Unesc representa o Brasil e é premiada em conferência internacional de transportes
A Universidade representou o Brasil na 34ª Conferência Sul Africana de Transportes (Southern African Transport Conference), que ocorre esta semana em Pretória, na África do Sul e teve um dos trabalhos premiados. A professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) Cristina Keiko Yamaguchi e a professora dos cursos de Engenharia de Agrimensura e Administração da Unesc Natália Martins Gonçalves apresentaram três trabalhos no evento e tiveram o artigo “Economic Driving: a sustainable Issue”, premiado com o Best Pratical Paper Award, prêmio internacional em virtude da relevância do tema, da qualidade da produção textual e pela aplicabilidade prática nas organizações de transporte.
Realizado pela Associação de Pesquisa em Transportes dos Estados Unidos e organizada pelo Ministério de Transportes da África do Sul, a conferência congrega todos os países da África e teve a participação de pesquisadores e empresas da Austrália, China, Europa, Estados Unidos e Brasil (Unesc).
Trabalhos apresentados:
- “Economic-driving: a sustainable issue”, com estudo de caso da empresa de transporte urbano de Lages, em Santa Catarina.
- “The pedestrian representation in mobility systems: the case of Bogotá”, trabalho realizado em cooperação acadêmica do programa de Pós-Graduação de Engenharia em Transportes da Universidade Distrital de Bogotá, do qual a professora Natália participa como orientadora de um doutorando.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 07 de julho de 2015 às 19:22Saneamento básico: Ipat realiza audiências públicas em 12 municípios catarinenses
Os principais resultados dos diagnósticos sobre os setores de abastecimento de água, drenagem pluvial, resíduos sólidos e controle de vetores para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 12 cidades catarinenses, serão apresentados para a comunidade local até 29 de julho. As audiências públicas são realizadas pelos técnicos do IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), e tem o objetivo de ouvir os moradores sobre os problemas enfrentados e coletar sugestões de melhorias.
Conforme a engenheira ambiental do Setor de Projetos Ambientais do Ipat, Morgana Levati Valvassori, esta é a segunda rodada de reuniões, e serão realizadas 24 audiências públicas nas regiões Norte, Sul e Oeste do Estado. O trabalho é fruto do convênio assinado em junho de 2014 entre a Unesc e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). “O trabalho é dividido em etapas, conforme termo de referência da Funasa. Após a elaboração dos diagnósticos e Plano de Mobilização Social, serão discutidos os próximos produtos, visando o planejamento do saneamento básico para os próximos 20 anos”, comenta Morgana.
Plano de Saneamento é requisito para que municípios possam solicitar recursos
Com a conclusão dos estudos a serem elaborados pelo Ipat, Santa Catarina será o primeiro estado da Federação a ter 100% dos municípios com população inferior a 50 mil habitantes a ter Planos de Saneamento elaborados.
O Plano é requisito para que os municípios solicitem recursos junto ao Governo para uma série de investimentos e a Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o Saneamento Básico, é a que prevê a obrigatoriedade de elaboração do Plano Municipal.
O convênio entre a Unesc e a Funasa contempla a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita. O investimento é oriundo do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento), no montante de R$ 2,4 milhões.
Cronograma da segunda rodada de audiências:
Lote Norte – 19 horas
6 e 7/7 - Governador Celso Ramos
8 e 9/7 - Araquari
13 e 14/7 - Campo Alegre
15 e 16/7 – Garuva
Lote Oeste – 19 horas
13 e 14/7 - Santa Cecília
15 e 16/7 - Saltinho
21 e 22/7 - Macieira
23 e 24/7 - Vargem Bonita
Lote Sul – 19 horas
14 e 21/7 - Sangão
15 e 22/7- Pescaria Brava
16 e 23/7 – Rincão
28 e 29/7 - Imaruí
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 07 de julho de 2015 às 17:49Reitor é eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Educação
A nova diretoria do CEE/SC (Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina) foi eleita nesta terça-feira (7/7), durante assembleia com a participação de conselheiros, funcionários e convidados. O reitor da Unesc, Gildo Volpato, até então conselheiro titular, ocupará a vice-presidência do CEE/SC. O ex-secretário, Osvaldir Ramos, será o novo presidente e o ex-conselheiro titular Antônio Reinaldo Agostini, foi eleito para ocupar o cargo de secretário.
A nova diretoria permanecerá à frente do Conselho de 2015 a 2017 e tomará posse em 4 de agosto, em evento na sede do CEE, em Florianópolis.
“Essa participação é muito importante, tanto para a região Sul, como para a Educação de todo Estado, pois é aqui que vamos ajudar a definir políticas que contribuam com a Educação Básica, Especial, de Jovens e Adultos, Profissional e Superior”, comentou Volpato.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 07 de julho de 2015 às 17:01Banco de Dentes: Unesc recebe gestores de saúde bucal da Amrec
A Unesc recebeu coordenadores de saúde bucal dos municípios da Amrec na tarde desta segunda-feira (6/7) para apresentar o Banco de Dentes da Universidade. Representantes de Cocal do Sul, Criciúma, Treviso, Urussanga, Lauro Müller, Siderópolis, Nova Veneza e Balneário Rincão, além da coordenadora de saúde bucal da Regional de Saúde, Fernanda Sônego, estiverem reunidos na Clínicas Integradas.
“O Banco de Dentes já existe na Unesc. O objetivo da reunião foi de buscar parcerias com a rede pública de saúde bucal dos municípios da Amrec, além de conscientizar que o dente é um órgão que precisa de cuidados para doação e definir junto aos municípios o fluxo, a forma de arrecadação e a captação de dentes para estudos”, explicou a coordenadora geral das Clínicas Integradas da Unesc, Francielle Gava
Banco de Dentes
Um Banco de Dentes Humanos é uma instituição sem fins lucrativos, que deve estar vinculado a uma instituição de ensino superior. Seu principal objetivo é suprir as demandas acadêmicas, fornecendo dentes humanos para pesquisa ou atividades didáticas. Dentre seus objetivos, o Banco de Dentes busca documentar a procedência e destino de dentes humanos extraídos.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 07 de julho de 2015 às 11:03Administração traz Bel Pesce, uma das 100 pessoas mais influentes no Brasil
“Empreender para mudar a sua vida” será o tema abordado pela empresária e escritora Bel Pesce, eleita em 2014 pela Revista Época como “Jovem Empreendedora do Ano” e uma das 100 pessoas mais influentes no Brasil, no aniversário de 40 anos do curso de Administração da Unesc. Bel estará em Criciúma dia 14 de agosto, para palestra aberta ao público em geral, a partir das 19h30, no Siso´s Hall.
Segundo o professor do curso de Administração da Unesc, Tiago Colombo, a escolha por Bel partiu do exemplo da empresária de como o jovem pode empreender e fazer diferente. “Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade são temas trabalhados durante o curso e queremos proporcionar aos estudantes este contato com alguém jovem como eles e que tem destaque internacional na área”, comenta.
Os ingressos para a palestra estão à venda na coordenação do curso de Administração da Unesc, na sala 4 do Bloco R1 (telefone 3431-2633), com alunos do Centro Acadêmico do curso e estudantes da Módus Consultoria, a empresa júnior do curso.
Bel Pesce
Fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, Um dos 30 jovens de até 30 anos escolhidos pela Forbes Brasil como exemplo de um time que está reinventando o país, a paulista Bel Pesce está ainda entre os dez líderes mais admirados pelos jovens em 2014, conforme pesquisa da Cia de Talentos. Seus três livros, “A menina do vale”, “A menina do vale 2” e “Procuram-se super-heróis” tiveram mais de 2,3 milhões de downloads e seus vídeos no YouTube, mais de 4 milhões de visualizações. O vídeo que ela fez para a série de conferências TED Talks foi o mais visualizado no mundo em 2015, perdendo apenas para o de Bill Gates.
Bel estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde se formou em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Durante os cursos superiores, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank e, após concluir os estudos, Bel se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia, região conhecida por abrigar as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo. Foi lá que Bel “respirou” empreendedorismo, liderou três times de engenheiros na companhia americana Ooyala, fundou empresas, como a startup LemonWallet, e escreveu o primeiro livro “A menina do vale”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2015 às 20:52
Newsletter
RSS