Projeto Tigrinhos: Lauro Muller recebe professores da Unesc para renovar parceria
O professor Bruno Dandolini Colombo, coordenador do Projeto Tigrinhos, juntamente com o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Carlos Augusto Euzébio, estiveram nesta quarta-feira (16/8) em Lauro Mueller para renovar a parceria do município com o projeto.
O encontro contou com a presença do prefeito em exercício Pedro Barp Rodrigues, e do presidente da CME (Comissão Municipal de Esportes), Jair Fernandes Madeira, para a renovação das atividades do projeto na cidade.
O Tigrinhos é um projeto de extensão da Unesc, em parceria com o Criciúma Esporte Clube que tem o objetivo de efetivar, junto aos municípios, núcleos de futebol, para crianças e adolescentes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 20:40Oportunidade de alavancar a carreira no Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
Para aqueles que têm interesse na área de em atividades humanas que se articulam no contexto local, regional e nacional, a Unesc tem uma oportunidade. É o Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto. O PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) disponibiliza 24 vagas para a nova turma.
Os candidatos podem escolher entre duas linhas de pesquisa: Trabalho e Organizações e Desenvolvimento e Gestão Social. A primeira tem como foco o trabalho no âmbito das organizações e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico. Já a segunda, enfoca a gestão social como parte do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
A seleção dos candidatos ocorre em quatro etapas: prova escrita (eliminatória), análise do currículo lattes (classificatória), análise da proposta de pesquisa (classificatória) e entrevista (classificatória).
As inscrições ocorrem na secretaria do PPGDS, localizada na sala 14 do Bloco da Biblioteca, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 ou pelos Correios, via sedex, para Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (Processo de Seleção PPGDS) – Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Av. Universitária, 1105 – Bairro Universitário. CEP: 88806-000 . Criciúma-SC.
Mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 20:16Criciúma recebe Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional
Criciúma recebe nesta sexta-feira e sábado (18 e 19/8), a Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. O evento ocorre no Interclass Hotel e em 2017 chega a sua 20ª edição, com o objetivo de atualizar os profissionais sobre temas voltados à medicina do trabalho, por meio de palestras e debates. A abertura do evento ocorre às 14 horas.
A programação dos encontros foi elaborada para trazer assuntos que estão presentes no cotidiano dos profissionais da região, como a asma ocupacional, alterações radiológicas das patologias ocupacionais pulmonares, reforma trabalhista, leis das gestantes, lei dos motoristas, psiquiatria e medicina do trabalho e saúde mental e trabalho . O evento é uma realização da ACAMT (Associação Catarinense de Medicina do Trabalho) e tem o apoio da Unesc. Entre os palestrantes do evento, estão professores da Universidade, como a médica psiquiatra Lêda Soares Brandão Garcia.
Programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2017 às 20:08Cultura, valorização de talentos e meio ambiente em Festa da Família na Abadeus
A Associação Beneficente Abadeus promove sábado (19/8) a Festa da Família – Gerações que Transformam, que vai reunir pais e alunos dos programas socioculturais, educacionais e profissionalizantes desenvolvidos pela entidade e que beneficiam pessoas de vários bairros de Criciúma e municípios vizinhos, como Cocal do Sul e Forquilhinha. O evento inicia às 14h, na sede da entidade, no bairro Cristo Redentor, com uma programação repleta de atrações, desde culturais a socioambientais, voltadas à integração e sensibilização ecológica.
O evento tem o apoio da Unesc, Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), Escola Municipal Professor Vilson Lalau, CRAS e Associação de Moradores do Bairro Cristo Redentor.
Em sua parte cultural, a programação prevê a apresentação da Camerata (Sinfonia de Talentos), da Orquestra de Metais e Coral Infantil Abadeus, além da exposição fotográfica “Olhares da Comunidade”, que traz imagens feitas por pessoas da comunidade, sobre o Bairro Cristo Redentor. Os participantes aprenderam sobre fotografia durante uma oficina realizada pela Abadeus, pensaram sobre a realidade local e o que eles querem para o futuro da comunidade e transmitiram isso para as fotos.
Na parte de sensibilização ambiental, haverá doação de mudas de plantas nativas e distribuição de material sobre boas práticas ecológicas e recolhimento de pilhas, lâmpadas e lixo eletrônico pela Famcri, além da realização de oficinas de papel artesanal, de brinquedos com material reciclável e de compostagem doméstica.
“O objetivo da festa é fortalecer os laços da entidade com a comunidade e os laços afetivos e familiares entre os alunos atendidos. Também reforçar a conscientização ambiental trabalhada há anos, com a parceria da Unesc e da Famcri e valorizar os talentos da comunidade por meio de apresentações. Vamos reunir cultura, meio ambiente e valorização humana”, afirma a diretora da Abadeus Shirlei Monteiro.
O evento também foi pensado para arrecadar recursos para a entidade adquirir equipamentos necessários para melhorias em sua rede elétrica. Para isso, quitutes estarão à venda em barraquinhas.
Unesc na comunidade
Há cerca de quatro anos a Unesc desenvolve projetos de extensão na comunidade do Bairro Cristo Redentor tendo a Abadeus como parceira. Segundo um dos coordenadores do projeto “Ampliação da gestão ambiental e de resíduos sólidos para a comunidade de entorno da Associação Beneficente Abadeus”, José Carlos Virtuoso, ações como oficinas de sensibilização sobre meio ambiente e valoração de resíduos orgânicos com a exposição e montagem de composteira são algumas das atividades desenvolvidas.
Para Shirlei, a atuação da Universidade tem colaborado para trazer um novo olhar sobre as questões ambientais na comunidade. Além da atuação na Abadeus, a Unesc é parceira de ações realizadas pela Famcri no Bairro Cristo Redentor.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2017 às 17:43Cerca de 200 professores de Morro da Fumaça participam de formação da Unesc
A importância do letramento no processo de ensino-aprendizagem entrou em pauta em Morro da Fumaça. Cerca de 200 professores de Ensino Fundamental, da Rede Municipal, participaram de uma formação continuada proposta pelo Programa de Formação e Valorização do Docente e Discente da Unesc. A ação é promovida por meio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação).
Além deste, a formação terá mais três encontros em agosto, trazendo diversos debates. “Esta ação faz parte da campanha “Professor: Orgulho de Ser", da UNA HCE, que busca promover, junto aos municípios da região, formações continuadas para os professores e demais profissionais da Educação. ”, destacou o diretor da Unidade Acadêmica, Marcelo Feldhaus.
A abertura do curso foi realizada pelos professores Carlos Arcângelo Schlikmman e Daniela Arns Silveira, com o tema “Letramento e suas faces no Ensino Fundamental”. Os próximos encontros serão sobre “O planejamento na rotina escolar: reflexões e estratégias”, “A relação entre avaliar e reprovar: repensando ‘passar de ano”, e “A prática do letramento no cotidiano escolar: encontro de diversas áreas e saberes”, com demais professores da Unesc.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 17:18
Newsletter
RSS