Curso realiza o 1º Contabilizando Trote
O 1º Contabilizando Trote, do curso de Ciência Contábeis da Unesc, vai unir diversão com solidariedade. Enquanto nesta quarta-feira (29/8) os alunos vão participar de três provas no Ginásio José Antônio Carrilho, até o dia 19 de setembro eles estão promovendo a doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea, além de contribuírem com fraldas geriátricas, que serão encaminhadas aos asilos de Criciúma.
Nesta quarta, a partir das 19h30, as duas turmas de calouros se enfrentam em uma partida de futsal masculino e um torneio de pênalti feminino, além de disputarem como a melhor torcida organizada. No dia 11 de setembro eles vão apresentar uma paródia sobre o curso, às 20h40, em local a ser definido.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 28 de agosto de 2012 às 16:47Professores da Unesc são palestrantes em Workshop Internacional
Dois professores do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) da Unesc serão palestrantes durante o 7º Workshop Internacional de Materiais, promovido pelo Senai. O evento ocorre nesta quinta-feira (30/8) em Criciúma, no Siso’s Hall, a partir das 13h30. O Workshop tem como tema central Tendências de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos Materiais para Aplicações Industriais.
Os professores doutores Oscar Montedo e Agenor de Noni Junior vão realizar a palestra “Cerâmica avançada: perspectivas de aplicação e desafios tecnológicos atuais e futuros”, às 17h55. O evento reúne pesquisadores do Brasil, Alemanha e México, como o diretor do CIQA (Centro de Investigación en Quimica Aplicada) do México, professor doutor Juan Mendes Nonnel. O diretor, inclusive, realiza uma palestra na noite de hoje (28/8) na Unesc, sobre inovação na área de materiais.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 28 de agosto de 2012 às 16:01Pesquisa faz levantamento do ecossistema aquático da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga
“Análise integrada da qualidade do ecossistema aquático do estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, Santa Catarina” é o tema da pesquisa da defesa de dissertação desta quinta-feira (30/8) do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc. A mestranda Caroline Elise Schnack vai apresentar seu estudo na sala 18 do Bloco P, às 14 horas.
Caroline terá em sua banca os professores doutores Carlyle Torres Bezerra de Menezes (orientador), Álvaro José Back e Leonardo Rubi Rorig (UFSC).
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 28 de agosto de 2012 às 14:40Plano Diretor de Criciúma é tema de pesquisa de professor da Unesc
Há uma década iniciou a revisão do Plano Diretor de Criciúma, que depois de passar por vários formatos de discussão, umas mais e outras menos participativas, permanece indefinido. A constatação é do professor da Unesc, geógrafo Eduardo Preis, que concluiu seu mestrado na UFSC, em que analisou o Plano Criciúma à luz do novo modelo de planejamento urbano, proposto pelo Estatuto da Cidade, que exige um planejamento mais aberto para a sociedade, além dos técnicos e do poder público.
A pesquisa analisou os principais fatores de influência no Plano Diretor, como a tradição participativa da sociedade, a vontade política, a adesão dos técnicos de planejamento ao processo participativo, o formato institucional e as condições territoriais.
O pesquisador explicou que os atores envolvidos na discussão não tiveram clareza do papel que deveriam desempenhar e o plano se direcionou para disputas territoriais específicas, minimizando aspectos como a mobilidade, as áreas públicas e a dinamização econômica da cidade.
“Ao invés de discutir como fazer para termos uma cidade melhor, o plano foi palco de disputas territoriais promovidas pela falta de consciência do papel de cada envolvido no processo participativo”, comentou Preis.
O professor, entretanto, explicou que Criciúma não é uma exceção no estado de Santa Catarina, onde os maiores municípios tem tido dificuldade com este tema.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 28 de agosto de 2012 às 11:40Cursos de Licenciatura da Unesc se unem sob a Arte Moderna
A Semana Integrada dos Cursos de Artes Visuais, História, Letras e Sociologia da Unesc inicou na noite de hoje (27/8) com um debate sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as suas influências na contemporaneidade. A convidada para a abertura do evento foi a professora doutora Maria Bernadete Ramos Flores, da UFSC, que apresentou obras de vários artistas nacionais e internacionais e fez uma análise de cada uma delas, utilizando o pensamento de filósofos sobre a arte. Além disso, a professora abordou a relação entre arte e política. A Semana Integrada tem como tema “Arte, Memória e História: A Semana de 1922 no Brasil”, e vai até 31 de agosto.
Maria Bernadete é professora titular de História Cultural na UFSC e coordenadora do laboratório de História e Cultura da instituição de ensino. Com doutorado em História pela PUC-SP, Maria Bernadete é autora de diversos artigos sobre cultura e de livros como “Farra do Boi: Palavras, Sentidos e Ficções”.
Segundo a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurelia Regina de Souza Honorato, participar de um evento integrado como a Semana Integrada permite conhecer um pouco mais de cada curso. Para ela, é importante que se faça uma reflexão de como a primeira manifestação coletiva de Arte Moderna no Brasil (que ocorreu em 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922), que ocorreu há 90 anos, ainda influencia as manifestações artísticas e a cultura, além do ensino.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Borges Ferreira, afirma que trabalhar em coletividade é mais difícil, mas que o objetivo do evento foi alcançado. “É só observar o auditório (Ruy Hülse) lotado e essa interação entre as Licenciaturas. O ecletismo da Semana de Arte Moderna também nos chama a atenção da necessidade de que os professores têm de conhecer as várias manifestações culturais”, afirmou.
O coordenador do curso de História, Paulo Sérgio Osório (mediador do debate), o de Letras Richarles Souza de Carvalho e a de Sociologia Guiomar da Rosa Bortot, assim como o coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), André Cechinel, também participaram da abertura do evento.
Programação:
Amanhã (28/8), ocorre uma mesa-redonda com pesquisadores das áreas de Arte, História e Letras, e na quarta-feira (29/8) a exibição de um filme, seguido de um debate, ambos os dias no Auditório Ruy Hülse e às 19h30.
As apresentações de trabalhos serão realizadas na quinta-feira (30/8), a partir das 19h30, nas salas de aulas dos blocos H, J, G e L. A semana encerra com uma Noite Cultural na sexta-feira (31/8), a partir das 19h30, na sede social a Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc).
O evento é gratuito para todos e aberto ao público em geral, mas os participantes que quiserem receber um certificado devem inscrever-se nas secretarias dos cursos e pagar uma taxa.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 27 de agosto de 2012 às 22:08
Newsletter
RSS