AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Depois de quatro rodadas, Bacha F.C., Engenharia de Agrimensura e Medicina lideram o Campeonato Intercursos

Depois de quatro rodadas do 4º Campeonato Intercursos de Futsal Unesc/DCE os times Bacha F.C., Engenharia de Agrimensura e Medicina lideram seus grupos. Bacha F.C. tem doze pontos no Grupo A, Engenharia de Agrimensura tem nove pontos no Grupo B e Medicina tem dez pontos no Grupo C.

Dezoito times participam do campeonato, divididos em três grupos e jogando entre si para decidir os classificados para a próxima fase.

A próxima rodada será sábado (29/9), no Ginásio Professor José Antônio Carrilho, a partir das 13 horas, sendo que durante a semana ocorrem dois jogos atrasados da terceira rodada.

Confira a tabela completa e a classificação

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 24 de setembro de 2012 às 16:00
Compartilhar Comente

IPAT apresenta projeto de recuperação ambiental em Brasília e no Rio de Janeiro

IPAT apresenta projeto de recuperação ambiental em Brasília e no Rio de Janeiro
Divulgação Mais imagens

O IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) apresentou recentemente um projeto de recuperação ambiental em Brasília e no Rio de Janeiro. A apresentação foi feita à Comissão Especial de Licitação do CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e as empresas interessadas em participar de uma concorrência pública.

A Licitação Pública, que será aberta no dia 2 de outubro, visa à recuperação e reabilitação de ambiente terrestre localizado em área degradada pela atividade de mineração de carvão, em Santa Catarina. O IPAT elaborou o projeto executivo da licitação e esclareceu as dúvidas dos presentes.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 24 de setembro de 2012 às 14:11
Compartilhar Comente (1)

Última semana para se inscrever no Mestrado em Educação da Unesc

Os alunos interessados em fazer o Mestrado em Educação da Unesc têm só até o dia 1º de outubro para se inscrever. As inscrições ocorrem na sala 15 do Bloco Q, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, ou por correio, via sedex (Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, em Criciúma, SC). Por Correios o envio deve ser feito até o dia 28 de setembro. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2594 ou pelo site www.ppge.unesc.net.

O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) oferece oito vagas na linha de pesquisa Educação e produção do conhecimento nos processos pedagógicos, 12 vagas na linha de Educação, linguagem e memória e sete vagas na linha de Formação e gestão em processos educativos.

Mais informações

Estrangeiros

Também estão na última semana as inscrições para o processo de seleção e admissão de estrangeiros aos mestrados e doutorado da Unesc. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e os interessados podem obter mais informações clicando aqui. São 11 vagas para o mestrado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais); oito para o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), sendo quatro para mestrado e quatro para doutorado; seis para o mestrado do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), e seis para o mestrado do PPGE.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 24 de setembro de 2012 às 11:03
Compartilhar Comente

Unesc realiza formação continuada para mais de mil professores da Rede Municipal de Ensino

Unesc realiza formação continuada para mais de mil professores da Rede Municipal de Ensino
Arquivo Mais imagens

A Unesc, em parceria com a Secretaria do Sistema de Ensino de Criciúma, realiza na próxima semana a formação continuada para mais de mil professores da Rede Municipal de Ensino. De segunda a sexta (24 a 28/9), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, os professores da cidade estarão em diversas salas de aula da Universidade para se aperfeiçoar. Ao longo dos cinco dias serão mais de 50 capacitações, envolvendo todos os cursos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

“Com o advento de novas teorias e a incorporação destas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular de Criciúma é fundamental que o professor esteja continuamente se capacitando. A troca de experiências e o aprofundamento teórico fazem com que o professor esteja preparado para exercer melhor seu papel social. Vale lembrar que nos últimos quatro anos, período em que mantemos a formação em Criciúma, o IDEB das escolas municipais vem gradativamente aumentando, ultrapassando inclusive os índices sugeridos pelo MEC”, comentou o coordenador da ação, professor Carlos Arcângelo Schlickmann.

Temas da formação continuada

- Alfabetização e Letramento
- Educação Infantil
- Gestores
- Informática
- Língua Portuguesa para as séries iniciais
- Séries finais (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, Artes, Educação Física e Ensino Religioso)
 

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 22 de setembro de 2012 às 12:33
Compartilhar Comente (2)

Evento terá pesquisadores do Brasil e de Portugal

Evento terá pesquisadores do Brasil e de Portugal
Divulgação Mais imagens

A 1º Jornada de Arqueologia da Unesc será realizada terça e quarta (25 e 26/9) com a participação de pesquisadores portugueses e brasileiros. Durante os dois dias serão realizados diversos debates na sala 1 do Bloco O com a participação de profissionais do ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal e da Universidade. O objetivo do evento é divulgar as pesquisas de arqueologia realizadas na região do extremo sul de Santa Catarina e sua relação com outros campos da Ciência.

“A compreensão da diversidade do comportamento humano, passa pelo resgate das evidências materiais, muitas vezes difusas e não monumentais; das relações das comunidades com o ambiente imediato no passado mais ou menos remoto. Os estudos arqueológicos não contribuem apenas para o reconhecimento da diversidade, eles contribuem igualmente para o crescimento da apropriação do conhecimento pela sociedade. Por esta via, almeja-se uma sociedade mais consciente e crítica”, comentou o coordenador da Jornada Juliano Campos.

A abertura do evento será no dia 25, às 19h15, com duas conferências. Enquanto o pesquisador português Jedson Francisco Cerezer vai falar sobre “Arqueologia Brasil/Portugal: Pesquisas e perspectiva. O caso do Museu de Mação”, Campos vai tratar do “Setor de Arqueologia da Unesc: ensino, pesquisa e extensão”.

O evento é organizado pelos grupos de pesquisas Arqueologia e gestão territorial e Ecologia de paisagem e de vertebrados, em parceria com o Setor de Arqueologia, Laboratório de Ecologia de Paisagem, cursos de História, Geografia, Direito e Engenharia Ambiental, Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), ITM e Centro Acadêmico de História.

Os pesquisadores do ITM chegam à Criciúma no domingo e ficam duas semanas na cidade. Elas estarão desenvolvendo estudos em conjunto com colaboradores da Unesc. Em junho a Universidade firmou acordo de com o ITM (Instituto Terra e Memória), vinculado ao IPT (Instituto Politécnico de Tomar) e a UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro).

 

Confira a programação completa

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 24 de setembro de 2012 às 08:30
Compartilhar Comente