Inscrições abertas para novos membros da CIPA
Os professores e funcionários da Unesc interessados em ser membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) devem se inscrever até o dia 19 de outubro para concorrer a uma das vagas. As inscrições ocorrem no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), localizado nas Clínicas Integradas, das 8 às 20 horas. Serão eleitos quatro representantes titulares e quatro suplentes para a gestão 2012/2013.
A eleição será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no hall do Bloco Administrativo, hall do Bloco S e Recepção do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).
Confira mais informações da CIPA
Confira o edital que regulamente as eleições
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 25 de setembro de 2012 às 11:03Engenharia de Materiais promove 10ª Semana Acadêmica até sexta-feira
O curso de Engenharia de Materiais abre amanhã (26/9) a sua 10ª Semana Acadêmica. Até sexta-feira (28/9), no Auditório Ruy Hülse, serão diversas palestras para os alunos. A abertura contará com a palestra “Gerdau: processo siderúrgico, produtos e oportunidades”, às 20h30, com o engenhario de materiais Juliano Moni Bento.
Na quinta-feira serão duas palestras, a partir das 19 horas. Claudenei Schotten e Claudemir Adriano falam sobre “Tecnologia em ferramentas de usinagem – ferramentas gerais”. Em seguida Márcia Azeredo Coutinho e Alexandre Antunes abordam o tema “Ética profissional”.
No encerramento do evento ocorre a palestra “ESAB – alumínio, classificação e soldabilidade”, com Iury Santos, às 19 horas.
Outra atração do evento é Plantão de Estágios, no qual os estudantes poderão conhecer um pouco melhor das vagas da Torrecid, parceira do evento.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 25 de setembro de 2012 às 10:29Curso realiza palestras durante Semana Acadêmica
A 16º Semana Acadêmica do curso de Direito da Unesc encerra hoje (25/9) com a palestra do professor doutor Airton Seelaender sobre “O direito constitucional brasileiro e os dilemas da liberdade”. O encontro ocorre no Auditório Ruy Hülse, às 19h30.
Pela manhã os estudantes participaram da palestra sobre “Aspectos essenciais de regimes jurídicos para a água doce”, com a professora doutora Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski.
Já a abertura do evento, na noite de ontem (foto), contou com o professor doutor Daniel Lena Marchiori Neto falando sobre “John Rawls e a construção teórica do Estado de Bem-Estar Social”.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 25 de setembro de 2012 às 10:002º Seminário de “Educação, Linguagem e Memória”: um espaço de reflexão
“Literatura e Infância”, “Infância, Arte e Museu”, “História dos Saberes e Práticas Pedagógicas”, “Educação, Memória e Identidade” e “Educação e Linguagem” são os eixos temáticos a serem explorados até quarta-feira (26/9) durante o 2º Seminário de “Educação, Linguagem e Memória”, que começou na noite de hoje (24/9) na Unesc e tem como tema “Linguagem e Sociedade”. Na abertura do evento, o coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), Gladir da Silva Cabral, auxiliado por dois egressos do Mestrado em Educação, cantou para dar as boas-vindas ao público.
Na abertura do Seminário, a professora doutora Maria Marta Furlaneto, ministrou a palestra Linguagem e sociedade: Bakhtin e Vygotsky dialogando na contemporaneidade”, e tratou, entre outros assuntos, do sistema estadual de educação. Maria Marta é licenciada em Letras Neolatinas pela UFSC, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Paris.
O evento, realizado pelo PPGE, é direcionado aos alunos do Mestrado em Educação e de cursos de graduação da Universidade, assim como profissionais da área. Segundo a coordenadora da linha de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória” do PPGE, Giani Rabelo, o Seminário é um evento que se propõe debater e trocar informações não apenas aos mestrandos da Universidade, mas também aos graduandos. “A ideia é mostrar o que se está produzindo em termos de pesquisa em Educação”, comentou.
Para o coordenador do PPGE, há muitos espaços de educação formais e informais em Criciúma, mas poucos para refletirem a educação na cidade. “Me sinto privilegiado em poder refletir sobre a educação. Para isso, ao longo do Seminário, iremos dialogar com os teóricos, com o que eles pensavam. Devemos lembrar também daqueles que não tem voz, não tem acesso à educação”, disse.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho, afirmou que o momento é dos mais importantes na vida de uma pós-graduação, quando ela se aproxima da comunidade externa e da graduação. “Ao longo dos sete anos de existência, o PPGE tem dado uma imensa contribuição para a Universidade e a comunidade e buscando essa aproximação com outros segmentos”.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, André Cechinel, a aluna do Mestrado em Educação, Gislene dos Santos, o coordenador do curso de Letras, Richarles Souza de Carvalho e a professora do PPGE Angela Di Palma Back.
Confira a programação
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 24 de setembro de 2012 às 21:46Museu de Zoologia da Unesc completa dez anos de serviço à comunidade
Mais de 75 mil alunos e professores de 446 instituições de ensino de 38 municípios da Amesc, Amrec e Amurel. Estes são os números dos 10 anos de atuação do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, que celebra o seu aniversário nesta quarta-feira (26/9). “Sempre trabalhamos com uma mensagem de conservação, de manter vivos valores importantes para a sociedade, como o respeito e a preservação. Para comemorar estes dez anos serão realizados diferentes eventos ao longo do ano”, comentou a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
O início das comemorações, no dia 26, será no Espaço Cultural da Universidade (hall do Bloco Administrativo), às 15 horas, com direito a uma apresentação do Colégio Unesc, bolo e uma surpresa para os convidados.
Dez anos de Zoologia
Na educação
“O Museu de Zoologia conseguiu se constituir como um espaço de educação. Um número cada vez maior de escolas participa de nossos programas educativos”, explicou Morgana. Este trabalho já foi reconhecido nacionalmente pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em duas edições do Prêmio Darcy Ribeiro. Na primeira edição (2008), com o projeto Bicho que Educa, e na quarta edição (2011), com o projeto Arte Animal.
Mediante ao seu potencial educativo o Museu de Zoologia integra a REM/SC (Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina). Esta rede é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área.
Na extensão
O Museu de Zoologia desenvolve programas educativos junto à comunidade escolar como o “Bicho que Educa”, o “Escolha Animal”, o “Arte Animal”, o “Café Cultural no Museu”, o “Animals Who Teach” e o “Programação Animal”.
Além dos programas citados o Museu leva seus acervos para eventos externos e internos, pública semanalmente informações de animais na imprensa, identifica espécies das mais diferentes tipologias e promove cursos e palestras.
“Nosso compromisso é de desenvolver ações de extensão junto à comunidade, realizando atividades extramuros”, explicou Morgana.
Na pesquisa
O Museu de Zoologia realiza atividades de pesquisa que possibilitaram a aproximação com projetos e instituições que atuam na área de biologia da conservação. São órgãos com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (Univali), o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (UFSC), o Projeto Baleia Franca e o Projeto Tamar Sul, entre tantos outros.
No turismo
Devido ao reconhecimento do Museu de Zoologia como espaço de lazer, convivência e compartilhamento de experiências sobre a fauna Sul Catarinense, a instituição foi incluída pela Fundação Cultural de Criciúma no roteiro oficial de visitação turística do município a partir de 2007.
“Este reconhecimento ganhou notoriedade estadual com a inclusão do Museu no roteiro Encantos do Sul, organizado pela Santur (Santa Catarina Turismo S.A.), empresa pública ligada ao governo do Estado de Santa Catarina”, destacou Morgana.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 24 de setembro de 2012 às 10:27
Newsletter
RSS