AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto Tigrinhos: Lauro Muller recebe professores da Unesc para renovar parceria

Projeto Tigrinhos: Lauro Muller recebe professores da Unesc para renovar parceria
Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor Bruno Dandolini Colombo, coordenador do Projeto Tigrinhos, juntamente com o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Carlos Augusto Euzébio, estiveram nesta quarta-feira (16/8) em Lauro Mueller para renovar a parceria do município com o projeto.

O encontro contou com a presença do prefeito em exercício Pedro Barp Rodrigues, e do presidente da CME (Comissão Municipal de Esportes), Jair Fernandes Madeira, para a renovação das atividades do projeto na cidade.

O Tigrinhos é um projeto de extensão da Unesc, em parceria com o Criciúma Esporte Clube que tem o objetivo de efetivar, junto aos municípios, núcleos de futebol, para crianças e adolescentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 20:40
Compartilhar Comente

Oportunidade de alavancar a carreira no Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico

Oportunidade de alavancar a carreira no Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
Inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto na Unesc (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Para aqueles que têm interesse na área de em atividades humanas que se articulam no contexto local, regional e nacional, a Unesc tem uma oportunidade. É o Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto. O PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) disponibiliza 24 vagas para a nova turma.

Os candidatos podem escolher entre duas linhas de pesquisa: Trabalho e Organizações e Desenvolvimento e Gestão Social. A primeira tem como foco o trabalho no âmbito das organizações e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico. Já a segunda, enfoca a gestão social como parte do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

A seleção dos candidatos ocorre em quatro etapas: prova escrita (eliminatória), análise do currículo lattes (classificatória), análise da proposta de pesquisa (classificatória) e entrevista (classificatória).

As inscrições ocorrem na secretaria do PPGDS, localizada na sala 14 do Bloco da Biblioteca, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 ou pelos Correios, via sedex, para Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (Processo de Seleção PPGDS) – Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Av. Universitária, 1105 – Bairro Universitário. CEP: 88806-000 . Criciúma-SC.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 20:16
Compartilhar Comente

Criciúma recebe Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional

Criciúma recebe Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional
Unesc é apoiadora do evento que inicia nesta sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Criciúma recebe nesta sexta-feira e sábado (18 e 19/8), a Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. O evento ocorre no Interclass Hotel e em 2017 chega a sua 20ª edição, com o objetivo de atualizar os profissionais sobre temas voltados à medicina do trabalho, por meio de palestras e debates. A abertura do evento ocorre às 14 horas.

A programação dos encontros foi elaborada para trazer assuntos que estão presentes no cotidiano dos profissionais da região, como a asma ocupacional, alterações radiológicas das patologias ocupacionais pulmonares, reforma trabalhista, leis das gestantes, lei dos motoristas, psiquiatria e medicina do trabalho e saúde mental e trabalho . O evento é uma realização da ACAMT (Associação Catarinense de Medicina do Trabalho) e tem o apoio da Unesc. Entre os palestrantes do evento, estão professores da Universidade, como a médica psiquiatra Lêda Soares Brandão Garcia.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2017 às 20:08
Compartilhar Comente

Cultura, valorização de talentos e meio ambiente em Festa da Família na Abadeus

Cultura, valorização de talentos e meio ambiente em Festa da Família na Abadeus
Orquestra e coral da Associação Beneficente se apresentam no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Associação Beneficente Abadeus promove sábado (19/8) a Festa da Família – Gerações que Transformam, que vai reunir pais e alunos dos programas socioculturais, educacionais e profissionalizantes desenvolvidos pela entidade e que beneficiam pessoas de vários bairros de Criciúma e municípios vizinhos, como Cocal do Sul e Forquilhinha. O evento inicia às 14h, na sede da entidade, no bairro Cristo Redentor, com uma programação repleta de atrações, desde culturais a socioambientais, voltadas à integração e sensibilização ecológica.

O evento tem o apoio da Unesc, Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), Escola Municipal Professor Vilson Lalau, CRAS e Associação de Moradores do Bairro Cristo Redentor.

Em sua parte cultural, a programação prevê a apresentação da Camerata (Sinfonia de Talentos), da Orquestra de Metais e Coral Infantil Abadeus, além da exposição fotográfica “Olhares da Comunidade”, que traz imagens feitas por pessoas da comunidade, sobre o Bairro Cristo Redentor. Os participantes aprenderam sobre fotografia durante uma oficina realizada pela Abadeus, pensaram sobre a realidade local e o que eles querem para o futuro da comunidade e transmitiram isso para as fotos.

Na parte de sensibilização ambiental, haverá doação de mudas de plantas nativas e distribuição de material sobre boas práticas ecológicas e recolhimento de pilhas, lâmpadas e lixo eletrônico pela Famcri, além da realização de oficinas de papel artesanal, de brinquedos com material reciclável e de compostagem doméstica.

“O objetivo da festa é fortalecer os laços da entidade com a comunidade e os laços afetivos e familiares entre os alunos atendidos. Também reforçar a conscientização ambiental trabalhada há anos, com a parceria da Unesc e da Famcri e valorizar os talentos da comunidade por meio de apresentações. Vamos reunir cultura, meio ambiente e valorização humana”, afirma a diretora da Abadeus Shirlei Monteiro.

O evento também foi pensado para arrecadar recursos para a entidade adquirir equipamentos necessários para melhorias em sua rede elétrica. Para isso, quitutes estarão à venda em barraquinhas.

Unesc na comunidade


Há cerca de quatro anos a Unesc desenvolve projetos de extensão na comunidade do Bairro Cristo Redentor tendo a Abadeus como parceira. Segundo um dos coordenadores do projeto “Ampliação da gestão ambiental e de resíduos sólidos para a comunidade de entorno da Associação Beneficente Abadeus”, José Carlos Virtuoso, ações como oficinas de sensibilização sobre meio ambiente e valoração de resíduos orgânicos com a exposição e montagem de composteira são algumas das atividades desenvolvidas.

Para Shirlei, a atuação da Universidade tem colaborado para trazer um novo olhar sobre as questões ambientais na comunidade. Além da atuação na Abadeus, a Unesc é parceira de ações realizadas pela Famcri no Bairro Cristo Redentor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2017 às 17:43
Compartilhar Comente

Cerca de 200 professores de Morro da Fumaça participam de formação da Unesc

Cerca de 200 professores de Morro da Fumaça participam de formação da Unesc
Encontro ocorreu na última terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A importância do letramento no processo de ensino-aprendizagem entrou em pauta em Morro da Fumaça. Cerca de 200 professores de Ensino Fundamental, da Rede Municipal, participaram de uma formação continuada proposta pelo Programa de Formação e Valorização do Docente e Discente da Unesc. A ação é promovida por meio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação).

Além deste, a formação terá mais três encontros em agosto, trazendo diversos debates. “Esta ação faz parte da campanha “Professor: Orgulho de Ser", da UNA HCE, que busca promover, junto aos municípios da região, formações continuadas para os professores e demais profissionais da Educação. ”, destacou o diretor da Unidade Acadêmica, Marcelo Feldhaus.

A abertura do curso foi realizada pelos professores Carlos Arcângelo Schlikmman e Daniela Arns Silveira, com o tema “Letramento e suas faces no Ensino Fundamental”. Os próximos encontros serão sobre “O planejamento na rotina escolar: reflexões e estratégias”, “A relação entre avaliar e reprovar: repensando ‘passar de ano”, e “A prática do letramento no cotidiano escolar: encontro de diversas áreas e saberes”, com demais professores da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 17:18
Compartilhar Comente