AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Letras comemora 40 anos e lança obras feitas por professores

Letras comemora 40 anos e lança obras feitas por professores
Evento teve a participação de alunos e egressos do curso (Foto: Mayra Lima) Mais imagens
O curso de Letras comemorou na noite de hoje (25/9) 40 anos de trajetória. No encontro, foram lançadas três obras feitas por professores. Uma coletânea de textos, intitulada “Língua e Ensino: Práticas de Linguagem Possíveis e Reais”, o livro “Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias” e o CD “Mil Caminhadas”. O evento foi realizado no Espaço Cultural Unesc, no hall do Bloco Administrativo.

Para o reitor Gildo Volpato, é um orgulho para a história da instituição ter um curso como o de Letras. “Continuamente discutimos e propomos ideias para que consigamos manter o curso forte. É através das licenciaturas que formamos professores que contribuem no ensino em nossa sociedade. Acompanho o crescimento do curso de Letras e me sinto lisonjeado em estar presente na comemoração desses 40 anos”, comenta.

De acordo com a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), Angela Back, o evento representa uma consolidação do valor que a Universidade dá às licenciaturas. “Por mais que muitas universidades tenham adotado o ensino de licenciatura em Letras a distancia, a Unesc permaneceu com aulas presenciais, estabelecendo uma politica de estimular o crescimento dos cursos. Isso só pode ser realizado com muito trabalho. Esse evento significa um coroamento em nossa instituição”, comenta.

O decreto de 40 anos atrás, para autorizar o funcionamento do curso foi apresentado aos presentes. “Para nós professores que ficamos tanto tempo, tantos anos dentro da Universidade é prazeroso relembrar esse acontecimento, recordar o início de tantos anos de ensino em nossa universidade”, afirma o coordenador de Letras, Richarles Souza Carvalho.

Língua e Ensino: Práticas de Linguagem Possíveis e Reais

A obra é composta por textos que “abraçam” a realidade. Realidade essa que está relacionada ao fato de que os autores são agentes legítimos da educação, envolvidos não só com o ensino, mas também com a prática da sala de aula. O livro é a primeira obra coletiva do grupo de pesquisa Littera, escrito pelos professores Angela Back, Carlos Schlickmann, e Richarles Souza de Carvalho.

Educação, Linguagem e Memória: um livro e muitas histórias

O livro traz um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados a experiências profissionais e pesquisas voltadas ao ambiente escolar do Ensino Básico. São relatados trabalhos e reflexões sobre métodos de ensino e memórias que relembram a prática docente antes da realidade virtual.

A obra está dividida em quatro partes: Literatura e Infância; Infância, Arte e Museu; História dos Saberes e Práticas Pedagógicas; e Educação, Memória e Identidade. O livro tem como autores Carlos Renato Carola, Angela Cristina Di Palma Back e Giani Rabelo.

CD Mil Caminhadas

O CD traz quinze composições do professor Gladir da Silva Cabral, relatando uma caminhada espiritual através das canções, com temas relacionados à amizade, fé, transcendência, entre outros. Durante o lançamento, o professor vai apresentar algumas músicas.

No evento também foi lançado o livro “Caixa de Poemas”, de Beatriz Kestering, e uma coletânea de Anais do Selep (Seminário de leitura e produção textual periódico). O evento faz parte da programação desta semana do projeto Quintas Culturais. 

Fonte: Secom

25 de setembro de 2014 às 21:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário