AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Participantes do Viver SUS recebem certificado

Participantes do Viver SUS recebem certificado
Encontro ocorreu nesta terça-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

"As pessoas criticam o SUS, muitas vezes sem conhecer como funciona o sistema. Com o contato que tive durante o programa Viver SUS percebi o quanto é difícil e o quanto os profissionais da área se esforçam para garantir a saúde à todos, mesmo com poucos recursos”. A fala é do estudante da quinta fase de Psicologia da Unesc Mauricio Lopez. Ele e todos os participantes da quarta edição do projeto receberam o certificado do programa na noite desta terça-feira (26/8), na Unesc.

A diretora a da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, comentou que a noite era de agradecimento aos participantes e aos municípios que receberam o programa de braços abertos. “É por meio de trocas como essa que a Unesc consegue formar profissionais cada vez mais humanizados e prontos para atuar no sistema de saúde”, ressaltou

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, antigamente o modelo de ensino era centrado entre quatro paredes, com universidades distantes de onde a realidade realmente ocorre. Mas são projetos como o Viver SUS que mostram a diferença de uma nova forma de ensinar. “Nosso foco é trazer o bem-estar saudável para as pessoas, não somente identificar e cuidar da doença isolada. O programa influencia justamente nisso, no fortalecimento de uma nova formação em saúde, mais humana”, explicou.

Nesta edição do projeto foram envolvidos 63 alunos, 24 residentes multiprofissionais e 28 professores, além da equipe organizadora. Eles realizaram oficinas de sensibilização e atividades de imersão em 13 municípios da região.

O programa ocorreu nos munícipios de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Orleans, Siderópolis, Sombrio e Treviso.

Conferência


O encontro também contou com a Aula Inaugural da UNA SAU, que debateu sobre “Integração ensino serviço como estratégia para qualificação de formação em saúde”. A conferência foi ministrada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de agosto de 2015 às 22:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário