AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisa aponta eficiência da recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão

Pesquisa aponta eficiência da recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão
Portal da Justiça Federal região 4 Mais imagens

Uma dissertação do Mestrado em Ciências Ambientais da Unesc comprovou que a recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão é satisfatória. A mestranda Thaiane da Silva Teixeira fez um estudo na área conhecida como campo Mina Malha 2 Leste, localizada em Siderópolis, em específico no Rio Fiorita. Sua pesquisa será apresentada nesta quinta-feira (16/8), às 13h30, na sala 18 do Bloco P, em banca examinadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Thaiane utilizou insetos bentônicos (que vivem nos sedimentos dos rios) para analisar a qualidade da água. Durante um ano ela fez coletas de insetos em três pontos do Rio Fiorita: o primeiro em um local que não sofreu influência ambiental, mantendo as condições naturais da água; o segundo localizado em uma área recuperada, e o terceiro em uma área ainda degradada.

No primeiro ponto a mestranda encontrou insetos em abundância, enquanto no segundo local uma quantidade satisfatória e no terceiro ponto uma quantidade baixíssima.

O trabalho da pesquisadora tem como tema “Levantamento de insetos bentônicos para avaliação da qualidade da água em áreas reabilitadas após mineração de carvão no sul de Santa Catarina”. Ela terá em sua banca os professores doutores Birgit Harter-Marques (orientadora), Jairo José Zocche e Augusto Ferrari (UFRGS).

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

14 de agosto de 2012 às 09:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário