Setor de Arqueologia faz trabalho em Sambaqui da Lagoa dos Freitas
Muitos materiais foram encontrados no Sambaqui da Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão, pela equipe do Setor de Arqueologia do Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico da Unesc), que trabalha no local há duas semanas. Fragmentos de material feito em rocha, conchas, restos de alimentos, mamíferos e até ossos humanos estavam enterrados no local.
Os Sambaquis são áreas que ficam ao longo do litoral brasileiro, composto basicamente por conchas, porém é possível encontrar nesses locais fragmentos que ajudam a entender a história de povos antigos das regiões. Ainda não há comprovação, mas, a partir do material encontrado, estima-se que o sítio tenha entre 3,5 e 4 mil anos.
"Queremos deixar um local organizado para que a comunidade também possa usufruir desse espaço. Já encontramos alguns fragmentos interessantes e podem aparecer surpresas, mas só com o avanço da escavação é que vamos saber", afirma o arqueólogo da Unesc e coordenador do projeto, Juliano Bitencourt Campos.
Muitas informações vão sendo descobertas a partir do que se encontra no local. Cada material mostra de onde veio aquele elemento, a que espécie pertence e como era o ambiente na época. "Esse é um ambiente dinâmico, com lagoas ao redor e o mar, então estima-se que os Sambaquianos ficavam nesse local por ser mais estável, mais alto e mais seco", explicou Rafael Casagrande da Rosa, que faz parte da equipe que trabalha do Sambaqui.
A pesquisa continua em laboratório e no local, onde a equipe deve trabalhar mais 15 dias para liberar uma área em que passará um muro de contenção.
(Colaboração: Assessoria de Imprensa do Balneário Rincão)
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 26 de setembro de 2014 às 17:10Coral Unesc participa pela primeira vez de Encontro em Araranguá
O Coral Unesc participa pela primeira vez, neste sábado (27/9), do 20º Encontro de Corais de Araranguá. O evento ocorre no Centro Cultural Célia Belizária, a partir das 20 horas.
Segundo o maestro Joel Oliveira, o Coral está entusiasmado para o evento. “É uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho, se integrar e confraternizar com outros coros da região”, conta.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 26 de setembro de 2014 às 15:15Alunos e professores de Psicologia assistem palestra sobre “Fazer o Bem Faz Bem”
Alunos e professores do curso de Psicologia da Unesc assistiram a palestra “Fazer o Bem Faz Bem” na manhã desta sexta-feira (26/9), na sede social da AUnesc (Associação dos Professores e Funcionários da Unesc/Fucri). O assunto foi abordado pelo coach Adonai Zanoni, em uma parceria entre a coordenação do curso e o Sesc-SC.
Jornada de Saúde
A ação integra o projeto Jornada de Saúde do Sesc, que está levando o coach a 24 cidades catarinenses. A palestra aborda assuntos como Sustentabilidade econômica: como ampliar a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem. Projetos sociais do bem: como investir tempo em atividades sociais; Foco na caridade: atitude renovadora da alma humana. Mudança de comportamento: o tripé que une amor ao próximo, autoconhecimento e liderança servidora. Geração de valores humanitários: o grande diferencial competitivo das pessoas e organizações. Tendência mundial: sair da competição e partir para coopetição/cooperação. Anseios humanos: desenvolvimento das diversas dimensões da vida física, mental, emocional, espiritual, social e ambiental.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de setembro de 2014 às 15:11Janela Cultural: Um lugar para os alunos expressarem sua arte
Poemas, fotografia, desenhos e pinturas feitas por estudantes ganharam mais um espaço para exposição. O departamento de cultura do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc criou o projeto Janela Cultural. Um mural foi colocado na sala do Diretório, localizada no Bloco Z, para receber manifestações culturais realizadas por alunos da Universidade.
Segundo o integrante do departamento de cultura do DCE, Frank Raupp, a ideia parte do princípio de os estudantes terem um local para se expressar. “Muitos alunos criam sua arte, mas não sabem onde expor. Com a Janela Cultural nós garantimos esse espaço”, comenta.
Os alunos que se interessarem devem procurar o DCE. Mais informações pelo telefone 3438-3199.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 26 de setembro de 2014 às 14:34Semana de Ciência e Tecnologia apresenta novidades em pesquisa, ensino e extensão
Criciúma será destaque no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão no próximo mês, entre os dias 20 e 24. Isso porque a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) realiza a quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, no intuito de mostrar à comunidade tudo o que está sendo desenvolvido para aprimorar ainda mais o ambiente acadêmico e o que rodeia a Instituição.
A intenção, ao realizar o evento, é socializar com o público externo os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e professores, segundo a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes. “Às vezes, as empresas daqui investem em outras universidades, sem saber o que nós fazemos. Temos pesquisa sobre mercado, sobre setores, na área da saúde, realizamos análises socioeconômicas, enfim, a comunidade precisa conhecer para ainda mais nos apoiar e estimular a continuar desenvolvendo este trabalho tão rico”, conta Gisele.
Os projetos de pesquisa, realizados pelos grupos formados por professores e acadêmicos, serão apresentados de forma oral ou em banners. Propostas de diversas áreas do conhecimento estarão expostas no interior da Universidade. Também serão destacados, durante a Semana, os projetos de extensão realizados no entorno da Unesc. “Temos aproximadamente 60 projetos em escolas, associações, entidades, etc. Destes, 17 estão sendo colocados em prática no Território Paulo Freire, que inclui 12 bairros da região da grande Santa Luzia", expõe Gisele. Quanto ao ensino, serão socializadas as experiências dos professores por meio de painéis, em que os profissionais poderão apresentar para outros docentes novas metodologias, atividades e formas de dar aulas.
Outras atividades marcarão a semana
A Semana de Ciência e da Tecnologia movimentará a Universidade, tamanha a quantidade de atividades que serão realizadas. De acordo com o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, além da apresentação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, durante os cinco dias haverá uma série de minicursos, palestras, oficinas e ações paralelas. “Uma das grandes novidades é a Feira da Inovação, que reunirá soluções para diferentes áreas do conhecimento. Fomos surpreendidos com o número de inscrições, mais de 50 pessoas e empresas participarão, apresentando suas inovações e invenções”, informa.
Além da Feira da Inovação, serão realizados, também, lançamentos de livros, Feira da Solidariedade, tour pelos ambientes acadêmicos e pelos museus da Universidade. “Teremos diversos minicursos voltados à comunidade em geral, com temas que interessam a todos os públicos. Entre eles, os sobre etiqueta profissional, raciocínio lógico, introdução ao mercado de Bolsa de Valores, nutrição esportiva, gestão de informática, introdução à arqueologia, grafitt, entre muitos outros”, aponta Bernardin.
A Semana da Ciência e Tecnologia acontece de segunda a sexta-feira, nos três períodos. Mais informações sobre como participar das atividades desenvolvidas podem ser obtidas no site da instituição, o www.unesc.net.
(Com colaboração da Ápice Comunicação)
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 26 de setembro de 2014 às 13:52
Newsletter
RSS