Museu de Zoologia em alto mar
O Museu de Zoologia da Unesc participou na última semana, do Curso de Formação Desenredamento de Grandes Baleias, realizado pela APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca. A capacitação teve como objetivo qualificar equipes de instituições parceiras para atuação na resposta a enredamentos de baleias na região. Os biólogos Rodrigo Ribeiro de Freitas e Murilo Dal-Toé Bom participaram do curso representando o Museu de Zoologia.
O curso foi ministrado pelo analista ambiental Leandro Aranha, do Ibama, que completou a formação iniciada em um estágio no verão em 2013, realizado nos Estados Unidos com apoio da IWC. A realização da parte teórica se deu no Grupo de Busca e Salvamento em Florianópolis na última terça-feira (15/8) e a parte prática, na quarta e quinta-feira (16 e 17/8) na Praia do Porto, em Imbituba.
Em 2016 a APA da Baleia Franca realizou o curso “Atendimento a Enredamentos de Grandes Cetáceos” com a presença do palestrante David Mattila do National Oceanic and Atmospheric Administration, do Governo dos Estados Unidos, especialista referendado pela Comissão Baleeira Internacional.
O Museu de Zoologia da Universidade faz parte do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, que é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para diminuir os casos.
A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Udesc/Ceres, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 21 de agosto de 2017 às 17:42Nova gestão realiza primeiro encontro com diretoria do DCE
A Reitoria da Universidade realizou nesta sexta-feira (18/8) o primeiro encontro com a diretoria do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Unesc. A reitora Luciane Ceretta conversou com os representantes dos acadêmicos, e reforçou o posicionamento da gestão em estar aberta ao diálogo e a participação efetiva dos alunos em todas as esferas da Instituição.
“A Universidade é o local do dissenso qualificado. É proibido proibir diferentes ideologias e é necessário dialogar sempre”, afirmou Luciane. Durante o primeiro encontro, a reitora ouviu solicitações e sugestões dos membros da diretoria do DCE e reafirmou a parceria entre Reitoria e DCE em prol da Universidade e dos acadêmicos, colocando a nova gestão à disposição para o diálogo e a busca de resolutividade para as questões apresentadas.
Um dos assuntos abordados durante a reunião foi a diversidade no campus e o respeito ao ser humano. Foi definido um encontro dia 25 de agosto na Reitoria para discutir com mais profundidade o tema e formatar ações a serem desenvolvidas pela Reitoria e representantes dos alunos. Ficou acordado ainda, que haverá encontros quinzenais entre a Reitoria e o DCE, para tratar de assuntos diversos.
Para o presidente do DCE Marcos Machado, o encontro desta sexta-feira foi uma oportunidade de aproximar ainda mais o movimento estudantil da nova gestão universitária.
A pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker e a chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes também participaram do encontro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2017 às 21:35Farmácia Solidária promove o uso racional de medicamentos
A Farmácia Solidária da Unesc, com apoio dos acadêmicos do curso de Farmácia e projeto de extensão, levam até as escolas atividades de promoção do uso racional de medicamentos e otimização quanto às sobras de remédios. Esta semana a educação em saúde foi realizada no Centro de Educação Infantil Professor Lapagesse, com cerca de 200 alunos do quinto e sexto ano, visando promover a conscientização de crianças sobre à importância do armazenamento e descarte correto destes, através da utilização de jogos interativos que demonstram os locais apropriados e cuidados que devemos ter com os medicamentos.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2017 às 21:04Unesc participa do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade
Uma proposta interministerial do MEC (Ministério da Educação) e do MDH (Ministério dos Direitos Humanos) para inserir a discussão da temática dos direitos humanos no ensino, pesquisa e extensão, das Instituições de Ensino. Este é o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, que foi lançado esta semana em Joinville. A Unesc luta pela causa, e fará parte da ação.
O lançamento ocorreu na Univille, e teve a participação de representantes das Instituições de Ensino de Santa Catarina e de autoridades do Estado. O Pacto foi apresentado pelo diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Daniel Ximenes, e pela coordenadora de Educação em Direitos Humanos do MDH, Fernanda Brito. A Unesc vai participar do processo por meio do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos).
Saiba mais
O DIDH conta hoje com 9 projetos vinculados a temática da pessoa com deficiência, quatro projetos vinculados as relações de gênero e diversidade sexual, três projetos vinculados a temática da negritude, e outros três projetos que atuam entre alinhando os trabalhos de cada proposta.
Ao todo, a Unesc conta com 19 projetos que estimulam iniciativas universitárias para a promoção dos direitos humanos e para a inclusão das diversidades, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
As ações do programa são coordenadas pela reitora da Unesc, professora doutora Luciane Ceretta, e pelas professoras doutoras Lisiane Tuon, Fernanda Lima e Fabiane Ferraz. O DIDH conta ainda com o apoio das bolsistas e mestrandas em Saúde Coletiva, Dipaula Minoto da Silva e Priscila Cardozo.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 18 de agosto de 2017 às 20:24Rap foi o protagonista do Quintas Culturais desta semana
O palco do Quintas Culturais desta semana recebeu muita arte e poesia. A Família ZL e a Geração Sensimilla levaram o Rap para animar a chegada dos estudantes e professores no campus.
Familia ZL
O grupo surgiu no início de 2012 a partir de uma parceria entre Viana, Dioguera, Gui, Iago, Cisso e Wess, todos estavam presentes no cenário do skate de Criciúma/SC e do Rap, por serem amigos de criação e de comunidades próximas. A identidade da ZL vem da referência e inspiração pelo skateboard, a poesia e o ritmo de rua, que traz improvisação, protesto e originalidade.
Geração Sensimilla
O grupo é uma união artística entre B-Gud e Dj Tdag. Nascidos no bairro Próspera, amigos desde a infância, os dois são fortemente conectados à literatura. A Geração Sensimilla, além de fazer Rap, também busca fazer o bem através da música, espalhando sua arte. O grupo conta com a participação do estudante de Artes Visuais da Unesc João Luiz Ribeiro.
Participe
O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas.
A ação é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado à Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). Para participar, basta entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura no Bloco P, sala 11, ou entrar em contato no cultura@unesc.net ou no telefone (48) 3431-2622.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 18 de agosto de 2017 às 19:14
Newsletter
RSS