AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala dos Municípios participa de evento da Associação dos Amigos do Rio Fiorita

Sala dos Municípios participa de evento da Associação dos Amigos do Rio Fiorita
Universidade se colocou à disposição da Associação para apoio em seus projetos (29/6) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, Izabel Regina de Souza, participou, no último sábado (29/6) do encontro da Associação dos Amigos do Rio Fiorita (AARFiorita). O evento, realizado em Siderópolis, contou com a posse da nova diretoria e uma plenária para discussão do destino dos terrenos onde eram o Escritório da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e o Clube Recreio dos Trabalhadores. Um dos objetivos da Associação é desenvolver atividades que visem a preservação do patrimônio histórico, social e cultural do Bairro Rio Fiorita.

A recepção dos convidados foi realizada na Capela Santa Bárbara com uma celebração religiosa. Na sequencia o grupo visitou o local onde era o Clube Recreio dos Trabalhadores e Escritório da CSN, seguindo ao restaurante Gran Beluno onde foi realizada a posse e a reunião, seguida de almoço.

Conforme Izabel, o evento foi uma ótima oportunidade para colocar a Sala dos Municípios à disposição para auxiliar o município na prospecção de oportunidades de captação de recursos para reconstrução do Clube, que é um patrimônio histórico e cultural do bairro e da cidade.

Ao fim do encontro a coordenadora foi presenteada como forma de agradecimento do grupo ao apoio da Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de julho de 2019 às 20:10
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva alunos ao Programa Parlamento Jovem Catarinense

Projeto de extensão leva alunos ao Programa Parlamento Jovem Catarinense
Ação aconteceu na última semana em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A equipe do projeto de extensão da Unesc intitulado de “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, junto da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza, participou do Programa Parlamento Jovem Catarinense Escola do Legislativo em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina na última quinta-feira (28/6).

Os alunos da escola levaram duas proposições para serem avaliadas pelos deputados do Parlamento Jovem. Uma sobre “Rio Mãe Luzia, debatendo a importância da recuperação e revitalização de suas águas para a região sul de Santa Catarina" e a outra sobre “Diminuir a quantidade do uso de agrotóxicos”, ressaltando a questão do uso intensivo de agrotóxicos nos meios agrícolas brasileiros.

A Assembleia teve a presença da presidente do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, a professora da Unesc Miriam da Conceição Martins; da diretora Silvana Guellere Milanez; das professoras  Erbel Gracia Savio Mondardo e Rosembel Gava Milanez; dos alunos e familiares dos membros do Parlamento Jovem; juntamente de Zenaide Pais Topanotti; e do acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Carlos Henrique Devilla Marcello. 

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, e os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de julho de 2019 às 19:40
Compartilhar Comente

Preparação intensa para a 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc

Preparação intensa para a 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc
Professores, estudantes e comunidade seguem firme nos ensaios e organização do evento (Fotos: Carina de Freitas) Mais imagens

Professores, alunos e toda a comunidade escolar do Colégio Unesc seguem, incansavelmente, com os preparativos para a 27ª Festa de Inverno. O evento terá como tema a “Diversidade Cultural Latino-Americana: Soy louco por ti América”, que foi decidido com participação dos estudantes do Colégio. A festa ocorre a partir das 17h do próximo sábado (6), na quadra de esportes do Complexo Esportivo da Unesc, e é aberta para todos os públicos.

A organização da festa espera receber aproximadamente 800 pessoas durante a celebração. Para tanto, os preparativos continuam. “Estamos trabalhando em conjunto com alunos, pais, professores, Reitoria, Diretoria de Ensino e o Departamento de Infraestrutura (DPI) da Unesc, onde todos nos auxiliam na montagem e preparação da festa”, coloca a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Por isso, agradecemos a todos que estão cooperando para que a festa saia do papel”, pontua a coordenadora.

Durante o evento, os visitantes poderão saborear pratos típicos das festividades de inverno, tais como quentão, pinhão e cachorro quente. “Também teremos asinha, entrevero, paella, pipoca, doces e bebidas”, acrescenta Marlene. Além dos alimentos, a festa vai oferecer barracas de Brinque e Ganhe, brinquedos infláveis e o sorteio de uma bicicleta e um tablet, provenientes de uma ação entre amigos que contou com a colaboração de pais, alunos, professores e comunidade.

Pensando no conhecimento

A 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc é resultado de um projeto interdisciplinar pedagógico que objetiva discutir o tema escolhido com os alunos. “É uma forma de refletir temáticas referentes ao planejamento escolar”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

A temática também é trabalhada em sala de aula pelos professores. O conteúdo visto culmina em apresentações artístico-culturais que exaltam subtemas pertinentes ao tema principal, que é a América do Sul. “Teremos o 6º ano do Fundamental com ‘Frida Kahlo’, o 8º com ‘Tango’ e o 9º com ‘Dia de los muertos’, comemoração tradicionalmente Mexicana”, exemplifica Carina. Além das apresentações dos alunos, a Companhia de Dança da Unesc também participará do evento.

Todas as turmas seguem ensaiando para o melhor desempenho no palco. As coreografias ficam a cargo dos professores Márcio Evaldt e Carolini de Bona. A coordenação da festa fica a cargo da professora Elaine dos Passos, Associação de Pais e Professores (APP) e Grêmio Estudantil, além das coordenações Geral e Pedagógica do Colégio Unesc.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 02 de julho de 2019 às 18:45
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod está com inscrições abertas para ocupações

Sala Edi Balod está com inscrições abertas para ocupações
Profissionais das áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro podem inscrever seus trabalhos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Sala Edi Balod, Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais da Unesc, está com inscrições abertas para artistas, coletivos, pesquisadores, produtores, críticos e curadores das áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro para realizarem propostas destinadas a ocupação do espaço. As ações deverão ser realizadas no período de agosto de 2019 a junho de 2020; e podem envolver exposições, encontros, aulas, palestras, residências, oficinas, eventos, espetáculos, ensaios abertos e ateliê temporário.

As inscrições das propostas seguem até o dia 10 de julho no link.

O edital completo do projeto pode ser conferido no site da Unesc. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de julho de 2019 às 14:45
Compartilhar Comente

Pesquisas da Unesc sobre inclusão e acessibilidade são apresentadas em Florianópolis

Pesquisas da Unesc sobre inclusão e acessibilidade são apresentadas em Florianópolis
Experiências foram levadas ao Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada, na última semana, no Cintedes (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar), evento realizado em Florianópolis. Quem levou o nome da instituição e apresentou dois trabalhos no evento foi a professora Zélia Medeiros Silveira.

O primeiro trabalho apresentado diz respeito ao resultado de uma pesquisa realizada no Pibic da Unesc no ano de 2018, intitulado “Processo de inclusão de acadêmicos com deficiência na Universidade do Extremo Sul Catarinense”, coordenado pela professora com a colaboração de estudantes de Psicologia e Licenciaturas. A segunda apresentação foi relacionada com as experiências do Sama (Setor Multifuncional de Aprendizagem), com o tema “SAMA e a inclusão e acessibilidade na Unesc”. Os artigos de ambas as pesquisas serão publicados nos anais do evento.

Conforme a professora, a Unesc vem sendo uma das instituições comunitárias que mais tem investido na inclusão e na acessibilidade dos acadêmicos com deficiência. “Por essa razão, a Universidade foi convidada durante o evento a socializar essas experiências em outras instituições”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de julho de 2019 às 13:28
Compartilhar Comente