AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Grupos ganham tempo para se inscrever no Unesc em Dança

Grupos ganham tempo para se inscrever no Unesc em Dança
Arquivo Mais imagens

As inscrições para o 13º Unesc em Dança foram prorrogadas até quinta-feira (27/9). Os grupos interessados em se apresentar no maior espetáculo de cores, técnica, música e dança da região poderão se inscrever pela internet, devido a greve dos correios. O festival ocorre nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Teatro Elias Angeloni e na Unesc. Nesta edição haverá 40 coreografias na Mostra Oficial e 20 na Mostra Infantil. Durante três dias, cerca de 1 mil bailarinos devem passar pelo palco do evento.

Grupos de todo o Brasil podem se inscrever, enviando um vídeo, música e documentos para o e-mail emdanca@unesc.net. Mais informações no site www.unesc.net/emdanca ou pelo telefone (48) 3431-2622. A seleção dos trabalhos será feita por três profissionais da área, de São Paulo, Porto Alegre e de Santa Catarina.

O Unesc em Dança não tem caráter competitivo e busca colaborar com o aprimoramento técnico e artístico dos participantes, além de trabalhar na formação de plateia para eventos de arte e cultura de toda a região.

Grupos ganharão cachê

A principal novidade desta edição do Unesc em Dança é a aprovação do Festival junto à Lei de Incentivo à Cultura do MinC (Ministério da Cultura). O evento consta no Pronac 1012514 (Programa Nacional de Apoio à Cultura), sob o mecanismo de Mecenato, na área cultural de Artes Cênicas, no segmento de Dança. A chancela do MinC possibilitou que o Festival recebesse patrocínio de empresas. Por isso, nesta edição, os grupos participantes receberão cachê.

Avaliação descritiva para os não classificados

Outra novidade no evento é a entrega de uma avaliação descritiva para os grupos que não forem classificados. Os curadores do Festival irão explicar por escrito os motivos do grupo não ter sido selecionado.

Expectadores também participam do evento

O Unesc em Dança é um evento aberto a todos os públicos. Tanto que as apresentações serão gratuitas, assim como as oficinas, que ocorrerão nos dias 27 e 28. Nesta edição, o público terá como opções de oficinas: Dança de Salão Iniciante, com Edson Nunes, de Porto Alegre, Danças Urbanas, com André Pires (Andrezão), de São Paulo, Performance, Corpo e Movimento, com Marcelo Feldhaus, de Criciúma e Ballet Clássico Intermediário, com Maria Cristina Fragoso, de Porto Alegre.

O público ainda poderá conferir o Ciclo de Vídeos. Nos dias 26 e 27, quem for ao Teatro Elias Angeloni poderá apreciar vídeos com apresentações dos anos anteriores do Unesc em Dança e curtas produzidos por artistas locais.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 21 de setembro de 2012 às 17:02
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc podem tentar Bolsa PMC

Os estudantes da Unesc, moradores de Criciúma, podem tentar uma das Bolsas PMC (Prefeitura Municipal de Criciúma). O beneficio é destinado a acadêmicos comprovadamente carentes e aos portadores de necessidades especiais. O processo seletivo ocorre na próxima semana, de 24 a 28 de setembro, sendo que cada curso tem um dia específico para entregar a documentação.

Os interessados devem entregar o formulário de inscrição no hall da Prefeitura, das 8 às 17 horas, juntamente com os documentos necessários, conforme decreto 835/2012. A lista final dos contemplados será divulgada a partir do dia 31 de outubro no site da Unesc e do governo municipal.

O aluno contemplado no primeiro semestre de cada ano, que quiser renovar seu pedido no segundo semestre, deve comparecer na mesma data, apresentando atestado de matrícula, comprovante de residência e comprovante de desempenho acadêmico.

Requisitos

- Não ser portador de diploma de graduação, exceto o de licenciatura curta;
- Estar regularmente matriculado em um dos cursos do Ensino Superior da Unesc;
- Não receber bolsa de estudo de entidades públicas ou privadas, ou auxílio educacional da empresa onde trabalha;
- Não ter sido comprovada pela Comissão de Fiscalização denúncia de falsificação de documentos e/ou omissão de informações, atribuídas ao candidato em processos seletivos anteriores;
- Não ter sido reprovado em duas ou mais disciplinas no semestre anterior, se tiver recebido bolsa no semestre anterior.

As bolsas são concedidas nos termos das Leis Complementares Municipais nº 001/90 e nº 040/05. Mais informações na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc pelos telefones 3431-2686 ou 3431-2687.

Confira mais detalhes e o cronograma de entrega

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 21 de setembro de 2012 às 23:00
Compartilhar Comente

Seminário da Unesc vai discutir Linguagem e Sociedade

Seminário da Unesc vai discutir Linguagem e Sociedade
Divulgação Mais imagens

O 2º Seminário de “Educação, Linguagem e Memória” vai trazer diversos debates sobre “Linguagem e Sociedade” à Unesc na próxima semana (24 a 26/9). O evento inicia na segunda-feira com a palestra “Linguagem e sociedade: Bakhtin e Vygotsky dialogando na contemporaneidade”, às 19 horas, no Miniauditório do Bloco P (Sala 19), com a professora doutora Maria Marta Furlaneto.

Ao longo dos três dias ocorrerão oficinas, exposições, debates e apresentações científicas e culturais, com os temas “Literatura e infância”, “Infância, arte e museu”, “História dos saberes e práticas pedagógicas”, “Educação, memória e identidade” e “Educação e linguagem”. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2594.

Confira a programação completa

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 21 de setembro de 2012 às 22:59
Compartilhar Comente

Curso promove 16º Semana Acadêmica

O curso de Direito da Unesc promove nesta segunda e terça-feira (24 e 25/9) a sua 16º Semana Acadêmica, sempre no Auditório Ruy Hülse. A abertura do evento terá a palestra do professor doutor Daniel Lena Marchiori Neto, sobre “John Rawls e a construção teórica do Estado de Bem-Estar Social”, no dia 24, às 19h30.

No dia 25 a Semana Acadêmica vai oferecer duas palestras aos estudantes, às 8h30 e 19h30. No período da manhã a professora doutora Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski vai falar sobre “Aspectos essenciais de regimes jurídicos para a água doce”. Já a noite o professor doutor Airton Seelaender abordará o assunto "O direito constitucional brasileiro e os dilemas da liberdade".

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 21 de setembro de 2012 às 22:57
Compartilhar Comente

Evento iniciou hoje e tem como tema a depressão

Evento iniciou hoje e tem como tema a depressão
Milena Spilere Nandi Mais imagens

O 10º Simpósio de Neurociências na Interface do Cérebro e Mente, iniciou na tarde de hoje (21/9), com palestras no Auditório Ruy Hülse. A abertura oficial ocorreu no final da tarde, com a conferência Temperamento e suas relações com Transtornos Psiquiátricos, do professor doutor em Ciências Biológicas com experiências nas áreas de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica e Psiquiatria e professor da PUC-RS, Diogo Rizzato Lara. Durante a conferência, o professor afirmou que o comportamento do ser humano é plástico, ou seja, pode mudar ao longo da vida e das experiências vividas.

Promovido pelo Laboratório de Neurociências da Universidade, o evento tem como tema “Depressão: O mal do século” e também faz parte das comemorações dos dez anos do Laboratório de Neurociências da Unesc. Até amanhã (22/9), profissionais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão responsáveis por 15 palestras, como Depressão no idoso e Depressão na infância e adolescência. A inscrição para participar das palestras pode ser feita no local.

O diretor científico da Associação Catarinense de Psiquiatria, Tadeu Lemos, ressaltou a qualidade do evento. “É uma grata satisfação estar novamente aqui. Este simpósio é uma referência no Sul do País, com a participação de profissionais conceituados”.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho, o evento agrega muito ao aprendizado dos estudantes. “É uma satisfação que o evento esteja associado aos dez anos do Laboratório de Neurociências, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento científico da Universidade. O destaque da Unesc no RUF (Ranking Universitário Folha, pelo qual a Universidade ficou entre as dez melhores do Brasil em qualidade na pesquisa) é o reflexo do trabalho realizado por cada professor, pelos grupos de pesquisa e pelos alunos de pós-graduação e iniciação científica”, afirmou.

O coordenador das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc e do Laboratório de Neurociências, João Quevedo, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Luciane Bisognin Ceretta e o coordenador do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Emilio Streck, também participaram da abertura do evento.

Depressão

A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns. Isso faz com que seja encarada como um problema de saúde pública muito importante em todo o mundo. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é uma das doenças que ocasionam maior comprometimento e sofrimento.

Seus custos diretos, como com diagnóstico e tratamento, e indiretos, em função da perda de produtividade no trabalho, problemas familiares e mortalidade, são imensos. Estudos recentes também apontam outras consequências negativas da depressão, como a associação com o aumento no risco de infarto agudo do miocárdio e diabetes.

Confira a programação

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 21 de setembro de 2012 às 19:49
Compartilhar Comente