Fórum Criciúma do Amanhã: dados são analisados em tempo real
Durante o Fórum Criciúma do Amanhã, um grupo teve atuação fundamental, realizando um trabalho pioneiro de captura e análise de dados em tempo real. A equipe, integrada por acadêmicos, pesquisadores e professores do GPMEQ (Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados), do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), e do IPESE (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada da Unesc), foi responsável por receber e formatar as mensagens da plateia e também enviadas por WhatsApp com sugestões sobre as prioridades de Criciúma e região para o futuro. Todos os dados recebidos foram submetidos a uma análise qualitativa e quantitativa do conteúdo e divididos por áreas, que foram tabuladas no gráfico final das demandas do evento, como segurança pública, saúde, desenvolvimento, educação e fortalecimento da economia. A equipe foi coordenada pelos professores Melissa Watanabe, do PPGDS, e Kristian Madeira, do GPMEQ.
Confira o infográfico
O trabalho foi sistematizado com cinco operadores recebendo as mensagens enviadas. Esses dados eram analisados a partir das palavras-chave que surgiam em cada uma das respostas que chegavam. A partir desta primeira sistematização, com essa palavra-chave que era colocada, ia para uma central que tinha a tarefa de compilar todas as informações de todos os cinco operadores e mais a mesa onde eram anotadas também as informações sugeridas pelo público ao microfone. Todas as palavras eram inseridas na “nuvem de palavras” e também direcionadas como destaques projetados no telão. Em paralelo as mensagens eram sistematizadas para um terceiro grupo, responsável pela estatística, realizando a análise de frequência das informações para, a partir dali, montar gráficos com prévias e, por fim, o slide final com a compilação das informações totais. “O back office era formado por estudantes do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, o IPESE, nosso instituto de pesquisa, que já tem uma expertise na captura dessas informações, e o grupo de pesquisa que trabalha com a área de matemática”, explica a professora Melissa Watanabe.
O professor Kristian Madeira, coordenador do GPMEQ, reitera a importância de que “a tomada de decisão que resultará em ações para promover o desenvolvimento da região, seja balizada por dados, coletados, tratados e refinados com o rigor dos métodos científicos produzidos e sistematizados pela humanidade, e que, portanto, faz-se vital o estreitamento dos laços entre setores públicos, privados e a Universidade”.
O próximo passo é aprimorar as informações recebidas, com protocolos que serão criados por áreas e ainda abrir os microdados das informações, para que se possa observar um maior número de pontos específicos que apareçam no total de dados recebidos. “A gente consegue, a partir dessas categorias, abrir as informações e analisar os dados, o que chamamos de microdados”, observa a coordenadora do PPGDS e completa: “Todo esse material finalizado fornecerá dados concretos que a sociedade poderá trabalhar para uma Criciúma do amanhã”, finaliza Melissa Watanabe.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 24 de julho de 2018 às 20:35Férias no Museu: diversão e aprendizados na Unesc
No Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski o período de férias é sinônimo de continuar aprendendo e se divertindo. Nesta terça-feira (24/07) os filhos dos funcionários e professores da Universidade participaram de mais uma edição do “Férias no Museu”.
Segundo a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do espaço, o programa é pensado para que as crianças vivenciem novas experiências e aprendam de forma divertida e descontraída durante o período de descanso escolar. “ São oferecidas atividades educativas e recreativas, como pintura, confecção de máscaras, contação de histórias, cinema com pipoca, jogos, brincadeiras e muito mais”, conta Morgana.
Ela explica ainda que a iniciativa busca a integração das famílias de colaboradores com o local de trabalho. “A ideia do projeto é aproximar as famílias dos colaboradores da Unesc, durante a realização de atividades em comum”, afirma a coordenadora.
Participe
O Museu de Zoologia promove regularmente a atividade durante a pausa escolar, basta ficar ligado no e-mail ou entrar em contato no telefone 3431-2573.
Conheça o Museu
Com mais de 1500 itens, o Museu de Zoologia da Universidade é um dos mais importantes acervos do país, com significativa contribuição para pesquisas, turismo e educação. Fundado em 2002, por meio de uma parceria com a Policia Militar Ambiental, já recebeu mais de 300 mil pessoas de 793 instituições.
Além de receber estudantes de escolas de Criciúma e região, a equipe do Museu também contribui com a conservação do ambiente marinho no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de monitoramentos, os biólogos catalogam as espécies, zelam pelo melhor ambiente para a fauna local e realizam atendimentos aos animais encalhados.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 18:21Esqueça um livro na Unesc
Sabe aquela obra que ficou parada na sua estante? Ela pode estimular a leitura e despertar o conhecimento em alguém. A ideia “Esqueça um livro”, promovida na Universidade pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da reitoria, pede para que voluntários esqueçam livros no hall do bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7).
A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, explica que a iniciativa é estimulada em todo o país e que para participar basta deixar uma obra em local público e visível. "É uma campanha feita por vários voluntários de todas as partes do Brasil, que espalham o projeto e fazem com que ele aconteça naturalmente. É simples e fácil participar, basta você “esquecer” livros em lugares públicos", comenta.
O projeto surgiu em 2007 e já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 17:53Fórum Criciúma do Amanhã: Cases de sucesso são apresentados em debate
No Fórum Criciúma do Amanhã, realizado nesta terça-feira (24/7) na Universidade, uma parceria entre Unesc e Rádio Som Maior, foram convidados a participar do debate o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, que abordou a “Ética nas Relações com o Poder Público”, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, no Paraná, José Roberto Matos, que falou sobre a organização do conselho. O painel teve como mediador o jornalista e editor-chefe do Jornal A Tribuna, Denis Luciano.
“Para falar do que precisamos para o nosso país é preciso fazer uma reflexão prévia. Por que estamos aqui? Estamos aqui porque somos privilegiados. Chegamos até aqui porque um dia os nossos antepassados sonharam. Muitos deles vieram de outros países, e acreditaram que aqui poderiam viver, formar família. Hoje o Brasil está em uma encruzilhada. Ou nós decidimos trilhar o caminho da grandeza ou permaneceremos na mediocridade. Qual é o legado da nossa passagem por aqui?”.
A partir deste chamamento à reflexão, Ribas apresentou o trabalho do Observatório Social, um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. “O Observatório Social é uma das ferramentas que um município tem para se desenvolver”, considera.
Ribas ressaltou que a corrupção começa na atitude de cada um e que é o momento de parar para pensar o que os acontecimentos no Brasil têm a ver com as práticas diárias. “O protagonismo está na atitude que vamos ter frente ao que está ocorrendo. Um dos caminhos é exatamente o que está ocorrendo hoje. Parar para refletir sobre o assunto”.
Já o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, no Paraná, José Roberto Matos, falou sobre como os significados das palavras engajamento, voluntariado e protagonismo foram colocados em prática pela sociedade para o desenvolvimento do município, até chegar ao Masterplan, um projeto criado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Associação Comercial e Empresarial de Maringá e a sociedade civil organizada.
Segundo Matos, o “Masterplan Metrópole de Maringá – Plano Socioeconômico” iniciou com a contratação de uma consultoria com experiência internacional. O resultado foi um estudo dos principais indicadores socioeconômicos de Maringá e identificação de potenciais e prospecção da visão de futuro da cidade para 2047. “No processo tivemos o envolvimento de mais de 200 voluntários. E ele só deu certo porque a sociedade abraçou a causa e protagonizou a mudança”.
Confira a cobertura
Fórum Criciúma do Amanhã reúne comunidade para pensar a região
Criciúma do Amanhã: Entidades juntas pelo desenvolvimento
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2018 às 16:23Formação Continuada discute o ensino a distância na Unesc
A Formação Continuada de Docentes segue agregando a qualidade de ensino e capacitando os docentes da Unesc. Na tarde desta terça-feira (24/7) as professoras Cibele Beirith Figueiredo Freitas e Guiomar da Rosa Bortot ministraram uma troca de experiências com a temática “Reflexões Sobre a Docência no Ead (Ensino a distância) ”.
Durante o encontro, os professores participaram de uma roda de conversa inicial e de atividades dinâmicas sobre o assunto. Para Wagner Blauth, professor da Universidade, o ensino a distância contribui para o aprendizado e deve ser valorizado. “É uma modalidade que oferece boas ferramentas de integração do conhecimento. Quem estuda em um curso ou disciplina a distância precisa buscar pelo conhecimento, se esforçar mais, e acaba qualificando o ensino tanto quanto na modalidade presencial”, comentou Blauth.
Os participantes do encontro ainda conheceram a história do ensino a distância, ofertado desde 2013 na Unesc, e da implementação do Sead (Setor de Educação a Distância) na Universidade, que em parceria com as graduações oferta disciplinas e minicursos.
Segundo a docente Cibele Beirith Figueiredo Freitas, o ensino a distância na Unesc é considerado de excelência. “O que nos diferencia e demonstra nossa qualidade no ensino são os professores mestres e doutores. Além de termos um espaço preparado para pensar no ensino desta modalidade, o Sead”, afirmou a professora.
Conheça mais o ensino a distância na Unesc
Formação Continuada
A Formação Continuada na Unesc é movida a partir de quatro conceitos: Formação, que explora o processo de ensinar; Pedagogia universitária, baseada no compartilhamento das ações e do conhecimento; Docência universitária, atividade que articula os processos de ensino e de aprendizagem no ensino superior, e cartografia, que se resume no acompanhamento e registro dos processos realizados.
Site Institucional
Na busca de oferecer um ensino de melhor qualidade para os acadêmicos, professores e coordenadores da Universidade, foi lançado na noite desta segunda-feira (23/7) o site Institucional do Programa de Formação Continuada de Docentes da Unesc. O espaço busca formalizar e registrar as atividades elaboradas na Universidade, que estimulam o crescimento do conhecimento.
Conheça clicando aqui.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 16:02
Newsletter
RSS