabelecendo uma politica de estimular o crescimento dos cursos. Isso só pode ser realizado com muito trabalho. Esse evento significa um coroamento em nossa instituição”, comenta.
O decreto de 40 anos atrás, para autorizar o funcionamento do curso foi apresentado aos presentes. “Para nós professores que ficamos tanto tempo, tantos anos dentro da Universidade é prazeroso relembrar esse acontecimento, recordar o início de tantos anos de ensino em nossa universidade”, afirma o coordenador de Letras, Richarles Souza Carvalho.
Língua e Ensino: Práticas de Linguagem Possíveis e Reais
A obra é composta por textos que “abraçam” a realidade. Realidade essa que está relacionada ao fato de que os autores são agentes legítimos da educação, envolvidos não só com o ensino, mas também com a prática da sala de aula. O livro é a primeira obra coletiva do grupo de pesquisa Littera, escrito pelos professores Angela Back, Carlos Schlickmann, e Richarles Souza de Carvalho.
Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias
O livro traz um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados a experiências profissionais e pesquisas voltadas ao ambiente escolar do Ensino Básico. São relatados trabalhos e reflexões sobre métodos de ensino e memórias que relembram a prática docente antes da realidade virtual.
A obra está dividida em quatro partes: Literatura e Infância; Infância, Arte e Museu; História dos Saberes e Práticas Pedagógicas; e Educação, Memória e Identidade. O livro tem como autores Carlos Renato Carola, Angela Cristina Di Palma Back e Giani Rabelo.
CD Mil Caminhadas
O CD traz quinze composições do professor Gladir da Silva Cabral, relatando uma caminhada espiritual através das canções, com temas relacionados à amizade, fé, transcendência, entre outros. Durante o lançamento, o professor vai apresentar algumas músicas.
No evento também foi lançado o livro “Caixa de Poemas”, de Beatriz Kestering, e uma coletânea de Anais do Selep (Seminário de leitura e produção textual periódico). O evento faz parte da programação desta semana do projeto Quintas Culturais.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 25 de setembro de 2014 às 21:49Vestibular ou SIM: Secretariado Executivo da Unesc entre os melhores do Brasil
Importantes para o funcionamento das corporações, os secretários executivos assessoram profissionais em todas as áreas administrativas, em empresas públicas ou privadas e profissionais liberais em escritórios. O profissional de Secretariado Executivo formado pela Unesc, também está habilitado para trabalhar na promoção de eventos e tem a segurança de fazer um curso que está entre os melhores do Brasil, de acordo com o Guia do Estudante Abril 2014 – a graduação ganhou quatro estrelas.
Durante o curso, os alunos participam de grupos de pesquisa e de aulas no Centro de Práticas, que possui equipamentos de tecnologia e utensílios para aulas de etiqueta. A preparação para o mercado ocorre ainda no Laboratório de Idiomas, que possui cabines individuais para conversação. Viagens de estudo também ocorrem. Uma delas possibilita três dias de imersão na Língua Inglesa e a outra, para o Uruguai, faz com que os acadêmicos passem dez dias falando somente Espanhol e conhecendo a cultura latina.
Segundo a coordenadora do curso, Jucélia da Silva Abel, as línguas estrangeiras como Inglês e Espanhol possibilitam que o profissional assessore empresas multinacionais e a atue em diversos setores comerciais.
Ela também acrescenta que na Universidade os estudantes são preparados para atender bem. “A formação também os prepara para serem organizadores de eventos, portanto, protocolo e cerimonial são assuntos com forte dominação. Os acadêmicos fazem eventos durante o curso e também participam da organização de eventos da universidade”, finaliza.
Secretariado Executivo tem duração de quatro anos e aulas no período noturno, de segunda a quinta-feira.
Você escolhe como quer ingressar na Unesc
A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015 já pode escolher entre Vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.
Informações Vestibular e SIM
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2014 às 08:00Formação para pesquisadores reúne professores e alunos
Professores e alunos da Unesc estão recebendo uma capacitação para atuar em projetos de extensão e pesquisas científicas. Na tarde desta quinta-feira (25/9), o professor doutor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Silvio Parodi, ministrou o primeiro encontro da formação em pesquisa, que teve como tema “A Elaboração de Projetos de Pesquisa”.
Na próxima quinta-feira (2/10) ocorre outro encontro, direcionado aos projetos de extensão. O professor e assessor de extensão da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) Reginaldo de Souza Vieira, vai falar sobre o tema “Fórum de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação (Parte 1)”, das 14 às 17h30, na sala 1 do Bloco O.
Os interessados em participar das formações podem se inscrever pelo site da Unesc. Clique aqui e confira a programação e como participar dos encontros. A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) está realizando as formações.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 25 de setembro de 2014 às 18:05Colaboradores já podem se candidatar para integrar a CIPA
Os interessados em representar os colaboradores da Unesc na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) já podem se inscrever. As inscrições para os candidatos à Comissão ficam abertas até o dia 17 de outubro, e podem ser feitas no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), na sala 5 do Bloco P, das 8 às 11h30 e das 13h30 as 17h30.
Serão eleitos quatro representantes para serem titulares e três suplentes. A eleição será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 20h30, no Bloco Administrativo, Bloco S e na recepção do Iparque (Parque Científico e Tecnológico).
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 25 de setembro de 2014 às 17:56
Newsletter
RSS