Pesquisa aponta eficiência da recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão
Uma dissertação do Mestrado em Ciências Ambientais da Unesc comprovou que a recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão é satisfatória. A mestranda Thaiane da Silva Teixeira fez um estudo na área conhecida como campo Mina Malha 2 Leste, localizada em Siderópolis, em específico no Rio Fiorita. Sua pesquisa será apresentada nesta quinta-feira (16/8), às 13h30, na sala 18 do Bloco P, em banca examinadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).
Thaiane utilizou insetos bentônicos (que vivem nos sedimentos dos rios) para analisar a qualidade da água. Durante um ano ela fez coletas de insetos em três pontos do Rio Fiorita: o primeiro em um local que não sofreu influência ambiental, mantendo as condições naturais da água; o segundo localizado em uma área recuperada, e o terceiro em uma área ainda degradada.
No primeiro ponto a mestranda encontrou insetos em abundância, enquanto no segundo local uma quantidade satisfatória e no terceiro ponto uma quantidade baixíssima.
O trabalho da pesquisadora tem como tema “Levantamento de insetos bentônicos para avaliação da qualidade da água em áreas reabilitadas após mineração de carvão no sul de Santa Catarina”. Ela terá em sua banca os professores doutores Birgit Harter-Marques (orientadora), Jairo José Zocche e Augusto Ferrari (UFRGS).
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 14 de agosto de 2012 às 09:32Professores do Ensino Médio ganham mais tempo para participar de concurso
As inscrições para o concurso Jogada de Mestre da Unesc foram prorrogadas. Assim, os professores de Ensino Médio interessados em participar da iniciativa têm até o dia 31 de agosto para se inscrever. São mais de R$ 60 mil em bolsas de estudos, sendo que as inscrições são pelo site www.unesc.net/jogadademestre.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 12 de agosto de 2012 às 09:41Bancos do Parque das Nações ganham formato colorido
Os bancos do Parque das Nações, no Bairro Próspera, estão ganhando uma nova “cara”. Em uma parceria da Afasc com a Unesc, alunos do curso de Artes Visuais da Universidade e das oficinas de mosaico da entidade estão podendo colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. A ação faz parte de um projeto de extensão.
Uma das coordenadoras do projeto, a professora Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, comentou que os alunos estão se divertindo com a construção dos bancos. “Esse primeiro banco preparado com a técnica do mosaico e já instalado no parque, denominado ‘Capim Cresciuma’, mostra a possibilidade de mudanças estéticas e poéticas no espaço, remetendo a história cultural e iconográfica da cidade”, destacou.
A coordenadora dos grupos de Inclusão Produtiva Para Mães e do Projeto Cidadania na Terceira Idade da Afasc, Nézia João Pereira, salientou que os alunos da Unesc fizeram um projeto que teve como tema as belezas da cidade, entre elas, o memorial Dino Gorini, a Fundação Cultural de Criciúma, a igreja Nossa Senhora da Salete, a matriz São José, a Praça da Chaminé e o Monumento ao Mineiro.
“Depois dessa pesquisa os alunos do curso de mosaico enfeitaram os bancos. Além de colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula, também mostraram a arte em mosaico, contribuindo para o embelezamento do parque”, enfatizou Nézia.
A iniciativa, na Unesc, faz parte do projeto de extensão “Mosaico no Parque das Nações – Criciúma SC – Em Diálogo com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, aprovado em edital pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). O objetivo do projeto é de valorizar a riqueza cultural da cidade de Criciúma por meio de sua iconografia (forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema).
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
13 de agosto de 2012 às 16:24Pré-classificados interessados em bolsas devem agendar entrevistas nesta segunda e terça
Os candidatos pré-classificados pelo processo seletivo do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) em diversas fases, interessados em bolsas, devem agendar entrevistas nesta segunda e terça-feira (13 e 14/8). Os candidatos precisam entrar em contato na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) pelo telefone 3431-2686.
O beneficio é concedido pelo Programa Nossa Bolsa para pessoas com renda per capita de até três salários mínimos e que ainda não tenham diploma de curso superior. Os alunos que não se encaixarem nestas categorias podem ingressar como pagantes.
O resultado final será divulgado na terça (14/8), sendo que as matrículas ocorrem na quarta-feira (15/8), das 14 às 19 horas, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico).
Pré-classificados
Mais informações no Edital 144
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 13 de agosto de 2012 às 15:45Alunos participam de imersão em Língua Inglesa
Os estudantes e professores dos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Unesc participaram de uma viagem de imersão em Língua Inglesa no final de semana (10 a 12/8). Eles ficaram na pousada Snow Valley em São Joaquim, um ambiente tipicamente americano.
Acompanhados dos professores Maria Cristina Keller Frutuoso e Richarles Souza de Carvalho, os estudantes tiveram a sua disposição brinquedos radicais, tirolesa, trilha e histórias de terror ao lado da fogueira. Durante todo o final de semana eles participaram de atividades conduzidas em língua inglesa.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 13 de agosto de 2012 às 15:04
Newsletter
RSS