Projeto Reconstruindo a Cidadania inicia na Abadeus
Mais moradores do município vão receber capacitação em pintura imobiliária e moveleira, através do projeto Reconstruindo a Cidadania, realizado desde 2010 pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma e a Farben, de Içara. Hoje (15/7), ocorreu a aula inaugural do curso, na Associação Abadeus, no Bairro Cristo Redentor, que também é parceria do projeto.
O Reconstruindo a Cidadania faz parte dos projetos de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) da Unesc e segundo a coordenadora dele, Mônica Elizabeth Daré, conta com a participação de acadêmicos do curso de Engenharia Civil, responsáveis pelas aulas teóricas – nesta turma, as alunas Thais dos Santos de Souza e Jozilane Antunes Coelho – e de técnicos da Farben, que ministram as aulas práticas, na sede da empresa de tintas, que fornece o material e equipamentos necessários para o curso. “O projeto já formou turmas em Criciúma, nos Bairros Tereza Cristina e Renascer e no município de Jacinto Machado”, afirma Mônica.
A coordenadora explica que o projeto destina-se a pessoas em situação de vulnerabilidade social, aos moradores do Bairro onde ocorrem as aulas e aos trabalhadores da construção civil de Criciúma e região. “A intenção é capacitar pessoas para realizar atividades de pintura na construção civil e na indústria moveleira, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, para melhor inserção no meio social e do trabalho”.
O curso terá 32 horas/aula e ainda está com inscrições abertas. Os interessados devem ter mais de 16 anos e se inscrever na sede da Abadeus, na Rua Maria Salete Fiuza de Oliveira, 422, Bairro Cristo Redentor. Mais informações pelo telefone (48) 3462-2080.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 15 de julho de 2013 às 19:37Reeducandas participam de festa julina
As mulheres do projeto de extensão no presídio Santa Augusta. “O Mundo do Trabalho e Situação de Cárcere: Contribuições em Extensão Universitária”, tiveram uma tarde diferente hoje (15/7). Elas participaram de uma festa julina, com direito a música, quitutes da época e muita animação. Algumas das reeducandas levaram os filhos para a confraternização.
O projeto começou em março de 2013 e tem a participação de dez das 80 reeducandas do Santa Augusta. O Mundo do Trabalho se articula em torno da revitalização da biblioteca do presídio, com base nos valores e princípios da Economia Solidária. Os encontros ocorrem as segundas e quartas-feiras, das 14 às 16 horas.
Dirigidas à população feminina, as ações pretendem favorecer um ambiente de ensino-aprendizagem, cooperação e confiança entre as reclusas, para a reinserção no mundo do trabalho. Círculos de leituras, grupos de discussão, teatro, arte e também a preparação técnica para a construção e manutenção da biblioteca, integram o projeto, que se assenta no desenvolvimento pessoal e profissional, como uma via de resocialização e preparação para a vida extramuros.
O projeto O Mundo do Trabalho têm caráter interdisciplinar e envolve professores dos cursos de Psicologia, Secretariado Executivo e Direito, como Patrícia Martins Goulart (idealizadora), Jucélia da Silva Abel (coordenadora), Christine Vieira Scarpato, Monica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches e as bolsistas Fernanda de Oliveira e Maristela Quartiero de Faveri. A festa foi feita com doações dos profissionais envolvidos no projeto.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 15 de julho de 2013 às 21:33Alunos e professores iniciam atividades do Viver SUS
Professores, alunos e profissionais do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade iniciaram hoje (15/7), as atividades do projeto Viver SUS Unesc (“Vivências e experiências na realidade do Sistema Único de Saúde da Região Carbonífera de Santa Catarina”). Na primeira saída, alunos e tutores visitaram as secretarias de Saúde das cidades da região onde o projeto será desenvolvido.
Divididos em grupos, eles foram para Içara, Cocal do Sul, Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Criciúma e Treviso. Durante a semana, serão desenvolvidas várias atividades nos municípios.
Amanhã (16/7), serão acompanhadas as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde. Para o dia seguinte está programada a criação de grupos terapêuticos de educação em saúde com hipertensos e diabéticos.
Na quinta-feira (18/7), ocorrerão atividades educativas e, na sexta, feiras de saúde nos municípios. A programação ainda prevê encontros, rodas de discussão, debates e oficinas. No sábado, os grupos voltarão a se reunir na Unesc, para socialização e avaliação da experiência.
Na sexta-feira (12/7), os integrantes do Viver SUS Unesc participaram de um encontro na Universidade. Pela manhã, eles foram recepcionados pela professora Luciane Bisognin Ceretta, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, ligado a UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). Além dela, estiveram presentes a diretora da UNA SAU, Indianara Reynaud Toreti Becker, e a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Magada Tessman Schwalm.
Viver SUS envolve alunos de diversos cursos
O Viver SUS Unesc envolve estudantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, além de residentes das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Odontologia.
O programa tem por finalidade a inclusão dos acadêmicos em cenários de práticas de Saúde Coletiva. O objetivo é ampliar as competências já desenvolvidas na graduação, por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os estudantes da realidade dos serviços prestados na rede pública de Saúde.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 15 de julho de 2013 às 17:43Nadador da Unesc fatura quatro ouros nos JUCs
O atleta Leonardo Schilling, aluno do curso de Direito da Unesc, conquistou quatro medalhas de ouro na 57ª edição dos JUCs (Jogos Universitários Catarinenses), na modalidade de natação. A competição foi realizada em Blumenau, entre quarta-feira e domingo (10 a 14/7), juntamente com o Catarinense de Inverno.
Schilling venceu todas as provas que disputou, com os tempos de 23"62 nos 50 metros borboleta, de 23"62 nos 100 borboleta, de 22"56 nos 50 livre e de 2'04"84 nos 200 medley. A performance rendeu ao atleta o prêmio de melhor nadador da competição.
Os JUCs terão, no dia 10 de agosto, as provas do atletismo, que ocorrerão em Itajaí. Em torno de 12 atletas irão representar a Unesc nessa modalidade.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 15 de julho de 2013 às 16:45Unesc sediará Conferência Regional do Meio Ambiente
A Unesc vai sediar, na quinta-feira (18/7), a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente – Região Hidrográfica 10 – Resíduos Sólidos, evento realizado pela 21ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) Criciúma, 22ª SDR Araranguá e SDS (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável) de Santa Catarina. A abertura está marcada para as 9 horas, no auditório Ruy Hülse.
Após a solenidade de abertura, haverá uma palestra com Mário Ricardo Guadagnin, professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade e consultor do Ministério do Meio Ambiente em Resíduos Sólidos. Ele vai falar sobre os temas da conferência: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; gestão de emprego e renda; educação ambiental.
Ainda pela manhã, ocorrerão debates e, à tarde, os grupos de trabalho vão discutir os temas da conferência. A seguir, serão eleitos os delegados e elaboradas propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual, marcada para os dias 19 e 20 de agosto, em Florianópolis.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 15 de julho de 2013 às 14:48
Newsletter
RSS