Exposição “Vias” recebe visita de estudantes do Colégio Unesc
A exposição “Vias”, da artista de São Paulo, Melina Resende, recebeu a visita nesta segunda-feira (6/7) de alunos do quinto e nono ano do Colégio Unesc. A mostra traz fotografias que retratam o cotidiano de moradores e trabalhadores, feitas entre 2011 e 2012 no Sul do Brasil e fica até 15 de agosto no Espaço Cultural “Toque de Arte”, no hall do Bloco Administrativo. Os interessados em realizar visitas mediadas podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.
Os alunos foram acompanhados pelo professor da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Luan Aléssio. Além do quinto e do nono ano, a turma do quarto ano já visitou a mostra. As mediações foram realizadas por Ana Paula Gallas Fernandes e Letícia Pereira Vieira, acadêmicas da Unesc e bolsistas dos projetos do Setor Arte e Cultura: Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" e Acervo Artístico Cultural da Unesc, respectivamente.
Segundo a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, ao realizar uma exposição é fundamental se preocupar com o trabalho de mediação. “A pessoa que faz a mediação busca estabelecer um canal de comunicação entre o público visitante/apreciador e as obras ali apresentadas”, comenta.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2015 às 19:55Vestibular: Aprovados devem realizar matrícula a partir desta terça
Os aprovados no Vestibular de Inverno 2015 da Unesc devem fazer a matrícula até sexta-feira (10/7), na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no Bloco do Estudante, no campus. O local atenderá das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30 e cada curso tem um dia e horário específico de matrícula.
Entre os documentos necessários para efetuar a matrícula estão histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, cópia do atestado de vacina contra rubéola, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou casamento, RG, CPF e Título de Eleitor. Para alunos com deficiência é solicitado atestado médico com CID (Classificação Internacional de Doenças).
Passo a passo
- Ao chegar no Bloco do Estudante, na Unesc, o aluno deve conferir a documentação no check-in, em frente à Centac. Em seguida ele pegará uma senha para seu atendimento.
- Dentro da Centac o estudante realizará sua matrícula, fazendo o cadastro no sistema, digitalizando documentos e produzindo a foto para a carteirinha. No local também será assinado o contrato de prestação de serviços e impresso o boleto da primeira mensalidade.
- Ao sair da Centac o aluno terá três dias para pagar o boleto da primeira mensalidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 06 de julho de 2015 às 10:44Unesc oferece atendimento gratuito de podologia à comunidade
O inverno chegou e junto com ele as meias e os sapatos fechados. Por mais que seja de suma importância, o cuidado com os pés na estação mais fria do ano é deixado de lado, o que pode acarretar diversos problemas de saúde. E com o intuito de orientar e atender a comunidade sobre o assunto, a Unesc está com vagas abertas para o atendimento gratuito em Podologia. Os procedimentos são desenvolvidos pelos alunos do curso Técnico em Podologia da Unesc.
As sessões são realizadas no período da manhã, a partir das 8 horas, de segunda à quinta-feira. Os alunos fazem a avaliação e o exame físico dos pés, selecionando técnicas adequadas aos diferentes tipos de problemas de saúde que os afetam, como calos e calosidades, ornicoórteses (correção do formato das unhas), pés diabéticos, entre outras patologias.
O procedimento ocorre no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc e o agendamento é realizado por meio do telefone 3431-2654. O atendimento ocorre até outubro, dando uma pausa entre os dias 15 e 31 de julho.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 06 de julho de 2015 às 10:07Em busca de um sonho: Aos 72 anos, Dona Edna ingressa no Ensino Superior
Os livros sempre foram a paixão da dona Edna Margarida Gaidzinski Bastos. O amor pelas poesias, por Machado de Assis e pela vontade de fazer um curso superior cresce desde a infância, mas o sonho de entrar na Universidade só pode ser realizado anos depois. Hoje, com 72 anos, ela está na terceira fase do curso de Letras da Unesc e afirma: “A idade não me serve de obstáculo”.
Foi em um momento de reflexão que surgiu a ideia de fazer um curso superior. Dona Edna já estava pensando sobre o que iria se ocupar e buscava algo diferente. “Foi um momento de luz que me levou a encontrar na graduação o caminho que eu queria traçar. E assim me achei no curso de Letras. Sinto algumas dificuldades, mas vou seguindo conforme o meu ritmo. Essa nova trajetória só tem me trazido desafios maravilhosos”, comentou.
Dona Edna explica que o ensino em sua época era totalmente diferente do que se vê hoje. “No meu tempo a mulher era educada para duas coisas: ou ela seria casada, dona de casa, ou seria professora. E ser professora ainda estava muito longe do contexto de Criciúma na época. A cidade possuía escolas, mas não havia formação, as mulheres que tinham vontade de se profissionalizar precisavam ir para outras cidades, o que dificultava muito”, explicou.
Mundo Universitário
O ambiente universitário, o contato com alunos e professores é uma das coisas que a futura educadora mais gosta. Ela afirma que a troca de ideias com os jovens é muito rica e que o convívio traz grandes contribuições para a sua formação, tanto como profissional quanto como pessoa.
Com cinco filhos, 12 netos e dois bisnetos ela acredita que é preciso se ocupar para manter a mente em movimento. “Quando não estou estudando, tenho a casa para coordenar, os filhos, os netos e os bisnetos para receber. Meu tempo é muito curto porque sempre estou fazendo alguma coisa, esse é o segredo para manter uma mente jovem”, ressaltou.
Bolsa para pessoas acima de 50 anos
A dona Edna entrou na Universidade por meio do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) e por ser estudante acima de 50 anos, ela recebe 30% de bolsa, com acréscimo de mais 1,5% a cada semestre concluído. Para participar é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e o processo seletivo está com inscrições abertas para o segundo período, até o dia 17 de julho.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 05 de julho de 2015 às 13:31Ansiedade, sono e Alzheimer são temas da 7ª Escola de Inverno em Fisiopatologia
A 7ª Escola de Inverno em Fisiopatologia, realizada pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), está com inscrições abertas para professores e doutorandos do Programa e profissionais e alunos da área da saúde. Serão oferecidas 50 vagas e os interessados podem ir até a sala 6 do Bloco S para fazer a inscrição ou encaminhar um e-mail para escoladeinvernofisiopat@gmail.com.
O evento ocorre em 30 de julho no Miniauditório do Bloco S, das 8 às 18 horas, e serão oferecidas 50 vagas. Serão abordados os temas: ansiedade, sono, Alzheimer, alcoolismo, Parkinson e erros inatos do metabolismo.
Mais informações pelo telefone (48) 3431-2578.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2015 às 10:29
Newsletter
RSS