AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Danças Circulares marcam o aniversário do curso de Geografia

Danças Circulares marcam o aniversário do curso de Geografia
Estudantes de todas as fases participaram de uma tarde de interação (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

De mãos dadas, estudantes e professores do curso de Geografia da Unesc se desconectaram do dia a dia e tiveram um momento relaxante na tarde desta sexta-feira (18/8). Eles participaram de Danças Circulares, e por meio de risos e divertimento, comemoraram os 21 anos do curso, juntamente com um delicioso café compartilhado.

Segundo a coordenadora do curso, Andréa Rabelo, o intuito é de integrar os estudantes de todas as fases em um momento prazeroso. “É uma forma de trabalhar a coletividade entre os nossos alunos e professores. A Dança Circular traz esse efeito, além do café compartilhado, que cada contribuiu para ele acontecer”, comentou.

Quem conduziu a dança foi o mestrando da Unesc William Marcos, ele comentou que esse é um movimento mundial, em que as pessoas dão as mãos para promover um estado de paz, alegria e harmonia com o mundo. “Durante a Dança Circular, além de você se voltar a si mesmo, você também conduz o outro. É um momento muito bonito, e para participar, você não precisa ser dançarino, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer parte do movimento, contou William.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de agosto de 2017 às 18:36
Compartilhar Comente

Unesc participa de workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento SC 2030

Unesc participa de workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento SC 2030
Vice-reitor Daniel Preve representou a Universidade no encontro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Representantes do poder público estadual e municipal e entidades representativas da sociedade civil dos municípios que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna e Braço Norte participaram nesta quinta-feira (17/8) do workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030. O encontro ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Unesc foi representada pelo vice-reitor Daniel Preve. O workshop em Criciúma foi o primeiro de oito que serão realizados no Estado até novembro.

O vice-reitor representou a Universidade no Grupo Temático da Educação, Ciência e Tecnologia, integrado por professores da UFSC, IFSC e Udesc. “O evento é de extrema relevância ao propiciar a participação de diversos setores e segmentos que além de pensarem sugeriram estratégias e ações para impulsionar o desenvolvimento macroregional até 2030”, afirmou Preve.

A construção do Plano é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio da UFSC, com os objetivos de construir uma visão de futuro para Santa Catarina; definir indicadores, metas e objetivos setoriais; traçar linhas de ação estratégicas para as regiões do Estado e identificar os desequilíbrios socioeconômicos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2017 às 16:03
Compartilhar Comente

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Unesc recebe homenagem de Conselhos Comunitários de Criciúma

Unesc recebe homenagem de Conselhos Comunitários de Criciúma
Reitora Luciane Ceretta representou a Universidade no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A ações da Unesc na comunidade foram motivadoras de uma homenagem à Instituição. Na noite desta quarta-feira (16/8), a reitora Luciane Ceretta recebeu em nome da Universidade, homenagem dos Conselhos Comunitários dos Bairros Mina do Mato, Mina do Toco, Naspolini, Vila Doro e Ana Maria. A deferência foi um reconhecimento pelas parcerias em projetos de extensão e pelos serviços oferecidos pela Unesc para aquelas comunidades.

O vice-presidente do Conselho Comunitário do Bairro Mina do Mato Daniel Antunes, afirmou que as parcerias são de grande importância para os moradores e que a Unesc tem contribuído para melhorar a vida das pessoas, especialmente por meio das parcerias com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

“A homenagem é resultado do trabalho sério e diferenciado que a Universidade desenvolve em prol das comunidades, transformando a vida das pessoas e qualificando a formação dos alunos dos diversos cursos de graduação envolvidos nos projetos. É uma honra receber esta homenagem em nome da Unesc”, afirmou Luciane. Estiveram presentes na homenagem a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim, a coordenadora do curso de Enfermagem Iona Bez Birolo e a assessora do gabinete da Reitoria Tatiane Macarine.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2017 às 21:43
Compartilhar Comente

Projeto de extensão promove limpeza da nascente do bairro São Defende

Projeto de extensão promove limpeza da nascente do bairro São Defende
Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Promover a Educação Ambiental e a valorização do ambiente em que vivemos é o principal objetivo do projeto de extensão “Ambiente e Cidadania” da Unesc. São realizadas atividades educativas nas escolas do Território Paulo Freire, levando aos alunos uma maior compreensão sobre a importância da água, solos, fauna e flora. E nesta quinta-feira (17/8), o projeto realizou uma ação de limpeza na nascente do bairro São Defende, possibilitando o envolvimento prático dos estudantes da Escola Caetano Ronchi com o meio ambiente.

Segundo a professora da Unesc Maristela Giassi, responsável pelo projeto, o Propósito é manter a área limpa e cuidada pela comunidade. “Para isso, todos os estudantes estão participando de um processo de Educação Ambiental nestes dois anos de projeto. Entendemos que um bairro com um recurso como este, quando bem cuidado e valorizado pela comunidade, contribui com o embelezamento de sua paisagem, além de trazer o bem-estar para os seus moradores”, comentou.

Além da Escola Caetano Ronchi, a ação também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Criciúma. Da nascente, foram retirados entulhos como sacos plásticos, garrafas PET, vidros, móveis, fraldas descartáveis e outros materiais poluentes.  “A realização da limpeza da nascente é um dos objetivos do projeto, que se encontra em andamento e até o final deste ano. Outra ação programada é o cercamento da nascente com o repovoamento Área de Proteção Permanente com plantas nativas”, contou Maristela.

Saiba mais


Também fazem parte do projeto, a professora Elizabeth de Siervi, o professor Dourival Giassi e as bolsistas graduandas do Curso de Ciências Biológicas da Unesc, Vanessa Dussioni e Natalia Oliveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2017 às 21:07
Compartilhar Comente (1)