Museu de Zoologia participa de reunião sobre APA da Baleia Franca
O Plano de Contingência para Encalhes de Mamíferos Marinhos na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca – ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), foi apresentado durante uma reunião nesta quinta-feira (13/8) com a participação de representantes de entidades e instituições como a Unesc.
O Plano passa por um processo de avaliação visando o seu aprimoramento e tem como objetivo prestar assistência aos mamíferos encalhados na APA da Baleia Franca, estabelecendo diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas na contingência aos encalhes.
A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, faz parte da coordenação do Plano de Contingência, junto com representantes do Projeto Baleia Franca, Núcleo Especial de Operações Marítimas da Policia Federal, Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna – Marinha do Brasil, Policia Militar Ambiental de Laguna, Corpo de Bombeiros de Imbituba, Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Associação R3 Animal, e ICMBio-CR9.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2015 às 17:13Exposição “Naqueles Lugares de Santos” traz memórias da artista viajante BeatriZanchi
Memórias de uma viagem por seis cidades interioranas com nomes de Santos das regiões do norte e sul do Espírito Santo. São mapas, telas, diários e diversos objetos que marcaram uma trajetória cheia de descobertas. A exposição “Naqueles Lugares de Santos” reúne as lembranças da artista viajante BeatriZanchi, que serão compartilhadas no Espaço Cultural da Unesc, Toque de Arte. A abertura ocorre nesta terça-feira (18/8), às 20h30.
Durante a viagem, a artista morou uma semana em cada lugar, indo e voltando para casa, colecionando recordações, relacionamentos e experiências. “Residi em hotéis no centro das cidades e transformei os quartos de hotel em casa e ateliê. A ideia era me sentir parte de um lugar a outro e fazer registros através da linguagem artística, das experiências produzidas na esfera do íntimo e privado dentro de espaços públicos”, comentou.
Ao fim de cada estadia, BeatriZanchi presenteava os donos do hotel com uma pintura em tela, que significa um marco de passagem. “Em algumas cidades foi possível criar pertencimento, em outras nem tanto, era o risco a se correr estando em um lugar desconhecido”, explicou a artista.
A artista passou pelas cidades de São Roque do Canaã, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Barra de São Francisco, Divino de São Lourenço, São Miguel do Veado (Guaçuí) e São José do Calçado.
A exposição estará na Unesc até o dia 18 de setembro, das 9 às 22 horas. Para agendar visitas, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo telefone (48) 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 14 de agosto de 2015 às 16:06Unesc e Acic implantam Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem
A Universidade e a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) firmaram um convênio para a implantação da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem na sede da entidade, para prestar atendimentos para evitar que processos menos complexos cheguem ao poder judiciário. As atividades serão coordenadas pelo curso de Direito da Unesc e os atendimentos serão realizados por professores e acadêmicos.
Além da resolutividade dos conflitos, a intenção da iniciativa é norteada pela informalidade, simplicidade, imparcialidade e respeito à ordem pública e às leis vigentes. A Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem será desempenhada na estrutura da Acic todas as quintas-feiras, das 14 horas às 17h30.
Conforme a coordenadora do projeto, a professora da Unesc Márcia Piazza, o foco é a resolução de conflitos diários dos pequenos e micro empresários. No entanto, a Câmara também estará aberta para as pessoas físicas. “Qualquer problema, seja em contratos, prestação de serviços, cobranças ou inadimplências, por exemplo, pode ser resolvida durante a mediação, que terá um tempo médio de 30 minutos”, explica. Para marcar uma conciliação, os interessados devem ligar no seguinte telefone: (48) 3461-0903.
A iniciativa tomou corpo após a aprovação no Senado da lei que regulamenta a mediação no primeiro semestre deste ano. “Essa aprovação é uma forma de mudar a cultura brasileira e resolver as situações conflituosas de outras formas que não sejam as intervenções judiciais. Esta prática será mais usada a partir de agora”, comenta a professora.
Desta forma, ambas as partes chegam a um consenso e não é preciso recorrer à justiça, em que existem mais de 100 milhões de processos esperando por julgamento nos tribunais de todo país. Deste montante, 40% são conflitos que não ultrapassam os R$ 5 mil.
Saiba mais sobre os três métodos de negociação:
Conciliação – é um método de solução de conflitos em que as partes resolvem a controvérsia por meio de um acordo, através da ajuda de uma terceira pessoa imparcial, o conciliador.
Arbitragem – é um sistema extrajudicial de solução de controvérsias, referente a direitos patrimoniais disponíveis, em que as partes, de comum acordo, nomeiam um terceiro que irá solucionar o conflito.
Mediação – é um método de solução de conflitos não adversarial, que expressa uma nova postura social entre o legítimo e tem por objetivo a aproximação das partes por meio de um terceiro eleito por elas, de comum acordo.
*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato da Novo Texto Comunicação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2015 às 15:42Sistema Acafe: Unesc recebe alunos da pós em Gestão Universitária
Profissionais de diferentes IES (Instituições de Ensino Superior) do Sistema Acafe iniciaram nesta sexta-feira (14/8) mais uma jornada, agora na Unesc. Cerca de 25 pessoas estão cursando a especialização em Gestão Universitária, com disciplinas itinerantes pelas IES catarinenses. Em Criciúma eles vieram fazer o módulo Gestão de Pessoas e Equipes, com a professora Gisele Silveira Coelho Lopes.
“Além do conhecimento que a pós já proporciona, essa imersão traz um compartilhamento de informações de todo Sistema Acafe. Com acesso a outras realidades percebemos que somos muito parecidos. Havia instituições que eu não conhecia e tive a oportunidade de ter aula nelas e trocar informações com nossos colegas”, relatou Andréia Borges, funcionária da Unesc e aluna do curso.
Pela Unesc também frequentam a especialização as colaboradoras Giselle Frigo, Alessandra Goulart e Vanessa Medeiros.
“Ficamos muito felizes com a presença de vocês aqui. Já percebo, por meio de nossos colaboradores, como essa pós está sendo importante”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 14 de agosto de 2015 às 15:41Alunos de Enfermagem participam de campanha de conscientização sobre o colesterol
Para conscientizar a comunidade sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol, sobre a importância do controle da doença e de como é feito o tratamento, os alunos do curso de Enfermagem da Unesc, em parceria com a Nefroclínica de Criciúma, realizaram uma campanha de conscientização, com demonstrações de alimentos saudáveis, entrega de recomendações nutricionais acompanhadas do calculo do IMC e sua classificação.
Os estudantes de Enfermagem desenvolveram a coleta de sangue, que irá avaliar os níveis sanguíneos de colesterol nos participantes. Toda a campanha foi realizada na recepção da Nefroclínica, no Centro de Criciúma.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 14 de agosto de 2015 às 15:29
Newsletter
RSS