Evento iniciou hoje e tem como tema a depressão
O 10º Simpósio de Neurociências na Interface do Cérebro e Mente, iniciou na tarde de hoje (21/9), com palestras no Auditório Ruy Hülse. A abertura oficial ocorreu no final da tarde, com a conferência Temperamento e suas relações com Transtornos Psiquiátricos, do professor doutor em Ciências Biológicas com experiências nas áreas de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica e Psiquiatria e professor da PUC-RS, Diogo Rizzato Lara. Durante a conferência, o professor afirmou que o comportamento do ser humano é plástico, ou seja, pode mudar ao longo da vida e das experiências vividas.
Promovido pelo Laboratório de Neurociências da Universidade, o evento tem como tema “Depressão: O mal do século” e também faz parte das comemorações dos dez anos do Laboratório de Neurociências da Unesc. Até amanhã (22/9), profissionais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão responsáveis por 15 palestras, como Depressão no idoso e Depressão na infância e adolescência. A inscrição para participar das palestras pode ser feita no local.
O diretor científico da Associação Catarinense de Psiquiatria, Tadeu Lemos, ressaltou a qualidade do evento. “É uma grata satisfação estar novamente aqui. Este simpósio é uma referência no Sul do País, com a participação de profissionais conceituados”.
Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho, o evento agrega muito ao aprendizado dos estudantes. “É uma satisfação que o evento esteja associado aos dez anos do Laboratório de Neurociências, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento científico da Universidade. O destaque da Unesc no RUF (Ranking Universitário Folha, pelo qual a Universidade ficou entre as dez melhores do Brasil em qualidade na pesquisa) é o reflexo do trabalho realizado por cada professor, pelos grupos de pesquisa e pelos alunos de pós-graduação e iniciação científica”, afirmou.
O coordenador das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc e do Laboratório de Neurociências, João Quevedo, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Luciane Bisognin Ceretta e o coordenador do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Emilio Streck, também participaram da abertura do evento.
Depressão
A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns. Isso faz com que seja encarada como um problema de saúde pública muito importante em todo o mundo. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é uma das doenças que ocasionam maior comprometimento e sofrimento.
Seus custos diretos, como com diagnóstico e tratamento, e indiretos, em função da perda de produtividade no trabalho, problemas familiares e mortalidade, são imensos. Estudos recentes também apontam outras consequências negativas da depressão, como a associação com o aumento no risco de infarto agudo do miocárdio e diabetes.
Confira a programação
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
21 de setembro de 2012 às 19:49
Newsletter
RSS