Evento promove diálogos com Eduardo Marinho
“Diálogos com Eduardo Marinho: Consciência, Arte e Atitude” é o tema do evento que o CA (Centro Acadêmico) de Psicologia da Unesc e o PAES (Programa de Ações em Economia Solidária) promovem nesta quarta-feira (29/8), no Miniauditório do Bloco P (Sala 19), às 19h30. O encontro traz pela terceira vez a Universidade o artista carioca Eduardo Marinho para um bate-papo.
Marinho é reconhecido pela atitude corajosa de doar a vida em prol da coletividade, fazendo da arte um caminho de reflexão e consciência. Ele é autor do livro Crônicas e Pontos de Vista, lançado em 2012. Durante o encontro, o artista irá expor alguns dos seus trabalhos no corredor do Bloco P.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 27 de agosto de 2012 às 11:12Unesc oferece programa de capacitação para professores em início de carreira gratuitamente
Os professores de Educação Física em início de carreira interessados em se aperfeiçoar podem participar do PADI (Programa de Acompanhamento Docente no Início da Carreira para Professores de Educação Física) da Unesc. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de setembro através do e-mail gpom@unesc.net (ficha de inscrição). Mais informações pelo telefone 3431-2572.
O PADI será realizado em três módulos com encontros mensais aos sábados, das 8 às 17 horas, no Complexo Esportivo da Universidade. Para participar é necessário ser professor de Educação Física e ter no máximo cinco anos de experiência na realidade escolar.
O Programa, que é organizado pelo GPOM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física), tem como objetivo realizar um acompanhamento de professores iniciantes, buscando contribuir para que o processo de desenvolvimento profissional esteja centrado na escola.
Programação
22/9 - Início da docência: o estado da arte sobre o tema
20/10 - Desenvolvimento docente: um debate sobre a construção do ser professor
23/11 - Trabalho e cultura docente: o trabalho coletivo como fonte de construção da prática educativa
15/12 - Experiências de ensino aprendizagem: o PIBID como uma possibilidade para compreensão da cultura escolar
23/3/2013 - Formação permanente: o professor pesquisador e a construção do intelectual crítico reflexivo
20/4/2013 - Identidade docente e cultura escolar
18/5/2013 - Perspectivas pedagógicas em educação física e proposta pedagógica do estado de Santa Catarina
22/6/2013 - Avaliação em educação física escolar.
Agosto a dezembro de 2013 (sem data definida) - Estratégia Educativa: as experiências de ensino aprendizagem dos professores iniciantes
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 27 de agosto de 2012 às 10:23Unesc conquista 19 medalhas nos Jogos Universitários Catarinenses
A Unesc conquistou 19 medalhas nas disputas de atletismo do JUCs (Jogos Universitários Catarinenses) que ocorreu no final de semana (25 e 26/8). Foram dez medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A Universidade foi representada por 12 alunos de sete cursos, que participaram de 16 provas diferentes. Nas disputas femininas a Unesc ficou em segundo lugar geral, ao conquistar 14 medalhas.
Com essas conquistas a Universidade chega a 20 medalhas JUCs deste ano, com 11 de ouro, pois foi campeão no futsal feminino. O JUCs reúne cerca de 1,5 mil estudantes de 13 IES (Instituições de Ensino Superior), sendo que as provas de natação, em que a Unesc terá três alunos, ocorrem nos dias 1º e 2 de setembro.
Medalhas
Feminino
- Aline dos Santos (2): ouro nos 5.000 e 1.500 metros rasos
- Angélica Cardoso (3): ouro no 400 metros com barreiras, prata no 100 metros com barreiras e bronze no 400 metros rasos
- Bianca dos Santos (2): ouro nos 800 e 400 metros rasos
- Iara Crepaldi (2): ouro nos saltos triplo e em altura
- Samara da Silva (3): prata nos lançamentos de dardo e martelo e bronze no arremesso de peso
- Iara Crepaldi, Angélica Cardoso, Samara da Silva e Bianca dos Santos (2): ouro nos revezamentos 4x100 e 4x400 metros
Masculino
- Dario Santos Neto (2): prata no 100 metros rasos e bronze no 100 metros rasos
- Juliano Dal Molin (1): ouro no lançamento de dardo
- Leonardo Brancher (1): bronze no 400 metros rasos
- Rafael Pizzolo (1): prata no 400 metros com barreiras
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 27 de agosto de 2012 às 09:44Público interno e externo da Unesc se beneficia com ambiente repaginado
Praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. E quando são feitos em um ambiente agradável, os resultados são melhores ainda. Para garantir mais conforto para os alunos, a Academia da Unesc passou recentemente por uma reforma – que durou três semanas. E junto com as obras, o espaço ganhou novos aparelhos, como esteiras e bicicletas.
O coordenador da Academia da Unesc, Douglas Amboni Sombrio, afirma que o espaço está aberto não só a estudantes, professores e funcionários da Unesc, mas qualquer pessoa da comunidade pode se matricular e usufruir da estrutura, que também serve como local de estágio para alunos do curso de Educação Física. “Na Academia, estudantes da 8ª fase acompanham as atividades com a supervisão de um profissional e além de terem contato com o público, observam na prática como é feita a avaliação física, a orientação e a prescrição de exercícios”, conta Douglas.
Segundo o coordenador da Academia, são permitidos no máximo 15 alunos por horário, para garantir o bom atendimento e a qualidade dos serviços. A Academia da Unesc funciona de segunda a quarta-feira das 6h30 às 11h45 e das 17h45 às 23 horas. Nas quintas-feiras, o horário de atendimento é das 17h45 às 23 horas e nas sextas-feiras, das 6h30 às 11h45.
Os interessados em utilizar a Academia devem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2529. O coordenador orienta que as pessoas conheçam o espaço antes. “É importante que eles venham até aqui e conversem conosco para tirar dúvidas. Vale lembrar também da importância de iniciar as atividades com atestado médico”, salienta.
Saúde e qualidade de vida são procuradas pelos frequentadores
O acadêmico da 2ª fase do curso de Psicologia da Unesc, Gustavo Batanolli, de 19 anos, procurou a Academia por recomendação médica. Ele reservou a noite da última terça-feira (21/8) para iniciar o treino. “Sou sedentário e sinto algumas dores. Fui ao médico e ele me orientou a fazer exercícios”, conta. Como é aluno da Universidade, resolveu aproveitar os valores das mensalidades e começar a se movimentar. “É interessante a Universidade oferecer este serviço. Faz parte da missão dela beneficiar a comunidade”, afirma.
No mesmo horário em que Batanolli começou na Academia, o aluno da 4ª fase do curso de Medicina, Celso Carneiro Carvalho Júnior, de 23 anos, treinava. Desde que ingressou na Unesc há dois anos, Carvalho vem utilizando a Academia da Universidade. Ele afirma que até então não havia frequentado uma academia com regularidade, mas após o início das aulas, resolveu ‘unir o útil ao agradável’. “Optei pela Academia da Unesc em primeiro lugar pela facilidade de já estar dentro da Universidade. Saio da aula e venho. O preço também é acessível, o que incentiva as pessoas a praticarem exercícios e cuidarem da saúde”, diz.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 25 de agosto de 2012 às 11:00Melhores do Brasil: Unesc está entre vencedoras de prêmio nacional para mulheres na ciência
A Unesc é uma das sete universidades brasileiras vencedoras do Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012, sendo a única universidade comunitária do Brasil a receber o reconhecimento. A Universidade é a única catarinense na lista, conquistando o prêmio pelo quarto ano seguido – a pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Gislaine Zilli Réus é a vencedora deste ano. Exceto a da Unesc, todas as pesquisadoras premiadas são vinculadas a universidades federais.
“Este prêmio foi muito importante, pois tudo o que aprendi na pesquisa foi aqui na Universidade. Isto é um grande incentivo, me mostrando que a Unesc tem uma ótima qualidade de ensino e grandes mestres, o que tornou tudo isso possível. Além disso, o prêmio é importante porque valoriza as mulheres como pesquisadoras”, comentou Gislaine. A pesquisadora premiada receberá uma bolsa de auxilio as suas pesquisas no valor de US$ 20 mil. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 26 de setembro de 2012, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.
Sustentabilidade
A edição deste ano do prêmio teve como tema a Sustentabilidade. Gislaine foi premiada na área de Ciências Biológicas com a pesquisa “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”, sobre ansiedade e depressão.
“Tanto a ansiedade quanto a depressão são problemas de saúde pública e apresentam alta mortalidade e repercussões econômicas significativas. No entanto, ainda não se sabe exatamente quais são as causas desses transtornos. Por isso é importante estudá-las para entender a neurobiologia deles e encontrar tratamentos mais efetivos”, explicou a pesquisadora.
Mulheres na Ciência
A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. Ela é voltada à valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e ao desenvolvimento científico. A Unesc já apareceu na lista de vencedoras com as pesquisadoras Alexandra Zugno (2009), Patrícia Fernanda Schuck (2010) e Tatiana Barichello (2011).
Em sua sétima edição, a iniciativa contempla sete jovens cientistas, nas áreas das ciências Biológicas, Físicas, Químicas e Matemáticas. Entre as universidades reconhecidas estão a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Pesquisadora
Desde 2004 na Unesc, Gislaine Zilli Réus atua como pesquisadora no Laboratório de Neurociências, com orientação do professor doutor João Quevedo, e como professora do curso de Enfermagem. Gislaine é formada em Ciências Biológicas (Bacharelado), sendo que durante sua graduação foi aluna de iniciação científica.
“Os anos de iniciação científica possibilitaram minha entrada no Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc. Terminei o doutorado no início de 2011 e logo iniciei o pós-doutorado aqui na Unesc. Durante os anos de doutorado e agora no pós-doutorado venho trabalhando na linha de pesquisa de depressão”, contou.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 22 de agosto de 2012 às 08:52
Newsletter
RSS