AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos e professores iniciam atividades do Viver SUS

Alunos e professores iniciam atividades do Viver SUS
Primeira visita aos municípios ocorreu na manhã de hoje (15/7) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores, alunos e profissionais do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade iniciaram hoje (15/7), as atividades do projeto Viver SUS Unesc (“Vivências e experiências na realidade do Sistema Único de Saúde da Região Carbonífera de Santa Catarina”). Na primeira saída, alunos e tutores visitaram as secretarias de Saúde das cidades da região onde o projeto será desenvolvido.

Divididos em grupos, eles foram para Içara, Cocal do Sul, Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Criciúma e Treviso. Durante a semana, serão desenvolvidas várias atividades nos municípios.

Amanhã (16/7), serão acompanhadas as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde. Para o dia seguinte está programada a criação de grupos terapêuticos de educação em saúde com hipertensos e diabéticos.

Na quinta-feira (18/7), ocorrerão atividades educativas e, na sexta, feiras de saúde nos municípios. A programação ainda prevê encontros, rodas de discussão, debates e oficinas. No sábado, os grupos voltarão a se reunir na Unesc, para socialização e avaliação da experiência.

Na sexta-feira (12/7), os integrantes do Viver SUS Unesc participaram de um encontro na Universidade. Pela manhã, eles foram recepcionados pela professora Luciane Bisognin Ceretta, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, ligado a UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). Além dela, estiveram presentes a diretora da UNA SAU, Indianara Reynaud Toreti Becker, e a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Magada Tessman Schwalm.

Viver SUS envolve alunos de diversos cursos

O Viver SUS Unesc envolve estudantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, além de residentes das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Odontologia.

O programa tem por finalidade a inclusão dos acadêmicos em cenários de práticas de Saúde Coletiva. O objetivo é ampliar as competências já desenvolvidas na graduação, por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os estudantes da realidade dos serviços prestados na rede pública de Saúde.

Fonte: Secom

15 de julho de 2013 às 17:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário