AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Gestores e coordenadores da Unesc concluem mais de 40 horas de Formação Continuada

Gestores e coordenadores da Unesc concluem mais de 40 horas de Formação Continuada
Capacitação trouxe novidades como um novo portal e a criação de um curso de gestão (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Formação Continuada de Docentes da Unesc chegou ao fim com um balanço positivo e com uma novidade. Na tarde desta quarta-feira (25/7) os gestores debateram os “Desafios e perspectivas da gestão universitária” e conheceram um novo curso de pós-graduação gratuito, que vai dar mais qualidade ao ensino e a gestão na Universidade.

Durante três dias, a Formação contou com mais de 450 participações em sete encontros, que discutiram temáticas como o ensino a distância, o desenvolvimento regional e a curricularização da extensão. Além de atingir dados relevantes, os eventos estimularam a arte e a cultura através de acolhimentos com música e pinturas.

A Professora Rita Maria Silvia Carnevale ministrou o encontro desta quarta-feira e ressaltou a importância de abordar a temática. “Quando falamos em gestão universitária nos referimos às habilidades e atitudes que tomamos. Conversas como as de hoje possibilitam debater e chegar a resultados que potencializam estas atribuições, fazem a diferença e melhoram ainda mais a qualidade da gestão”, afirmou Rita.

Novidade

Durante o encontro os gestores conheceram o novo curso da Pós-Unesc, que vai abordar assuntos como gestão de pessoas, marketing e comunicação educacional e politicas institucionais.

A coordenadora da Egest (Escola de Gestores), Maria Aparecida da Silva Mello, conta que a iniciativa surgiu da necessidade de se estar em constante evolução. “Buscamos inovar mais uma vez. Com o apoio da reitoria, da Pós-Graduação e da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional) vamos ofertar mais uma oportunidade de qualificar e sustentabilizar a gestão e os cursos de graduação da Universidade”, destacou Rita.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Prevê, elogiou a ideia e reafirmou o compromisso em qualificar a gestão universitária. “Quando iniciamos nossa caminhada frente à reitoria percebemos que este era um ponto que poderia evoluir. Com iniciativas como esta sabemos que estamos no caminho certo e que podemos criar uma rede de melhorias, refletindo em mais qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, atingindo a excelência acadêmica, que é nosso grande diferencial”, afirmou Prevê.

As inscrições para a formação iniciam dia 1º de agosto. Mais informações serão disponibilizadas no site da Pós-Unesc.

O evento também contou com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Formação Continuada

A Formação Continuada na Unesc é movida a partir de quatro conceitos: Formação, que explora o processo de ensinar; Pedagogia universitária, baseada no compartilhamento das ações e do conhecimento; Docência universitária, atividade que articula os processos de ensino e de aprendizagem no ensino superior, e cartografia, que se resume no acompanhamento e registro dos processos realizados. Outra novidade é o site Institucional do Programa de Formação Continuada de Docentes da Unesc. O espaço busca formalizar e registrar as atividades elaboradas na Universidade, que estimulam o crescimento do conhecimento. Clique aqui para conhecer

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de julho de 2018 às 17:55
Compartilhar Comente

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular
Campanha ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto “Esqueça um livro”, promovido na Universidade pela Editora Unesc e pela Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da Reitoria, contou com a ajuda de colaboradores da Instituição, que deixaram obras no hall do Bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7) para possibilitar que outras pessoas possam ampliar o seu conhecimento por meio da leitura.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura e disseminar o conhecimento e ocorreu pela segunda vez na Universidade. O projeto é desenvolvido em âmbito nacional e surgiu em 2007. Ele já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

“Quando adquirimos um livro, fazemos a leitura e muitas vezes ele fica em nossa estante sem ser lido por outras pessoas. A ideia é fazer circular esses livros e dar a oportunidade para os que nem sempre têm condições de fazer esse tipo de investimento. Dar de presente, porque é um presente encontrar um livro e poder ficar com ele, seja um passo para contribuir para uma sociedade mais informada. Sem contar que este livro pode circular no próximo ano”, afirma a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Mestrados da Unesc com inscrições abertas para disciplinas isoladas

Mestrados da Unesc com inscrições abertas para disciplinas isoladas
Quatro dos Programas de Pós-Graduação ofertam vagas para o segundo semestre (Foto: Arquivo) Mais imagens

Para os interessados em continuar a sua qualificação ainda no segundo semestre de 2018, a Unesc oferece vagas em disciplinas isoladas para seus mestrados. O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) estão com inscrições abertas nos mestrados em Educação e Direito até dia 31 de julho. Além desses programas, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vão abrir inscrições para as suas disciplinas isoladas a partir de agosto.

O Mestrado em Educação oferece as disciplinas de Modo de Organização do Ensino Desenvolvimental; Educação em Saúde na Concepção Libertadora; Estudos em Educação e Filosofia da Tecnologia e de Leitura: Concepções e Ensino.

Já o Mestrado em Direito está oferecendo as disciplinas de Seminário de Pesquisa: Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos: Feminismo Negro, Resistência e Lutas pela Cidadania; Direitos Humanos, Sociedade e Constitucionalismo Latino-Americano; Políticas Públicas, Direitos Geracionais e Proteção Social; Seminário de Pesquisa: Direito, Sociedade e Estado: Feminismos na América Latina e a Luta pelos Direitos das Mulheres e Direitos Humanos, Novos Direitos e Litigiosidade.

O Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico abrirá as inscrições para as disciplinas a partir do dia 6 de agosto. Até o dia 17 de agosto, os interessados podem se inscrever nas disciplinas oferecidas: Formação Econômica e Desenvolvimento Regional; Trabalho e Movimentos Sociais; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; Estratégias Políticas das Organizações; Seminário Integrado de Pesquisa e a optativa Science and Development (Ciência e Desenvolvimento).

O PPGCA abrirá as inscrições em 2 de agosto, com datas variando conforme cada disciplina do Mestrado e do Doutorado em Ciências Ambientais. As ofertadas são: Aspectos Geológicos, Climáticos e Hidrológicos; Gestão Ambiental; Ecologia Urbana; Restauração Ecológica; Ecologia de Paisagem; Meio Ambiente e Espaço Urbano; Educação Ambiental; Psicologia Ambiental; Análise de Risco; Amostragem e Análise de Dados em Ecologia Animal e Saúde e Meio Ambiente.

Para mais informações sobre os documentos necessários para as inscrições e os investimentos nas disciplinas isoladas: PPGE (48) 3431-2594; PPGD (48) 3431-4548; PPGDS (48) 3431-2624 e PPGCA (48) 3431-2595.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Brigada de Emergência da Unesc realiza simulado no campus

Brigada de Emergência da Unesc realiza simulado no campus
Brigadistas vivenciaram experiências de evacuação de área e resgate (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A última semana de férias na Universidade teve um movimento diferente. Nesta quarta-feira (25/7), os participantes da primeira Brigada de Emergência da Unesc fizeram simulados de emergência pela manhã, nos blocos da Reitoria e Administrativo e à tarde, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Os locais foram evacuados e resgates de “vitimas” realizados, tudo para que os brigadistas tivessem uma vivência mais próxima possível da realidade.

A simulação marcou o encerramento da etapa de formação da Brigada de Emergência, que foi constituída por encontros teóricos e práticos. A partir deste semestre ocorrerão simulados no campus e no Iparque, para o aprimoramento dos trabalhos dos brigadistas. As atividades desta quarta-feira foram acompanhadas por profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e por agentes de trânsito.

“Do acionamento do alarme de incêndio até o início da fala dos profissionais do Corpo de Bombeiros na Unesc, se passaram 12 minutos. Isso significa que eles se deslocaram em aproximadamente sete minutos. Isso em uma situação real pode ser reduzida ainda mais”, comentou o especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva, orientador do simulado.

Para a professora Cláudia Peluso, a experiência foi muito importante. “Nós prezamos pela Universidade e pelos nossos colegas de trabalho e por isso decidimos participar para colaborar com a segurança. Além disso, participar da Brigada nos faz ter contato e conhecer os colaboradores da Instituição”

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, considerou o primeiro treinamento positivo e agradeceu pela disponibilidade dos cerca de 50 colaboradores em fazer parte da Brigada. “Os participantes da primeira Brigada de Emergência da Unesc estão sendo preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.

O sargento Laércio Pedroso, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, parabenizou pelo trabalho realizado na Universidade e falou da importância da Brigada de Emergência e convidou os colaboradores da Unesc a participarem da capacitação e serem bombeiros voluntários.

Ao final do simulado, os brigadistas se reuniram para debater os pontos positivos e negativos da ação, no intuito de refletir sobre o que pode ser feito diferente nas próximas simulações e em casos reais. Além dos agendados, a intenção é realizar simulados surpresa também. “Aproveitem o conhecimento adquirido e fiquem sempre atentos, não só no ambiente de trabalho, mas na casa, no prédio que vocês moram, na vizinhança. A atuação de vocês pode fazer a diferença”, afirma Silva.

A Brigada é  formada por funcionários do Iparque, de setores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2018 às 14:21
Compartilhar Comente

Professores da Unesc debatem a Avaliação Institucional

Professores da Unesc debatem a Avaliação Institucional
Encontro faz parte da Formação Continuada de Docentes (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os professores da Unesc fomentaram ideais para qualificar ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão. O segundo dia de Formação Continuada de Docentes colocou em pauta a Avaliação Institucional da Universidade e propôs conversas para melhorias em sua aplicação e utilização. O encontro ocorreu no auditório Ruy Hülse na noite desta terça-feira (24/7).

A pró-reitora acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, acolheu os professores e destacou a importância de repensar constantemente a Avaliação. “Temos que buscar potencializar sempre. O resultado de conversas como esta é a melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou Indianara.

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, também destacou os resultados dos debates e frisou a participação dos alunos e suas opiniões. “Quando falamos de Avaliação Institucional também nos referimos ao feedback dos acadêmicos e vamos utilizar este fomento para realizar melhorias”, ressaltou o diretor.

Balanço positivo

A Formação Continuada chegou ao fim de seu segundo dia com um balanço positivo. Foram mais de 400 participações em sete encontros, que discutiram temáticas como o ensino a distância, o desenvolvimento regional e a curricularização da extensão. Além de atingir dados relevantes, os eventos estimularam a arte e a cultura através de acolhimentos com música e pinturas.

Importante passo

Na busca de oferecer um ensino de melhor qualidade para os acadêmicos, professores e coordenadores da Universidade, foi lançado na noite desta segunda-feira (23/7) o site Institucional do Programa de Formação Continuada de Docentes da Unesc. O espaço busca formalizar e registrar as atividades elaboradas na Universidade, que estimulam o crescimento do conhecimento. Clique aqui para conhecer. 

O que é Avaliação Institucional?

A iniciativa resulta, por meio de pesquisa e de comunicações com professores, estudante e coordenadores, em melhorias na educação e na infraestrutura do Universidade. A Avaliação busca questionar e fomentar a reflexão sobre onde é possível melhorar, para cumprir com a missão e com os objetivos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 20:22
Compartilhar Comente