Unesc apresenta projetos e propostas na área ambiental para o MPSC
As pesquisas e projetos na área ambiental desenvolvidos pela Unesc serão utilizados no trabalho do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Na tarde de hoje, o promotor da 9ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Luiz Fernando Góes Ulysséa, esteve reunido com o reitor Gildo Volpato para conhecer o trabalho realizado pela Universidade.
Foi apresentado para Ulysséa ações desenvolvidas e propostas de futuras ações dos cursos de Geografia e Engenharia Ambiental, da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Ulysséa irá analisar o que foi apresentado e entrará em contato com os responsáveis pelas ações para alinhavar a parceria.
Ações na área de proteção dos recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, identificação e cadastramento das áreas de descarte de resíduos de construção e demolição e da correta destinação dos resíduos sólidos e da construção de hortas em áreas degradadas e o reaproveitamento de alimentos em comunidades carentes estiveram entre as ações apresentadas. Além disso, há o trabalho dos laboratórios e a elaboração de planejamento de saneamento básico também foi detalhado.
A apresentação foi solicitada durante reunião entre a Reitoria e o MPSC, em meados de agosto. “O que temos de estrutura e o que produzimos de projetos e pesquisa na área ambiental é para ser usado para o benefício da comunidade. A Unesc está à disposição para firmar parcerias com o Ministério Público tanto para projetos atuais quanto para futuros”, afirmou Volpato.
Para Ulysséa, a parceria entre a Universidade e o MPSC auxiliará o trabalho da promotoria. “Vocês têm o conhecimento específico que ajudará no embasamento do trabalho. A ideia é fazer um viés diferente. Primeiro apresentar as informações sobre a situação para depois cobrar das pessoas responsáveis”, comentou.
A 9ª Promotoria abrange 32 municípios da região Sul do Estado. Segundo o Ulysséa, uma das prioridades do trabalho será a atenção aos recursos hídricos. “Esta é uma questão fundamental para a sociedade”.
Participaram da reunião a coordenadora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, o professor Mário Guadagnin, a coordenadora do GIPMAUR) Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano, Birgit Harter-Marques, o pesquisador da área ambiental José Carlos Virtuoso, a professora do curso de Farmácia, Angela Rossato, a coordenadora do curso de Enfermagem, Magada Tessman Schwalm e o diretor do Iparque, Elídio Angioletto.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 31 de agosto de 2012 às 20:13Unesc e Sine firmam parceria para encaminhamento de ex-detentas para o mercado de trabalho
A parceria entre a Unesc e o Sine para o encaminhamento das reeducandas foi firmada ontem (30/8), em reunião com a coordenadora do Sine de Criciúma, Célia Heinzen Cardoso Sartor, a assistente social do Sine, Maria Elizabeth Ghedin Pizzollo, o gerente do Presídio Santa Augusta, Jovino Zanelato, a coordenadora do projeto do Curso Profissionalizante realizado pela Unesc, Fabiane Fabris e a coordenadora dos Projetos Sociais da Unesc no Presídio Santa Augusta, Janete Trichês.
O curso profissionalizante iniciou em março deste ano e no próximo mês, as dez primeiras mulheres irão receber o certificado de conclusão – a data da formatura será definida na próxima semana. Até dezembro de 2012, outras dez reeducandas vão se capacitar profissionalmente para trabalhar na área de alimentos. O curso tem o total de 40,5 horas/aula e os encontros ocorrem duas vezes por semana na cozinha do presídio. As acadêmicas da sexta fase do curso de Nutrição da Unesc, Angeli Mezari Borges e Danusia Peterle Fernandes, orientadas pela coordenadora do curso, são as responsáveis pelas aulas.
Fabiane explicou que a intenção é que todos os anos, 20 mulheres sejam formadas, para que ao cumprirem sua pena, tenham mais chances de conseguir um emprego, o que ajudará também na recuperação da autoestima destas mulheres. Segundo a coordenadora do curso, já há lista de espera para a próxima turma.
Para Janete, que existe uma preocupação em dar continuidade ao processo iniciado com o curso. “É importante que elas consigam um lugar no mercado de trabalho. Isso é fundamental para a reinserção destas mulheres na sociedade e para o resgate da sua dignidade”, afirmou. “Há uma carência de pessoas capacitadas para atuarem na área de alimento. É uma oportunidade para elas”, complementou Janete.
Por meio do Serviço Psicossocial, as ex-detentas poderão ir ao Sine de sua cidade e receber atenção no encaminhamento para a vaga de emprego. Com o documento de bom comportamento em mãos, elas vão receber uma carta de recomendação para entregar ao possível empregador.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 31 de agosto de 2012 às 09:30Aprofucri vence Brusque em casa pela última rodada da primeira fase do Estadual
A equipe de futsal feminino da Aprofucri/FME de Criciúma venceu em casa o Barateiro/Brusque na noite de hoje (30/8), por 4 a 2 e garantiu a vice-liderança na primeira fase do Campeonato Estadual Adulto.
No ginásio José Antônio Carrilho, Ariane (2) e Fabi marcaram para Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc) no primeiro tempo, que terminou 3 a 1 para as donas da casa. Na segunda etapa da partida, Fabi completou o placar da vitória.
O primeiro desafio das meninas de Criciúma nas semifinais da competição será contra Female/Chapecó, no Oeste do Estado. O jogo de volta será na Unesc. Enfrentam-se também nesta etapa do Estadual Kindermann/Caçador e Barateiro/Brusque. As datas e horários das semifinais ainda serão definidos.
Para o técnico da Aprofucri, Leandro Nascimento, apesar das duas derrotas sofridas no início da competição, a equipe da Unesc conseguiu se recuperar, vencendo cinco dos oito jogos da primeira etapa. Antes de iniciar a segunda fase do Estadual, a Aprofucri embarca para São Caetano, São Paulo, onde disputa a partir de 11 de setembro, a Liga Nacional de Futsal Feminino.
A classificação da primeira fase do Estadual ficou: Kindermann/Caçador em primeiro com 18 pontos, Aprofucri/FME Criciúma em segundo com 15 pontos, Female/Chapecó em terceiro com 14 e Barateiro/Brusque com 13 pontos. O Vasto Verde/Blumenau não pontuou.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 30 de agosto de 2012 às 22:05Música e poesia no Sarau Poético da Praça do Estudante
A Praça do Estudante da Unesc foi palco da edição desta semana do projeto Quintas Culturais. Durante o Sarau Poético, a música do estudante do curso de Psicologia, Maiquel Martins (voz e violão) e o ensaio Entre Neruda & Florbela, com os poetas José Dagostim (papel de curador), João Marino (papel de Pablo Neruda) e Fernanda Sabino (papel de Florbela Espanca) aqueceram a fria noite. As apresentações encerraram com a contação de histórias com Marinelza Maccari, com Compadre da Morte.
A inspiração do ensaio Entre Neruda & Florbela, de João Marino e Fernanda Sabino vem das metáforas românticas de Pablo Neruda e da visionária Florbela Espanca. Já a poesia de José Dagostim é inspirada nos Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda e nos Sonetos de Florbela Espanca.
Florbela Espanca nascida em Portugal no início do século 20 é considerada a mais sublime voz feminina da poesia portuguesa de todos os tempos. O poeta chileno Pablo Neruda foi uma das maiores vozes da poesia mundial.
Participe
O projeto Quintas Culturais ocorre todas as semanas na Unesc. O objetivo é promover o desenvolvimento na comunidade acadêmica da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas.
Grupos e artistas que quiserem mostrar seu talento e pluralidade cultural podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo telefone (48) 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 30 de agosto de 2012 às 20:12Reitoria empossa comissão para avaliar a ampliação e fortalecimento do Colégio Unesc
O reitor Gildo Volpato empossou na tarde de hoje (30/8), a comissão responsável pela avaliação da ampliação e fortalecimento do Colégio Unesc. Os membros da comissão terão 30 dias para elaborar uma proposta e apresentar para a Reitoria.
A comissão foi constituída pela portaria nº 74/2012 e tem como presidente Valéria de Araújo (Controladoria) e demais membros Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg (Departamento de Obras e Infraestrutura), Janir de Quadra Paim (Departamento de Finanças e Contabilidade), Lúcia Búrigo (Setor de Comunicação Integrada), Marcelo Feldhaus (Colégio Unesc) e Michel Alisson da Silva (Procuradoria).
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 30 de agosto de 2012 às 16:49
Newsletter
RSS