AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Doenças crônicas são tema de Escola de Inverno

Doenças crônicas são tema de Escola de Inverno
Evento iniciou hoje (8/7), com palestra sobre hipertensão (Fotos: Andréia Limas) Mais imagens

A Unesc promove, entre hoje e quarta-feira (8 a 10/7), a Escola de Inverno de Saúde Coletiva, que tem por tema "A Interdisciplinaridade no manejo das doenças crônicas" . Iniciativa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade, o evento foi aberto pela manhã, com uma palestra sobre a fisiopatologia e o tratamento da hipertensão, proferida pela professora doutora Silvia Dal Bó.

Ela chamou a atenção para a necessidade de controlar a pressão arterial, como forma de prevenção. “É uma doença silenciosa e muitos pacientes nem a percebem. Só vão perceber quando está num nível muito elevado”, explicou, acrescentando que há uma série de nuances que torna muito difícil a forma de manejar a doença.

Ainda sobre o assunto, a professora doutora Bárbara Alvarez falou na sequência sobre a importância do exercício físico no controle de doenças cardiovasculares. À tarde, ocorrem palestras sobre o diabetes Mellitus, com as professoras Morgana Guzzatti (fisiopatologia e doença periodontal) e Rita Ribeiro (vigilância alimentar e nutricional).

Amanhã, os temas em pauta serão a hepatite, abordado pelo professor doutor Silvio Ávila Júnior, e o vírus do HIV/AIDS, pelo enfermeiro Paulo Hansen e a psicóloga Samira Abdenur.

Na quarta-feira, o psiquiatra Marcos Paulo Nacif e a psicóloga Cenita Borges falarão sobre os transtornos psiquiátricos, enquanto a enfermeira Maria Tereza Zanini e o fisioterapeuta Eduardo Victor vão discorrer sobre a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Nos dois dias, as atividades serão realizadas pela manhã e à tarde, na sala 19 do Bloco P, na Unesc.

Primeira edição

Esta é a primeira edição da Escola de Inverno em Saúde Coletiva, que reúne professores e alunos dos cursos da área da saúde da Unesc e também profissionais da rede de serviços de saúde de Criciúma e região, sendo aberta ao público em geral.

“Temos convidados internos e externos para falar sobre os temas. O objetivo é promover a qualificação dos nossos alunos”, explica Luciane Bisognin Ceretta, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade, ligado a UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Além dela, estiveram presentes na abertura do evento a diretora da UNA SAU, Indianara Reynaud Toreti Becker, e a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Magada Tessman Schwalm.

Fonte: Secom

08 de julho de 2013 às 15:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário