Unesc apresenta projetos e propostas na área ambiental para o MPSC
As pesquisas e projetos na área ambiental desenvolvidos pela Unesc serão utilizados no trabalho do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Na tarde de hoje, o promotor da 9ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Luiz Fernando Góes Ulysséa, esteve reunido com o reitor Gildo Volpato para conhecer o trabalho realizado pela Universidade.
Foi apresentado para Ulysséa ações desenvolvidas e propostas de futuras ações dos cursos de Geografia e Engenharia Ambiental, da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Ulysséa irá analisar o que foi apresentado e entrará em contato com os responsáveis pelas ações para alinhavar a parceria.
Ações na área de proteção dos recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, identificação e cadastramento das áreas de descarte de resíduos de construção e demolição e da correta destinação dos resíduos sólidos e da construção de hortas em áreas degradadas e o reaproveitamento de alimentos em comunidades carentes estiveram entre as ações apresentadas. Além disso, há o trabalho dos laboratórios e a elaboração de planejamento de saneamento básico também foi detalhado.
A apresentação foi solicitada durante reunião entre a Reitoria e o MPSC, em meados de agosto. “O que temos de estrutura e o que produzimos de projetos e pesquisa na área ambiental é para ser usado para o benefício da comunidade. A Unesc está à disposição para firmar parcerias com o Ministério Público tanto para projetos atuais quanto para futuros”, afirmou Volpato.
Para Ulysséa, a parceria entre a Universidade e o MPSC auxiliará o trabalho da promotoria. “Vocês têm o conhecimento específico que ajudará no embasamento do trabalho. A ideia é fazer um viés diferente. Primeiro apresentar as informações sobre a situação para depois cobrar das pessoas responsáveis”, comentou.
A 9ª Promotoria abrange 32 municípios da região Sul do Estado. Segundo o Ulysséa, uma das prioridades do trabalho será a atenção aos recursos hídricos. “Esta é uma questão fundamental para a sociedade”.
Participaram da reunião a coordenadora do curso de Geografia, Yasmine de Moura da Cunha, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, o professor Mário Guadagnin, a coordenadora do GIPMAUR) Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano, Birgit Harter-Marques, o pesquisador da área ambiental José Carlos Virtuoso, a professora do curso de Farmácia, Angela Rossato, a coordenadora do curso de Enfermagem, Magada Tessman Schwalm e o diretor do Iparque, Elídio Angioletto.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
31 de agosto de 2012 às 20:13
Newsletter
RSS