Rondonistas voltam e são recepcionados pela Reitoria
Estudantes da Unesc participaram da operação “Caminhos do Sul”, do Núcleo Extensionistas Rondon, da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Eles fizeram parte da turma de 300 alunos de outras 15 universidades parceiras a visitar 22 municípios de Santa Catarina. Suas experiências foram levadas a reitoria na tarde desta sexta-feira (4/8). Eles foram recebidos pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.
Os universitários foram até as comunidades para fazer oficinas sobre temas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.
O entusiasmo e a paixão pelo projeto era visível nos olhos dos alunos. “O projeto deixou uma marca em todos nós. Foram 11 dias trabalhando lado a lado com a comunidade. Do meu grupo fizeram parte 15 estudantes, de diversas Universidades. Nós atendemos mais de 5 mil pessoas. Voltei com um outro pensamento, com hábitos diferentes, todos voltados ao cuidado com o próximo”, comentou o aluno de Biomedicina, Afonso Nkadi.
O pró-reitor Oscar Montedo, comentou que essa iniciativa vai criar uma raiz dentro da Unesc. “Nós estamos estudando possibilidades de levar a essência do Rondon para Criciúma e região. São diversas as possibilidades de desenvolvermos outros projetos”, comentou.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 04 de agosto de 2017 às 21:09Mestranda da Unesc representa o Brasil em curso na Europa
Médicos de diversas partes do mundo foram selecionados para participar do Curso da União Internacional de Angiologia, em Praga, na Europa, para jovens especialistas vasculares. Entre os 27 países, o Brasil teve apenas dois representantes, um deles carrega o nome da Unesc. Ana Paula Martins Nazário se formou em Medicina na Unesc em 2007, mas retornou para a Universidade para realizar o sonho de fazer um mestrado este ano, no PPGCS (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde).
Segundo ela, os ensinamentos adquiridos na Universidade ao longo da graduação, e agora no mestrado, servem de embasamento para garantir conquistas. “A análise curricular é de suma importância para ser bem colocada em processos como esse. A década da formatura está sendo agraciada por conquistas que sempre refletirão em minha formação acadêmica”, comentou.
Sobre o curso
O curso ocorreu de 6 a 10 de julho e foi resultado de uma nova iniciativa da União Internacional de Angiologia, para promover a sociedade entre os jovens especialistas vasculares e fortalecer os contatos internacionais entre profissionais vasculares de todo o mundo.
“O objetivo principal do curso de quatro dias é de fornecer aos participantes, um histórico clínico e fisiopatológico em doenças vasculares com foco nos recentes desenvolvimentos em diagnóstico e manejo. Uma das qualidades únicas deste seminário é o seu modo interativo e possibilidades infinitas para discutir qualquer um dos temas interessantes com o corpo docente ou colegas presentes”, contou a mestranda.
Segundo Ana Paula os professores do curso são referências científicas. “E a oportunidade em estar nesse grupo é anual. Foi uma experiência fantástica discutir ciência e fazer amizades com colegas de diversos países”, relatou.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 04 de agosto de 2017 às 20:25Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades
Você já parou para pensar no quanto a ciência é algo próximo da sua realidade? Sim, está no seu dia a dia. E mostrar o quanto ela é importante na nossa vida é um dos objetivos da 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O evento traz para o campus da Universidade atividades como palestras, workshops, Feira de Ciências, Bootcamp e Feira da Inovação – todas abertas para a participação da comunidade. Mas se você quer além de participar das atividades, apresentar trabalhos, pode encaminhar seus estudos para a avaliação até 27 de agosto. A inscrição deve ser feita no portal da Unesc.
Em 2017, o evento ocorre de 16 a 20 de outubro e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora que divulgará os selecionados a partir de 27 de setembro.
Monique Ferreira Joaquim, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, participou pela primeira vez de uma Semana de Ciência e Tecnologia em 2016. Submeteu o trabalho feito por ela e pela colega de curso, Michele Daniel, para a disciplina de Controle de Poluição do Ar e teve o artigo aprovado para ser apresentado no evento. “A participação através da submissão de trabalhos acadêmicos ou como ouvinte, oportuniza o aprendizado em distintas áreas de conhecimento, possibilita o contato com profissionais experientes e proporciona um diferencial para o currículo do acadêmico”, afirma Monique.
No trabalho apresentado em 2016, “Inventário das potenciais fontes de emissões atmosféricas no município de Nova Veneza – SC”, Monique e Michele caracterizaram o local de estudo, fizeram pesquisa bibliográfica, realizaram visita técnica à cidade e coletaram dados quantitativos de atividades industriais, além dos números relacionados à frota de veículos automotores para a elaboração do inventário que trouxe informações como: em maio de 2016, a relação de veículo por habitante em Nova Veneza era de 0,73 carros por pessoa e das 658 empresas em atividade, de pequeno, médio e grande porte e microempresas, classificou-se 152 atividades variadas como potenciais fontes de emissões atmosféricas.
Mergulhando em um mundo de possibilidades
A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc vai reunir estudantes do ensino Fundamental ao Superior, professores, profissionais e pessoas da comunidade. É um evento aberto para todos que querem ter contato com novas informações e possibilidades. E mesmo que você não tenha um trabalho para apresentar, pode participar como ouvinte nos cursos, palestras e oficinas e visitar as Feiras de Ciências e de Inovação, além de acompanhar a programação cultural. Os eventos paralelos ocorrem em todo o campus e as inscrições para eles podem ser feitas no portal Unesc.
Ela ocorre em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, é o evento institucional mais importante e o momento de socialização do conhecimento produzido. E pela maneira como é pensada, a Semana também é uma importante ferramenta para estimular acadêmicos e estudantes do ensino Fundamental e Médio, além de empresários a pensarem de forma criativa. “Durante a Semana de Ciência e Tecnologia a Unesc apresenta internamente e para a comunidade externa os resultados de pesquisas e extensão realizadas. A Instituição tem o papel de colaborar com a transformação de vidas e realidades e para isso, o conhecimento precisa ser compartilhado”, afirma.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra que a Semana é importante para integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e disseminar para a comunidade interna e externa as melhores práticas acadêmicas.
Destaque em Santa Catarina
A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Gisele Coelho Lopes, comenta que ela vem se consolidando como um dos maiores eventos do gênero em Santa Catarina, pois reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A Semana veio com uma proposta de crescer ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, incluir as diferentes áreas do conhecimento que é a essência da Universidade, na agenda institucional como forma dos alunos e professores socializarem o que fazem durante o ano. Estamos esperando a participação da nossa comunidade acadêmica e de outras universidades e das escolas como públicos muito importantes”.
Mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 04 de agosto de 2017 às 20:198 dicas para você aproveitar bem o campus
As aulas voltaram, e para você aproveitar ao máximo o que a Unesc oferece, nós separamos oito dicas que vão te ajudar a se encontrar nesse universo. Aos veteranos, bom retorno, e aos calouros, sejam muito bem-vindos.
1 – Faça amizades e interaja com pessoas diferentes
Uma das coisas mais legais de entrar na Universidade é conviver com pessoas que vem de todos os cantos. Na Unesc, temos alunos de diversas partes do Brasil e fora dele. Aproveite para trocar ideias e conhecer culturas.
2 – Pode pisar na grama sim!
Aqui na Unesc você não precisar ter medo de andar por aí pisando na grama. O que a gente mais quer é ver os alunos aproveitando a imensidão verde que se estende pelo campus, seja para sentar e aproveitar o sol, ou apenas passar por ela mesmo.
3 - Aproveite a Praça do Estudante
Nos intervalos, a Praça do Estudante é um bom lugar para relaxar e bater um papo. Além disso, aqui você pode pisar na grama, então aproveite!
4 – A Biblioteca espera por você
Você sabia que a Biblioteca da Unesc possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios)? Lá você pode encontrar muito conhecimento, além de um espaço diferenciado e aconchegante para você se jogar nos estudos.
5 – A Unesc tem um Restaurante Universitário
Se você vai almoçar na Universidade uma dica é ir até o Restaurante Universitário, que fica em frente ao Bloco R. Lá o preço é acessível e a comida é uma delícia.
6 – Curta a arte no campus
O acervo da Unesc conta com mais de 150 obras de artistas de todo canto do Brasil. São esculturas, pinturas, mosaicos, xilogravuras, desenhos, e diversas outras expressões artísticas que estão espalhadas pelo campus da Universidade. Para conhecer e saber onde está cada uma delas é só ir até o mapa do acervo (clique aqui).
7 – Seja um amante do esporte
Piscina, pista de atletismo, ginásios e academia. Para aqueles que buscam o equilíbrio de uma vida saudável, na Unesc, é possível se exercitar nas mais diversas formas. Você pode dar uma caminhada na pista, ou até mesmo marcar um jogo de vôlei com os amigos nas quadras.
8 – Seja um #UnescLovers
As nossas redes sociais trazem informações super legais pra você que é da família Unesc. Corre lá, curte e acompanhe tudo que rola na Universidade. Não sabe os endereços?
Facebook
Instagram
Linkedin
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 04 de agosto de 2017 às 14:02Empreendedores se conectam e se inspiram em Meetup Startup SC
Os olhares atentos dos participantes da 22º Meetup Startup SC, que ocorreu na Unesc nesta quinta-feira (3/8), não negavam o interesse de trilhar um caminho por meio do empreendedorismo. No palco do Auditório Ruy Hülse, estava André Krummenauer, sócio fundador e gestor da Involves. Ele, um empreendedor de sucesso, levou até aqueles sonhadores em sua palestra, como tirar uma ideia do papel e montar uma startup de sucesso.
Segundo André, um dos grandes segredos é não se apegar a ideia, além de contar com um bom time. “Você não pode se apaixonar pela sua ideia, ela pode não dar certo. Mas tendo um time de pessoas que trazem competências complementares, você vai conseguir tirar qualquer ideia do papel. Sacrificar o seu tempo e se abrir para uma oportunidade que não traz a estabilidade de um emprego fixo é desafiador. Eu consegui ter sucesso a partir do momento que juntei o meu sonho individual com o sonho dos meus sócios”, comentou.
Para o coordenador do evento, Alexandre Souza, o encontro traz três pilares, inspirar, capacitar e conectar. “A ideia é levar a essência do empreendedorismo para diversas cidades. Para ter sucesso nessa área é preciso ter amor pelo que se faz, e Santa Catarina é referência quando o assunto é Startup, empresas com grande potencial de crescimento rápido”, ressaltou.
A assessora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Cristiane Dias, comentou que a melhor forma de aprender sobre os caminhos desse universo é falar diretamente com aqueles que já passaram por ele. “E uma troca de experiências e de conhecimento. Muitas vezes nós estudamos na teoria o que as pessoas tão falando sobre isso, mas com o evento nós temos pessoas dispostas a falar sobre quais foram os seus desafios, quais as oportunidades e quais os detalhes de ser um empreendedor”, ressaltou.
O encontro funciona como inspiração, e desta forma, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, ressaltou a importância de serem criadas novas empresas, já que o público presente possui uma grande fonte de energia.
Saiba mais
A programação também contou com a palestra de Radamés Martini, sócio fundador e CEO da Socialbase. O encontro, que recebe apoio da Unesc por meio do Núcleo de Empreendedorismo, compõe o projeto do Sebrae/SC “Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses”, que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o estado de Santa Catarina.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 03 de agosto de 2017 às 21:23
Newsletter
RSS