Inscrições de trabalhos para o Seminário de Gestão Territorial ocorrem até domingo
Pesquisas que trazem a temática “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos” podem ser apresentadas durante a oitava edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc. As inscrições dos artigos científicos devem ser realizadas até domingo (20/8). O evento ocorre em setembro, na Universidade.
Segundo o professor Nilzo Ivo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, os artigos inscritos passam por uma avaliação, o que fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados. Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou.
Os 15 melhores artigos avaliados pelo comitê científico serão utilizados como parte da publicação de um livro, como aconteceu nas edições anteriores. Além disso, os seis melhores artigos científicos também serão incluídos na publicação da Revista Tecnologia e Ambiente da Unesc, na edição de 2017.
Saiba mais
O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.
Informações e inscrições
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 14 de agosto de 2017 às 15:41Escolha Unesc: Inscrições terminam nesta quarta-feira
Os interessados em iniciar um curso superior ainda em 2017 têm até esta quarta-feira (16/8) para participar do Escolha Unesc. Pelo processo seletivo, os calouros têm a oportunidade de conseguir financiamento de 50% das mensalidades ou bolsas de estudo de até 100% em um dos cursos avaliados pelo MEC com notas 4 e 5 – de um máximo de 5. Além disso, na Unesc, o estudante participa de projetos de pesquisa e aprende também em espaços como os centros de práticas, as Clínicas Integradas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).
Para participar do Escolha Unesc o candidato deve ir à Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, até esta quarta-feira, das 9h30 às 21 horas com os documentos solicitados no edital. As vagas são preenchidas pela ordem de chegada.
Benefícios
Pelo Escolha Unesc, os calouros têm a possibilidade de financiar até 50% do valor das mensalidades, por meio do Unesc Financia, uma iniciativa da própria Instituição.
Além disso, ao ingressar pelo Escolha Unesc, o acadêmico tem a oportunidade de participar do Nossa Bolsa, e ser beneficiado com bolsas de estudos de 50% ou 100%, dependendo do seu perfil socioeconômico.
Mais informações
Escolha Unesc
Unesc Financia
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2017 às 14:32Leve a sua empresa para atuar no mercado internacional
O sonho de expandir seu empreendimento para fora do Brasil pode se realizar facilmente. A Unesc está com inscrições abertas para o projeto de extensão “Internacionalização de Pequenas e Médias empresas”. A ação ocorre de forma gratuita, por meio do curso de Comércio Exterior. Os empresários interessados têm até quinta-feira (17/8) para participar.
O projeto é desenvolvido pelos estudantes do curso de Comércio Exterior, na disciplina de Práticas Gerenciais de Comércio Exterior, sob a coordenação e supervisão dos professores da disciplina. “As empresas inscritas, participarão de pelo menos cinco encontros com os alunos até o final do semestre para desenvolver e conhecer o passa-a-passo do processo de exportação ou importação”, comentou a coordenadora do curso, Izabel de Souza.
Para participar é necessário que a empresa não tenha nenhuma experiência em atuação internacional. As inscrições ocorrem por meio do e-mail izabel@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 14 de agosto de 2017 às 15:14Coordenadores conhecem primeiras ações da nova gestão
Coordenadores dos 44 cursos de graduação da Unesc tiveram acesso na manhã desta segunda-feira (14/8), ao balanço das primeiras ações implementadas, há exatos 38 dias, pela nova gestão acadêmica e administrativa, encabeçada pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice Daniel Preve. O encontro aconteceu no Auditório Edson Rodrigues.
Ações de comunicação, marketing e relacionamento, estratégias de captação e retenção de alunos, EAD (Ensino a Distância), além da sustentabilidade financeira da Universidade foram alguns dos assuntos abordados, sendo que alguns temas receberam a contribuição dos presentes.
“Propomos uma gestão compartilhada, participativa, com muita transparência e diálogo, por isso teremos encontros periódicos para o compartilhamento de ações e ideias. Podem trazer suas demandas”, reafirmou Luciane.
A reitoria apresentou ainda aos coordenadores as atrações programadas para a já tradicional Recepção aos Calouros, que será realizada nos dias 21 e 22 deste mês. Entre as novidades está a realização dos Dias D e F, dedicados à interação dos alunos e de seus familiares com os respectivos cursos e com o campus universitário.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Caroline Bortot 14 de agosto de 2017 às 15:00Entre sorrisos e aprendizado
Quem aí não conhece o professor Ricardo Zambrano? Se você é acadêmico, provavelmente já teve contato com ele em sala de aula. E se você é funcionário ou professor, difícil nunca ter cruzado com ele pelos corredores. Pudera. Há 34 anos lecionando na Instituição, já acompanhou muita gente na caminhada em busca do conhecimento. E sabe o homem ao lado dele na foto? Ele também tem enveredado pelo mesmo caminho. O Gustavo, caçula da família Zambrano, é engenheiro ambiental formado pela Unesc e professor da casa desde 2014. E assim como o pai, tem no ofício motivo de orgulho e realização.
Com personalidades diferentes – o pai é mais extrovertido enquanto o filho é mais reservado – ambos transportam o respeito que tem na vida pessoal para a profissional. Tanto é que Zambrano pai, formado em Economia, com pós em Administração e atualmente mestrando em Ciências Ambientais na Unesc, incentivou os três filhos, Ricardo, Samira e Gustavo ao estudo, mas deixou cada um livre para escolher a sua área. O mais velho é graduado em Administração e professor universitário; Samira em Direito e atua como assessora jurídica, e Gustavo, formado em Engenharia Ambiental e com Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. “Quando a gente se encontra nos corredores é um “Oi professor”. Muitas pessoas não imaginam que sou filho do Zambrano. Procuro não expor isso e ter uma relação discreta”, conta Gustavo.
E como a docência entrou na vida do filho? Pelo exemplo do pai. “A Unesc é a vida dele e a minha escolha em trabalhar na Universidade está ligada ao meu pai. É uma vontade de responder, dar um retorno a tudo que ele fez por mim”, conta Gustavo, surpreendendo o pai e dando um brilho especial aos olhos de Zambrano.
“Nenhum dos filhos me decepcionou. São pessoas corretas na vida e profissionais dedicados”, afirma Zambrano, enquanto segura a miniatura da placa colocada na entrada do Bloco R2 e que homenageia ele e outros professores e funcionários. Casado há 40 anos com a professora de História Nádia Zambrano, o professor conta ainda que além de incentivar os filhos – e alunos – a seguirem sua própria vocação, aconselha eles a terem autoestima. “Sempre digo que é preciso ter amor próprio antes de tudo. Assim a pessoa se fortalece”, ensina o professor, que diz se sentir um pouco pai dos seus alunos.
E são esses e outros ensinamentos que o filho tem levado para a vida. Apesar de confessadamente não ter a mesma personalidade de Zambrano – Gustavo se acha mais parecido com a mãe – não há como negar que além do amor pela docência, o sorriso aberto e as gargalhadas fáceis, ele puxou do pai.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de agosto de 2017 às 12:00
Newsletter
RSS