AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

2º Seminário de “Educação, Linguagem e Memória”: um espaço de reflexão

2º Seminário de “Educação, Linguagem e Memória”: um espaço de reflexão
Milena Spilere Nandi Mais imagens

“Literatura e Infância”, “Infância, Arte e Museu”, “História dos Saberes e Práticas Pedagógicas”, “Educação, Memória e Identidade” e “Educação e Linguagem” são os eixos temáticos a serem explorados até quarta-feira (26/9) durante o 2º Seminário de “Educação, Linguagem e Memória”, que começou na noite de hoje (24/9) na Unesc e tem como tema “Linguagem e Sociedade”. Na abertura do evento, o coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), Gladir da Silva Cabral, auxiliado por dois egressos do Mestrado em Educação, cantou para dar as boas-vindas ao público.

Na abertura do Seminário, a professora doutora Maria Marta Furlaneto, ministrou a palestra Linguagem e sociedade: Bakhtin e Vygotsky dialogando na contemporaneidade”, e tratou, entre outros assuntos, do sistema estadual de educação. Maria Marta é licenciada em Letras Neolatinas pela UFSC, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Paris.

O evento, realizado pelo PPGE, é direcionado aos alunos do Mestrado em Educação e de cursos de graduação da Universidade, assim como profissionais da área. Segundo a coordenadora da linha de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória” do PPGE, Giani Rabelo, o Seminário é um evento que se propõe debater e trocar informações não apenas aos mestrandos da Universidade, mas também aos graduandos. “A ideia é mostrar o que se está produzindo em termos de pesquisa em Educação”, comentou.

Para o coordenador do PPGE, há muitos espaços de educação formais e informais em Criciúma, mas poucos para refletirem a educação na cidade. “Me sinto privilegiado em poder refletir sobre a educação. Para isso, ao longo do Seminário, iremos dialogar com os teóricos, com o que eles pensavam. Devemos lembrar também daqueles que não tem voz, não tem acesso à educação”, disse.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho, afirmou que o momento é dos mais importantes na vida de uma pós-graduação, quando ela se aproxima da comunidade externa e da graduação. “Ao longo dos sete anos de existência, o PPGE tem dado uma imensa contribuição para a Universidade e a comunidade e buscando essa aproximação com outros segmentos”.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, André Cechinel, a aluna do Mestrado em Educação, Gislene dos Santos, o coordenador do curso de Letras, Richarles Souza de Carvalho e a professora do PPGE Angela Di Palma Back.

Confira a programação 

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

24 de setembro de 2012 às 21:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário