Estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia reinauguram Centros Acadêmicos
Os acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Odontologia que visitarem seus Centros Acadêmicos encontrarão um novo espaço, moderno, acolhedor e adequado a vida na Universidade. A cerimonia de reinauguração dos locais foi realizada na manhã desta terça-feira (2/7), com a presença de representantes da Unicred, parceira das reformas.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, participou da confraternização e destacou o momento como símbolo de fortalecimento estudantil. “É gratificante fazer parte de momentos em que o acadêmico fortalece seu papel como protagonista de nossa Unesc, uma Instituição que prioriza seu maior bem. Os novos espaços, amplos e confortáveis, trarão vivências importantes, possibilitando momentos de relaxamento, estudos e integração”, destaca a reitora.
Os dois centros acadêmicos, um para Enfermagem e Odontologia e outro para Medicina, receberam uma nova plotagem externa, retoques internos e novos moveis, como sofás, mesas e decoração. “Uma importante conquista para nós estudantes. Ter um local reservado e acolhedor para estudos, conversar ou apenas momento para si é fundamental longo do semestre, principalmente em cursos integrais”, avalia o presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Guilherme Strelow.
O presidente da Unicred, Luiz Vidal Alves de Miranda, também destacou os novos Centros Acadêmicos como uma conquista e reforçou a oportunidade de contribuir com o futuro. “Hoje resgatamos nosso DNA. Mais que um investimento, estamos valorizando nossas origens e proporcionando qualidade de vida e oportunidades as figuras mais importantes nesta cerimônia, os estudantes”, frisa Miranda
Também estiveram presentes e representados os coordenadores de cursos: Ioná Vieira Bez Birolo de Enfermagem e Maria Inês da Rosa de Medicina. Morgana Guzzatti, que assumirá a coordenação de Odontologia em agosto, e Renan Ceretta, atual coordenador, também marcaram presença na cerimônia.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o vice-reitor, Daniel Preve; a vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos, e o diretor executivo da Unicred, Marcelo Lima, também estiveram na reinauguração.
Além de Guilherme Strelow, presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, as gestões dos Centros Acadêmicos que dividiram o momento de conquista são feitas por Luana Campos, de Enfermagem, e Luiz Fernanda Cordioli, de Medicina.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de julho de 2019 às 11:50Iniciativas do Setor de Arte e Cultura movimentam o campus nas quintas-feiras
Há dez anos, a quinta-feira é dia arte e cultural na Unesc. Professores, colaboradores e estudantes são recepcionados, entre 18h30 e 19 horas, no Hall dos blocos XXI por artistas do canário universitário e do público externo no Quintas Culturais. Em 2019, o espaço se tornou ainda mais democrático ao receber o Quintas Feirabazar, realizado semanalmente das 17 às 19 horas.
As iniciativas do Setor de Arte e Cultura da Universidade abrem as portas da Instituição para a democracia artística, colocando em evidência a pluralidade cultural da Unesc. “É um incentivo à arte e suas formações. O local entrega o que se faz necessário para nossa missão, de ampliar o olhar e a sensibilidade no campus e fora dele”, destaca a coordenadora do Setor, Amalhene Baesso Reddig.
O Quintas
Com a finalidade de incentivar talentos, o desenvolvimento da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas na comunidade acadêmica é reforçado no palco. A participação gratuita garante a circulação, formação e o fomento da arte e da cultura na Universidade.
Para participar, o contato pode ser feito presencialmente no Setor de Arte e Cultura, na sala 11 do Bloco P, ou no e-mail cultura@unesc.net.
Quintas Feirabazar
A proposta incentiva um consumo consciente através da venda e troca de produtos entre a comunidade acadêmica. A iniciativa tem inspiração no “Mercado de Pulgas”, evento também chamado de “Feira da Ladra”, realizado em diversos países.
No espaço, são comercializados objetos como roupas, livros, CD’s, produções artísticas, entre outros produtos com exceção de alimentos. Para participar, o interessado pode encaminhar um e-mail para cultura@unesc.net.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de julho de 2019 às 09:44Arte e cultura na comunidade
Na última semana o Setor de Arte e Cultura da Unesc levou conhecimentos ao Bairro da Juventude e a Escola Estadual Marcos Rovaris. Foi a Formação de Público na Linguagem da Dança, Música e Teatro, ação que faz parte do Projeto Festival Noite de Luz – Ano 4.
A proposta, de cunho extensionista, possibilitou um espaço de participação comunitária, oportunizando o envolvimento de músicos, corais, dançarinos, bailarinos e grupos de teatro em um espetáculo de artes integradas.
O produto cultural do Arte e Cultura, Maxwell Sandeer Flor, conta que o resultado foi a sensibilização da comunidade presente para a cultura de paz e valorização das manifestações artístico-culturais.
"Um dos nossos objetivos é estabelecer vínculos com a comunidade local e regional em prol a cultura, contribuindo para a formação de plateia envolvendo a artes integradas", destaca o produtor.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de julho de 2019 às 09:30Unesc recebe palestra “Questione sua mente em nome da paz”
O Auditório Ruy Hülse, da Unesc, esteve lotado na noite desta segunda-feira (1/7), em pleno fim de semestre acadêmico, para uma palestra com conteúdo diferenciado. Ao invés de teorias de áreas específicas do conhecimento, o evento trouxe ensinamentos para todos os tipos de expectadores. Indo além da teoria, porém com base científica, a palestra que tratou do tema “Questione sua mente em nome da paz” envolveu os participantes em momentos de reflexão e autoconhecimento. A responsável pelos os vidrados ao longo de toda a noite foi a lageana Shirayam Daniele Ribeiro, membro da Organização Internacional Condor Blanco e produtora mundial da escola de liderança Free Mind.
Shirayam destacou sua trajetória de vida pessoal e a sua procura por significados até o encontro com a Free Mind e seu trabalho de espalhar essa mensagem pelo mundo todo. Interessada por leituras e pela busca do conhecimento desde a adolescência, ela se dedica a aconselhar pessoas desde os 19 anos. De lá para cá já aprendeu, evoluiu e encarou outras atividades, nas quais encontrou ainda mais significado nas práticas que seguia. “Cheguei em um momento que sem perceber eu estava trabalhando sem parar para ser produtiva. Fiquei meses sem folga e meu corpo sentiu isso. Até que parei para refletir e vi que estava indo contra os meus princípios e que precisava mudar esse rumo”, comentou.
Com essa virada na vida, Shirayam deixou o antigo emprego como produtora de espetáculos em Miami, por meio do qual conheceu personalidades como Madonna, Tina Turner e Beyoncé, para se dedicar ao ideal de libertar a mente das pessoas dos chamados “padrões limitantes”. “Eu me isolei em um retiro de silêncio, refleti e criei um treinamento para que pudesse transmitir essa mensagem para as pessoas. Ao apresentar isso ao Condor Blanco o treinamento foi aceito e desde então já passamos por diversos países, encarando todo tipo de público e de situação para buscar a conquista da autonomia interna e externa”, completou.
Os ensinamentos da catarinense que conquistou o mundo todo com suas mensagens baseiam-se na possibilidade de identificar pensamentos, avalia-los e afastá-los na medida em que não são válidos. “Eu percebi que o que mais nos aflige não é o que de fato está acontecendo na realidade, mas, sim, o que se passa em nosso pensamento, o que nossa mente cria sobre o que aconteceu, vai acontecer ou deixar de acontecer”, pontuou.
Diante disto, um dos focos da orientação é baseado em quatro ações principais: parar, sentir, questionar e transcender, cada uma explicada de forma especial no encontro desta segunda-feira. Ainda entre as orientações que se relacionam com o tema da palestra, Shirayam deixou a provocação de uma pergunta a ser feita por cada um a si mesmo ao se deparar com um problema. “Isso é uma das lições que aprendi com Byron Katie. Ela levanta a questão ‘Posso saber com absoluta certeza que isso que estou pensando é verdadeiro?’. Muitas vezes a resposta é ‘não’ e aí já identificamos que não precisamos estar ansiosos com esse assunto”, explicou.
Com técnicas que envolveram todos os presentes, Shirayam deixou uma mensagem de positividade e, conforme os relatos feitos após o evento, o desejo de que mais ações desse tipo sejam realizadas. Conforme o coordenador do Ânima da Unesc, setor responsável pelo evento, João Batanolli, a presença da palestrante marca um momento importante na Universidade. “Sinto que é época de convergência dos saberes, que estamos precisando muito disso. Estamos no império da ciência e abrimos as portas para a complementação do ser, para o sentimento, para a espiritualidade, questões cada vez mais necessárias em todos os meios. Estamos vendo que só desenvolvimento traz mais e mais ansiedade e em momento como esse a gente rompe os paradigmas para ver o mundo com outros olhos”, pontua.
Antes da palestra, a visitante teve a oportunidade de apresentar seu trabalho à pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toretti, ao ex-reitor Edson Rodrigues e à assessora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Merisandra Côrtes. No encontro, Indianara demonstrou interesse pelos dados apontados por Shirayam e vislumbrou possíveis parcerias para trabalhos dentro da Universidade. “Acredito muito nessa temática e, sendo da área da saúde, percebo claramente a necessidade de cuidarmos dessas questões em todos os âmbitos da Universidade. Vamos conversar novamente, esmiuçar as possibilidades e preparar, então, parcerias que possam beneficiar o maior número de pessoas possível com esses ensinamentos”, destacou.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 01 de julho de 2019 às 23:06Nadounesc: bons resultados no 4º Open de Natação
Desde que foi criado, no início de 2019, o projeto Nadounesc, do Colégio Unesc, vem coletando bons resultados. Dessa vez, quatro nadadores do projeto participaram, no último sábado (29), do 4º Open de Natação. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA), da Unesc, contou com a participação de mais de 100 nadadores iniciantes de todas as idades.
A premiação do evento ocorreu de forma participativa, onde todos os nadadores receberam medalhas. Porém, os resultados individuais de cada nadador foram levados em consideração por seus respectivos treinadores. “Conquistamos bons resultados no tempo geral e de cada um dos nossos atletas”, comemorou o professor do Nadounesc, Márcio Justo Evaldt.
Os representantes do Colégio Unesc participaram das categorias Nado Livre Masculino 25 metros, Nado Livre Feminino 25 metros e Revezamento. “É sempre bom coletarmos essa experiência competitiva, e os bons resultados ficam como norte para competições que virão”, colocou Evaldt. Os atletas do Nadounesc seguem treinando para melhorar ainda mais o tempo de cada nadador para eventos futuros.
O coordenador do GPEAA, professor Luciano Acordi, agradeceu a todos os participantes. “Tivemos nadadores de diversos municípios”, pontuou. Acordi também apontou a importância de um evento construído de uma perspectiva humana. “É gratificante ver idosos voltando a nadar, completando as provas, assim como ver as crianças de seis, sete anos, atravessando a piscina, com os pais vibrando pelos filhos, e todos sendo reconhecidos e recompensados no final”, comentou o docente, que também agradeceu ao apoio e estrutura da Unesc.
Além dos alunos do Nadounesc, participaram nadadores do Bairro da Juventude, Sociedade Recreativa Mampituba, Associação de Amigos da Praia de Torres (SAPT), acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc, adultos e idosos dos projetos Golfinho e Tartaruga, do GPEAA, New Corpore, Escola de Natação Bia Nardi, de Itapema, Grêmio Fronteira, de Araranguá e as Academias Hydronew, Hidrolife e Nadolu, de Criciúma.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Fagner Santos 01 de julho de 2019 às 18:25
Newsletter
RSS