AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc apresenta projetos e propostas na área ambiental para o MPSC

Unesc apresenta projetos e propostas na área ambiental para o MPSC
Milena Spilere Nandi Mais imagens

As pesquisas e projetos na área ambiental desenvolvidos pela Unesc serão utilizados no trabalho do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Na tarde de hoje, o promotor da 9ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Luiz Fernando Góes Ulysséa, esteve reunido com o reitor Gildo Volpato para conhecer o trabalho realizado pela Universidade.

Foi apresentado para Ulysséa ações desenvolvidas e propostas de futuras ações dos cursos de Geografia e Engenharia Ambiental, da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Ulysséa irá analisar o que foi apresentado e entrará em contato com os responsáveis pelas ações para alinhavar a parceria.

Ações na área de proteção dos recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, identificação e cadastramento das áreas de descarte de resíduos de construção e demolição e da correta destinação dos resíduos sólidos e da construção de hortas em áreas degradadas e o reaproveitamento de alimentos em comunidades carentes estiveram entre as ações apresentadas. Além disso, há o trabalho dos laboratórios e a elaboração de planejamento de saneamento básico também foi detalhado.

A apresentação foi solicitada durante reunião entre a Reitoria e o MPSC, em meados de agosto. “O que temos de estrutura e o que produzimos de projetos e pesquisa na área ambiental é para ser usado para o benefício da comunidade. A Unesc está à disposição para firmar parcerias com o Ministério Público tanto para projetos atuais quanto para futuros”, afirmou Volpato.

Para Ulysséa, a parceria entre a Universidade e o MPSC auxiliará o trabalho da promotoria. “Vocês têm o conhecimento específico que ajudará no embasamento do trabalho. A ideia é fazer um viés diferente. Primeiro apresentar as informações sobre a situação para depois cobrar das pessoas responsáveis”, comentou.

A 9ª Promotoria abrange 32 municípios da região Sul do Estado. Segundo o Ulysséa, uma das prioridades do trabalho será a atenção aos recursos hídricos. “Esta é uma questão fundamental para a sociedade”.

Participaram da reunião a coordenadora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, o professor Mário Guadagnin, a coordenadora do GIPMAUR) Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano, Birgit Harter-Marques, o pesquisador da área ambiental José Carlos Virtuoso, a professora do curso de Farmácia, Angela Rossato, a coordenadora do curso de Enfermagem, Magada Tessman Schwalm e o diretor do Iparque, Elídio Angioletto.

 

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 31 de agosto de 2012 às 20:13
Compartilhar Comente

Unesc e Sine firmam parceria para encaminhamento de ex-detentas para o mercado de trabalho

Unesc e Sine firmam parceria para encaminhamento de ex-detentas para o mercado de trabalho
Janete Trichês Mais imagens
As reeducandas do Presídio Santa Augusta que participarem do Curso Profissionalizante de Culinária e Segurança Alimentar, realizado pela Unesc, vão ter um apoio para se reinserirem no mercado de trabalho. A Unesc fará o cadastro de todas as participantes no Sine (Serviço Nacional de Empregos) de Criciúma, que incluirá as mulheres no seu Serviço Psicossocial – que desenvolve um trabalho de encaminhamento para o mercado de pessoas com dificuldades para serem inseridas, como portadores de necessidades especiais e ex-detentos.

A parceria entre a Unesc e o Sine para o encaminhamento das reeducandas foi firmada ontem (30/8), em reunião com a coordenadora do Sine de Criciúma, Célia Heinzen Cardoso Sartor, a assistente social do Sine, Maria Elizabeth Ghedin Pizzollo, o gerente do Presídio Santa Augusta, Jovino Zanelato, a coordenadora do projeto do Curso Profissionalizante realizado pela Unesc, Fabiane Fabris e a coordenadora dos Projetos Sociais da Unesc no Presídio Santa Augusta, Janete Trichês.

O curso profissionalizante iniciou em março deste ano e no próximo mês, as dez primeiras mulheres irão receber o certificado de conclusão – a data da formatura será definida na próxima semana. Até dezembro de 2012, outras dez reeducandas vão se capacitar profissionalmente para trabalhar na área de alimentos. O curso tem o total de 40,5 horas/aula e os encontros ocorrem duas vezes por semana na cozinha do presídio. As acadêmicas da sexta fase do curso de Nutrição da Unesc, Angeli Mezari Borges e Danusia Peterle Fernandes, orientadas pela coordenadora do curso, são as responsáveis pelas aulas.

Fabiane explicou que a intenção é que todos os anos, 20 mulheres sejam formadas, para que ao cumprirem sua pena, tenham mais chances de conseguir um emprego, o que ajudará também na recuperação da autoestima destas mulheres. Segundo a coordenadora do curso, já há lista de espera para a próxima turma.

Para Janete, que existe uma preocupação em dar continuidade ao processo iniciado com o curso. “É importante que elas consigam um lugar no mercado de trabalho. Isso é fundamental para a reinserção destas mulheres na sociedade e para o resgate da sua dignidade”, afirmou. “Há uma carência de pessoas capacitadas para atuarem na área de alimento. É uma oportunidade para elas”, complementou Janete.

Por meio do Serviço Psicossocial, as ex-detentas poderão ir ao Sine de sua cidade e receber atenção no encaminhamento para a vaga de emprego. Com o documento de bom comportamento em mãos, elas vão receber uma carta de recomendação para entregar ao possível empregador.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 31 de agosto de 2012 às 09:30
Compartilhar Comente

Aprofucri vence Brusque em casa pela última rodada da primeira fase do Estadual

Aprofucri vence Brusque em casa pela última rodada da primeira fase do Estadual
Milena Spilere Nandi Mais imagens

A equipe de futsal feminino da Aprofucri/FME de Criciúma venceu em casa o Barateiro/Brusque na noite de hoje (30/8), por 4 a 2 e garantiu a vice-liderança na primeira fase do Campeonato Estadual Adulto.

No ginásio José Antônio Carrilho, Ariane (2) e Fabi marcaram para Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc) no primeiro tempo, que terminou 3 a 1 para as donas da casa. Na segunda etapa da partida, Fabi completou o placar da vitória.

O primeiro desafio das meninas de Criciúma nas semifinais da competição será contra Female/Chapecó, no Oeste do Estado. O jogo de volta será na Unesc. Enfrentam-se também nesta etapa do Estadual Kindermann/Caçador e Barateiro/Brusque. As datas e horários das semifinais ainda serão definidos.

Para o técnico da Aprofucri, Leandro Nascimento, apesar das duas derrotas sofridas no início da competição, a equipe da Unesc conseguiu se recuperar, vencendo cinco dos oito jogos da primeira etapa. Antes de iniciar a segunda fase do Estadual, a Aprofucri embarca para São Caetano, São Paulo, onde disputa a partir de 11 de setembro, a Liga Nacional de Futsal Feminino.

A classificação da primeira fase do Estadual ficou: Kindermann/Caçador em primeiro com 18 pontos, Aprofucri/FME Criciúma em segundo com 15 pontos, Female/Chapecó em terceiro com 14 e Barateiro/Brusque com 13 pontos. O Vasto Verde/Blumenau não pontuou.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 30 de agosto de 2012 às 22:05
Compartilhar Comente

Música e poesia no Sarau Poético da Praça do Estudante

Música e poesia no Sarau Poético da Praça do Estudante
Milena Spilere Nandi Mais imagens

A Praça do Estudante da Unesc foi palco da edição desta semana do projeto Quintas Culturais. Durante o Sarau Poético, a música do estudante do curso de Psicologia, Maiquel Martins (voz e violão) e o ensaio Entre Neruda & Florbela, com os poetas José Dagostim (papel de curador), João Marino (papel de Pablo Neruda) e Fernanda Sabino (papel de Florbela Espanca) aqueceram a fria noite. As apresentações encerraram com a contação de histórias com Marinelza Maccari, com Compadre da Morte.

A inspiração do ensaio Entre Neruda & Florbela, de João Marino e Fernanda Sabino vem das metáforas românticas de Pablo Neruda e da visionária Florbela Espanca. Já a poesia de José Dagostim é inspirada nos Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda e nos Sonetos de Florbela Espanca.

Florbela Espanca nascida em Portugal no início do século 20 é considerada a mais sublime voz feminina da poesia portuguesa de todos os tempos. O poeta chileno Pablo Neruda foi uma das maiores vozes da poesia mundial.

Participe

O projeto Quintas Culturais ocorre todas as semanas na Unesc. O objetivo é promover o desenvolvimento na comunidade acadêmica da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas.

Grupos e artistas que quiserem mostrar seu talento e pluralidade cultural podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo telefone (48) 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 30 de agosto de 2012 às 20:12
Compartilhar Comente

Reitoria empossa comissão para avaliar a ampliação e fortalecimento do Colégio Unesc

Reitoria empossa comissão para avaliar a ampliação e fortalecimento do Colégio Unesc
Milena Spilere Nandi Mais imagens

O reitor Gildo Volpato empossou na tarde de hoje (30/8), a comissão responsável pela avaliação da ampliação e fortalecimento do Colégio Unesc. Os membros da comissão terão 30 dias para elaborar uma proposta e apresentar para a Reitoria.

A comissão foi constituída pela portaria nº 74/2012 e tem como presidente Valéria de Araújo (Controladoria) e demais membros Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg (Departamento de Obras e Infraestrutura), Janir de Quadra Paim (Departamento de Finanças e Contabilidade), Lúcia Búrigo (Setor de Comunicação Integrada), Marcelo Feldhaus (Colégio Unesc) e Michel Alisson da Silva (Procuradoria).

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 30 de agosto de 2012 às 16:49
Compartilhar Comente