AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Cursos de Licenciatura da Unesc se unem sob a Arte Moderna

Cursos de Licenciatura da Unesc se unem sob a Arte Moderna
Milena Spilere Nandi Mais imagens

A Semana Integrada dos Cursos de Artes Visuais, História, Letras e Sociologia da Unesc inicou na noite de hoje (27/8) com um debate sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as suas influências na contemporaneidade. A convidada para a abertura do evento foi a professora doutora Maria Bernadete Ramos Flores, da UFSC, que apresentou obras de vários artistas nacionais e internacionais e fez uma análise de cada uma delas, utilizando o pensamento de filósofos sobre a arte. Além disso, a professora abordou a relação entre arte e política. A Semana Integrada tem como tema “Arte, Memória e História: A Semana de 1922 no Brasil”, e vai até 31 de agosto.

Maria Bernadete é professora titular de História Cultural na UFSC e coordenadora do laboratório de História e Cultura da instituição de ensino. Com doutorado em História pela PUC-SP, Maria Bernadete é autora de diversos artigos sobre cultura e de livros como “Farra do Boi: Palavras, Sentidos e Ficções”.

Segundo a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurelia Regina de Souza Honorato, participar de um evento integrado como a Semana Integrada permite conhecer um pouco mais de cada curso. Para ela, é importante que se faça uma reflexão de como a primeira manifestação coletiva de Arte Moderna no Brasil (que ocorreu em 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922), que ocorreu há 90 anos, ainda influencia as manifestações artísticas e a cultura, além do ensino.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Borges Ferreira, afirma que trabalhar em coletividade é mais difícil, mas que o objetivo do evento foi alcançado. “É só observar o auditório (Ruy Hülse) lotado e essa interação entre as Licenciaturas. O ecletismo da Semana de Arte Moderna também nos chama a atenção da necessidade de que os professores têm de conhecer as várias manifestações culturais”, afirmou.

O coordenador do curso de História, Paulo Sérgio Osório (mediador do debate), o de Letras Richarles Souza de Carvalho e a de Sociologia Guiomar da Rosa Bortot, assim como o coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), André Cechinel, também participaram da abertura do evento.

Programação:

Amanhã (28/8), ocorre uma mesa-redonda com pesquisadores das áreas de Arte, História e Letras, e na quarta-feira (29/8) a exibição de um filme, seguido de um debate, ambos os dias no Auditório Ruy Hülse e às 19h30.

As apresentações de trabalhos serão realizadas na quinta-feira (30/8), a partir das 19h30, nas salas de aulas dos blocos H, J, G e L. A semana encerra com uma Noite Cultural na sexta-feira (31/8), a partir das 19h30, na sede social a Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc).

O evento é gratuito para todos e aberto ao público em geral, mas os participantes que quiserem receber um certificado devem inscrever-se nas secretarias dos cursos e pagar uma taxa.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

27 de agosto de 2012 às 22:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário