Feira das Profissões auxilia estudantes a encontrar caminhos
Teatro, dança, fotografia ou música. Tudo que envolve o mundo da arte encanta os olhos do estudante Gean Borges Gomes, da Escola Jovem de Siderópolis. Mesmo tendo certeza dessa empatia pelas artes, o jovem de 18 anos tinha interesse também pela Psicologia. Mas a Feira das Profissões da Unesc tirou a dúvida de Gean. Ele faz parte do grupo de mais de 7 mil estudantes de Ensino Médio que passou pela Universidade nesta terça-feira (26/8).
Durante o evento, Gean participou do Unesc Talks, um espaço com minipalestras sobre temas relacionados às áreas acadêmicas. O estudante escolheu “Eu acredito que a educação transforma”, realizada pelos professores da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). “O bate-papo com os professores e o contato com os alunos dos cursos me fizeram enxergar o caminho que eu queria seguir. Na Feira percebi que posso trabalhar a psicologia por meio da arte e esse sempre foi o meu sonho”, ressaltou Gean.
O professor do curso de Artes Visuais Alan Cichela conversou com os estudantes durante o Unesc Talks sobre os cursos da Unidade e também deu a dica para o ingresso no Ensino Superior. “O momento agora é de pensar em quem vocês querem ser daqui pra frente. Tenham foco no crescimento cultural e comunitário, sejam profissionais que irão ajudar a desenvolver o curso e a região de vocês”.
A Feira das Profissões segue até quarta-feira (27/8), com atividades diversas, showroon dos cursos, espaço professor, visitas orientadas pelos campus e muito mais.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 26 de agosto de 2015 às 16:04Reitoria recebe mãe de aluna angolana
A Reitoria da Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (26/8) a visita de Feliciana Lopes de Almeida, mãe da estudante angolana Jéssica Caronilda Almeida de Matos. Elas foram recebidas pelo reitor Gildo Volpato e pelo chefe de gabinete Ricardo Pieri.
A aluna de Ciências Econômicas é um dos quase 200 acadêmicos estrangeiros na Unesc, grande parte de Angola. E a vinda de sua mãe, Feliciana, se dá por meio de um acompanhamento que um grupo de pais de Angola está fazendo. Periodicamente eles virão a Unesc, sendo que está foi a segunda vinda de um pai.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 26 de agosto de 2015 às 18:09Dia de escolher o futuro na Feira das Profissões Unesc
Momentos de animação e aprendizado marcaram o início da Feira das Profissões Unesc na manhã desta quarta-feira (26/8). Jovens de escolas de toda a região vieram a Universidade conhecer os cursos e decidir seu futuro e, com tantas opções, não está sendo uma tarefa fácil. “Gostei muito da Unesc e estou encantada com todos os cursos, está difícil escolher apenas um”, brincou a aluna Beatriz Gonçalves, de 15 anos, que veio da Escola Dolvina Leite de Medeiros, de Araranguá, para conhecer a estrutura da Instituição.
Mas para quem já sabe o que fazer a oportunidade é de tirar todas as dúvidas. “Pretendo ser policial, então já escolhi Direito. É muito interessante participar, pois um aluno que é do curso trocou várias experiências comigo”, afirmou a estudante Ketlyn Gomes, de 16 anos.
A experiência também é positiva para quem está orientando os alunos. “Muitos jovens vieram saber sobre o curso de Engenharia Civil, tirar dúvidas e isso me deixou muito feliz. Espero ajudar a concretizar o sonho de muitas pessoas”, contou a aluna da quinta fase do curso de Engenharia Civil, Mariana Romancini.
Os visitantes que passarem pelo Complexo Esportivo da Unesc, nestes dois dias de Feira, poderão aprender sobre cada área de atuação com os alunos e professores da Universidade. Além de participarem de visitas orientadas, receber informações sobre bolsas e financiamentos, dicas para o vestibular e o ENEM, entre outros.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
26 de agosto de 2015 às 11:29Café com a Imprensa Unesc reúne jornalistas da região
Jornalistas da região participaram do “Café com a Imprensa”, realizado na manhã desta quarta-feira (26/8) na Unesc. No evento, o reitor Gildo Volpato fez um balanço das mudanças e dos avanços que Universidade teve no primeiro semestre deste ano. A Feira das Profissões, os Aulões Itinerantes do ENEM e a exposição de foto “Ângulos: um olhar jornalístico sobre a Unesc”, da Assessoria de Imprensa do Secom (Setor de Comunicação Integrada), também foram assuntos do encontro.
“Estamos muito felizes. Atualmente a Universidade tem 13 mil alunos, sendo que 8,3 estudantes são beneficiados com bolsa, estágio ou financiamento. Além disso, inauguramos a biblioteca e tiramos uma nota muito positiva na avaliação do MEC”, afirmou o reitor.
Os Aulões Itinerantes do ENEM foi apresentado aos comunicadores pela diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidade Ciências e Educação), Ângela Back. De acordo com Ângela, é o terceiro ano do programa na Universidade e as próximas edições serão realizadas nas comunidades. A primeira edição ocorre no dia 12 de setembro em Forquilhinha.
As pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, também prestigiaram a imprensa durante o evento.
Exposição
A exposição de fotos “Ângulos: um olhar jornalístico sobre a Unesc” está exposta durante a Feira das Profissões. Na mostra estão registrados momentos e retratos do dia a dia de paisagens, pessoas e eventos que passaram pela Universidade nos últimos dez anos.
A mostra será itinerante e passará por diversos setores do Campus. Opróximo local que irá receber as obras será o Hall da Biblioteca, a partir do dia 8 de setembro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
26 de agosto de 2015 às 14:16Participantes do Viver SUS recebem certificado
"As pessoas criticam o SUS, muitas vezes sem conhecer como funciona o sistema. Com o contato que tive durante o programa Viver SUS percebi o quanto é difícil e o quanto os profissionais da área se esforçam para garantir a saúde à todos, mesmo com poucos recursos”. A fala é do estudante da quinta fase de Psicologia da Unesc Mauricio Lopez. Ele e todos os participantes da quarta edição do projeto receberam o certificado do programa na noite desta terça-feira (26/8), na Unesc.
A diretora a da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, comentou que a noite era de agradecimento aos participantes e aos municípios que receberam o programa de braços abertos. “É por meio de trocas como essa que a Unesc consegue formar profissionais cada vez mais humanizados e prontos para atuar no sistema de saúde”, ressaltou
Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, antigamente o modelo de ensino era centrado entre quatro paredes, com universidades distantes de onde a realidade realmente ocorre. Mas são projetos como o Viver SUS que mostram a diferença de uma nova forma de ensinar. “Nosso foco é trazer o bem-estar saudável para as pessoas, não somente identificar e cuidar da doença isolada. O programa influencia justamente nisso, no fortalecimento de uma nova formação em saúde, mais humana”, explicou.
Nesta edição do projeto foram envolvidos 63 alunos, 24 residentes multiprofissionais e 28 professores, além da equipe organizadora. Eles realizaram oficinas de sensibilização e atividades de imersão em 13 municípios da região.
O programa ocorreu nos munícipios de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Orleans, Siderópolis, Sombrio e Treviso.
Conferência
O encontro também contou com a Aula Inaugural da UNA SAU, que debateu sobre “Integração ensino serviço como estratégia para qualificação de formação em saúde”. A conferência foi ministrada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 25 de agosto de 2015 às 22:12
Newsletter
RSS