Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc
A primeira edição do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc iniciou nesta segunda-feira (26/6) e trouxe para debate o tema “Obtenção de materiais a partir de resíduos”, com o professor doutor da UFSC, Fabiano Raupp Pereira. O evento ocorre até quarta-feira (28/6) e é o primeiro da área na região. Dele participam professores, alunos, profissionais e representantes de empresas de diversos setores que atuam com inovação e sustentabilidade.
O Simpósio é um espaço para discutir novas tecnologias e produtos desenvolvidos por CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). A palestra de Pereira teve a mediação do professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Felipe Fardin Grillo.
Segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, um dos pontos interessantes do evento é o diálogo que estabelece entre Universidade e empresa, ampliando o campo de debates. Já o coordenador do PPGCEM, Alexandre Dal-Bó, o Simpósio é um espaço de aprendizagem e troca de experiências importantes para a formação acadêmica.
Para o coordenador do Simpósio, Oscar Montedo, o evento vai colaborar com a disseminação das atividades de ensino e pesquisa realizadas por alunos e professores do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e trazer à tona um tema que está diretamente ligado á área de materiais, que é a sustentabilidade. “A degradação ambiental tem o efeito muito negativo e a área de materiais se insere neste contexto porque transforma a matéria prima. Por isso a importância de discutirmos esse tema”.
O Simpósio é uma realização do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), com o apoio Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2017 às 21:23Unesc oferece Programa de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes tipo 2
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que cerca de 14 milhões de pessoas sofram da doença. Os dados apontam ainda que uma grande parte dos pacientes não sabe que possuem a doença, já que o diagnóstico pode demorar até sete anos. Uma das características do Diabetes Tipo 2 é a dificuldade de o organismo responder a ação do hormônio insulina. Tal fato tem como consequência o aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea.
Além de ter hábitos alimentares saudáveis, os exercícios também auxiliam no tratamento da doença. Pensando nisso, a Unesc oferece o Programa de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes Tipo 2. Serão realizadas caminhadas, corridas e musculação, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 15 às 16 horas na academia, e das 16h30 às 17h30 na Pista de Atletismo.
Inscrições
Os interessados devem se dirigir ao Complexo Esportivo da Unesc, de 3 a 7 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h30, às 17 horas, ou se inscrever pelo telefone 3431-2572. As aulas iniciam no dia 10 de julho.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 26 de junho de 2017 às 21:03Unesc é contemplada pelo Programa de Eficiência Energética da Celesc
Com o intuito de combater o desperdício de energia, a Celesc lança todos os anos uma Chamada Pública para Seleção de Projetos em Eficiência Energética. Entre os 10 projetos classificados, em um total de 33 inscritos, a Unesc foi contemplada, ficando em 6º lugar, e vai receber R$ 856 mil para o melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia elétrica.
Para participar desta Chamada os projetos deveriam estar pautados em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia elétrica. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica com uso de fontes incentivadas, poderiam participar do processo de seleção.
Segundo o reitor Gildo Volpato, a preocupação da Unesc pelo fortalecimento sustentável é vigente. “A Universidade tem uma missão que presa pela melhoria da sustentabilidade do ambiente de vida. A vinda desse recurso, além de fortalecer nosso ideal, faz com que nós concretizamos mais uma série de ações em busca do selo verde, um título máximo de uma instituição sustentável, ainda vamos chegar lá”, ressaltou.
O projeto foi coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade do engenheiro Israel Dal Toe Benincá e a gerencia de Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg.
A pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, comentou que com a contemplação desse projeto, além dos benefícios ambientais, a Unesc terá uma redução de gastos com energia elétrica, com manutenção e substituição de equipamentos. “Serão inúmeras as melhorias, como por exemplo a nossa piscina, que agora irá funcionar com aquecimento por meio de placas solares”, comentou a professora
Ações previstas no projeto:
- Substituição de 70 climatizadores de janela por condicionadores de ar Split Inverter classe A com gás ecológico.
- Substituição de mais de 6 mil lâmpadas Florescentes e descarga que contem mercúrio e metais pesados por lâmpadas e luminárias em LED com selo “PROCEL IN METRO”.
- Implantação de sistema de aquecimento Solar na Piscina do Complexo Esportivo;
- Instalação de Desumidificadores de Alta Eficiência no sistema de climatização do Biotério;
- Capacitação para comunidade acadêmica para uso racional e consciente dos recursos energéticos e seus impactos no meio ambiente
Alguns benefícios com a implantação do Projeto:
- Substituição dos equipamentos atuais por equipamentos mais modernos e com selo A Procel.
- Redução de 16% no consumo de energia e redução de 8,6% de demanda na ponta.
- Redução em mais de 20% nos custos com energia elétrica e cerca de em mais de 12 % nos custos com manutenção.
- Redução das despesas com manutenção de sistema de iluminação e equipamentos.
- Redução das interrupções dos serviços provocados pelas manutenções corretivas nos sistemas.
- Contribuição para difusão de uma cultura que privilegia os processos de desenvolvimento sustentáveis, que valorize a conservação de energia, o ambiente e os recursos naturais.
- Aumento da satisfação do ambiente de trabalho contribuindo para melhoria dos serviços prestados à comunidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 26 de junho de 2017 às 18:44Uma mão amiga na caminhada
Você conhece a Luciane Ceretta exercendo a sua função de pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na Universidade, realizando pesquisas ou em sala de aula. Mas talvez você não conheça os outros lados da professora. Ela foi uma das pessoas responsáveis pela realização de sonhos e incentivou muitas pessoas ao longo de sua trajetória de 20 anos na Unesc. E nós conversamos com três das tantas pessoas que conviveram com a futura reitora para saber um pouco mais dela.
Luciane está na Unesc desde 1997 e, ao contrário do que você possa pensar, ela não iniciou suas atividades no curso de Enfermagem. A professora iniciou no curso de Administração e passou pela Engenharia de Materiais, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Farmácia antes de iniciar no curso de Enfermagem. E foi justamente na Administração que conheceu a então estudante Gisele Coelho Lopes, que anos mais tarde tornou-se sua assessora na Propex.
“Minha história com a Lu começou em 2002, enquanto eu era acadêmica. Ela foi a pessoa que me abriu as portas para pesquisa. Me fez enxergar o mundo de uma forma diferente, a valorizar as pessoas”, conta Gisele. Segundo ela, Luciane é uma inspiração para as suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão. “A Lu leva muito a sério aquilo que faz. Os olhos dela brilham. É dedicada, amante da Universidade. Uma fonte de inspiração para qualquer profissional. Não tem medo de mudança e inova o tempo todo. E foi ela que me fez enxergar que é preciso viver e conviver com as pessoas, entendê-las na sua essência e contribuir para que elas possam somar, multiplicar e sempre fazer o melhor”.
Anos depois de Gisele, Luciane conheceu Zoraide Rocha, que hoje é enfermeira socorrista do SOS Unesc. Zoraide entrou na Unesc para trabalhar no Apoio Logístico e fazer um curso superior não fazia parte da sua realidade. Ela não tinha concluído o Ensino Médio e não teria condições de investir nos estudos, mas como fazia a limpeza nos laboratórios da Saúde e sempre gostou de cuidar das pessoas, começou a pensar em fazer o curso de Enfermagem. Então concluiu o Ensino Médio no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e procurou o curso para saber informações. Foi então que Luciane entrou nesta história. “Na época a Lu era adjunta do curso e ela me ajudou a tomar o caminho certo para conseguir estudar à tarde e mudar meu horário de trabalho para manhã e noite. Fiz Vestibular, passei, e no primeiro dia de aula a Lu foi na sala dar as boas-vindas e ficou muito feliz em me ver. Esse dia vai ficar marcado para sempre. Eu só consegui estudar porque tive bolsa como funcionária e o incentivo”, conta.
A partir disso, a Luciane esteve sempre ao lado de Zoraide. “Ela é muito humana e sempre disposta a ouvir e ajudar. Onde ela passa deixa um traço de coisas boas. Ela me acompanhou durante o curso, me incentivando e transmitindo segurança de que eu conseguiria. Foi minha orientadora no TCC e hoje me orienta no Mestrado em Saúde Coletiva”, afirma. Da graduação, Zoraide engatou a primeira pós na área de Urgência e o convite para fazer parte da equipe do SOS. Hoje, além do trabalho no SOS, Zoraide é mestranda e professora de vários cursos da Unesc de graduação e pós.
E com Andréia Borges, secretária da Propex, a história não foi muito diferente. Desde 2013 trabalhando diretamente com Luciane, o contato de ambas começou em 2004, quando Andréia – na época acadêmica de Secretariado Executivo pela Unesc – iniciou o trabalho como funcionária da Universidade, na recepção da Reitoria. “Conheci a Lu bem antes de ela ser pró-reitora e digo que todo dia ao lado dela é um aprendizado. Ela é muito especial, se preocupa com as pessoas e com a Unesc como um todo. Escuta, incentiva e é uma ótima gestora. Gosto de trabalhar com ela e de cuidar dela. Ela é muito atenciosa”, afirma Andréia. “Minha filha, a Rafaela, adora conversar com ela pelo whatsapp. Chama de ‘tia Lu’”, conta.
Segundo Andréia, além da admiração que tem por Luciane, ela sente gratidão, pois a futura reitora sempre a incentivou. “Ela acreditou no meu potencial, tanto que no início da gestão dela na Propex, a Lu me propiciou fazer em seu lugar uma capacitação. Além disso, em 2014, mais uma vez com sua generosidade me indicou para fazer a Pós-graduação em Gestão Universitária da Acafe. Foi uma experiência incrível e foi ela quem orientou meu artigo final de conclusão da pós.
A futura reitora
No dia 7 de junho, a professora doutora Luciane Ceretta, foi eleita para estar à frente da Universidade nos próximos quatro anos. A partir desta sexta-feira (30/6), quando o professor doutor Gildo Volpato deixa oficialmente o cargo e ocorre a cerimônia de posse da nova Reitoria da Instituição, ela será a primeira mulher a ocupar este cargo. E antes de iniciar as atividades como reitora, Luciane conversou sobre gestão e sua trajetória na Unesc.
A professora caracteriza a nova gestão como participativa. Segundo Luciane, será dada continuidade e melhorias aos projetos desenvolvidos durante a gestão de Volpato e implantados novos, levando sempre em consideração o diálogo, tanto com professores, alunos e funcionários, quanto com a comunidade externa. “Temos o compromisso de ampliar a noção de pertencimento da comunidade em relação à Unesc. Queremos ampliar o diálogo com o terceiro setor, movimentos sociais e setor público, não esquecendo da comunidade interna. Fazer uma gestão participativa observando pontos importantes como lealdade, dedicação, responsabilidade e pensamento coletivo”, afirma.
E sobre ser a primeira mulher como reitora, Luciane tem isso como um dado importante, mas tem o pensamento que, independente de ser mulher ou homem, para estar em um cargo é necessário ter habilidade, competência e atitude para tal. “O fato de ser mulher me possibilita a sensibilidade necessária para a escuta e a coragem para a tomada de decisões, além de reiterar a competência feminina para a gestão”.
Graduada em Enfermagem, possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde. Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente, foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, além de atuar como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2017 às 15:20Movido pelos bons e velhos ideais
O Daniel Preve, diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), você conhece. O professor e pesquisador também. Mas e os outros lados do futuro vice-reitor da Universidade, você imagina? Pois ele incentivou muitas pessoas a buscarem seus objetivos desde que iniciou sua jornada na Unesc, em 1998, como acadêmico do curso de Direito. Para contar um pouco mais sobre o Daniel, conversamos com três pessoas – das tantas – que acompanharam de perto a sua trajetória na Instituição.
Uma delas é o policial ambiental Rosinei Freitas da Rosa, o Nei. Ele conheceu Daniel quando também era estudante de Direito na Unesc e ambos eram representantes de suas turmas. “Participamos de diversas reuniões relativa à representação estudantil e começamos a ter uma relação de amizade. Estivemos juntos em momentos de militância, de diversão, de estudo. É gratificante ver a trajetória dele, com transparência e retidão, que tem na vida”, afirma. Nei assumiu o CA (Centro Acadêmico) de Direito após a gestão de Daniel (1999), fez parte da diretoria do DCE (Diretório Central dos Estudantes) durante as gestões do colega como presidente em dois mandatos consecutivos (2000 – 2002) e apoiou Daniel em 2001, quando ele foi diretor de Universidades Pagas da UCE (União Catarinense dos Estudantes). “Ele sempre demonstrou liderança e, pela sua trajetória de formação, imaginávamos que fosse continuar por este caminho”.
E lá no início dos anos 2000, a história de Daniel cruzou com a do professor João Batanolli, que na época deu aulas para o então acadêmico, além de conviver com a liderança estudantil enquanto João atuava na Assessoria de Imprensa da Instituição. “Na época trocamos algumas ideias sobre política estudantil e sua campanha para a presidência do DCE. Senti naquele rapaz uma postura ética diferenciada e lhe disse que na política essa era a qualidade mais importante e, quase brincando, se continuasse assim chegaria a ‘estadista’”, lembra o professor.
Em 2006, eles passaram a conviver mais de perto. Foi quando Daniel, já graduado em Direito e professor, assumiu a Diretoria do Estudante, que um ano depois se transformou na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), onde João era funcionário. “Daniel foi meu gestor na CPAE e lá pude constatar novamente uma atitude e um posicionamento que sempre revelavam lisura e idoneidade, senso de justiça e muita sensibilidade social. Foi por suas mãos que concretizamos a ideia do Trote Solidário. E hoje estamos aqui vivendo a continuação desta história”, comenta.
Mais recentemente, o futuro vice-reitor cruzou o caminho do aluno da primeira turma do Mestrado em Direito da Universidade, Andriw Loch. Em 2012, Daniel foi professor de Andriw na primeira fase de Dirieto e, desde então, a história de incentivo e parceria começou. Foi com Daniel que Andriw participou do primeiro projeto de pesquisa e escreveu, pela primeira vez, um capítulo de livro – para um e-book. Em 2013, Andriw foi monitor das aulas dadas pelo professor e, no ano seguinte, chegou a presidência do CA de Direito, tendo se espelhado no professor. “Sabia que ele tinha sido presidente do CA, tinha ele como referência”, conta. E isso se repetiu quando Andriw esteve à frente do DCE, entre 2014 e 2015. “Ele me mostrou que o caminho é o diálogo e que é preciso agregar pessoas. Mesmo quando havia divergência de ideias, a relação sempre foi de respeito. Ele sempre foi muito aberto e transparente em suas atitudes. Dá pra perceber a empatia dele com os estudantes, pois ele já esteve onde estamos”.
E quando Andriw colou grau, em março de 2017, por coincidência, quem entregou o canudo foi o atual diretor da UNA CSA. Depois disso, eles se encontraram, por outra coincidência, e Daniel incentivou o agora bacharel a ingressar no Mestrado em Direito da Unesc. “Eu até tinha pensado sobre entrar no Mestrado, mas não tinha definido que sim. O Daniel me incentivou e me inscrevi faltando uma semana para o término do período. Não fosse pelo incentivo que recebi, talvez nem estivesse hoje fazendo parte da primeira turma de Mestrado em Direito da Unesc e dando continuidade a minha formação acadêmica”.
O futuro vice-reitor
O professor Daniel Preve fez seu curso de graduação em Direito na Unesc – no período foi presidente do CA e do DCE duas vezes – e iniciou as atividades profissionais na Instituição em julho de 2005. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa, possui mestrado em Ciências Ambientais e faz doutorado em Direito na UFSC. Além de docente, Preve já atuou na Unesc como coordenador da CPAE, como chefe de gabinete da Reitoria e atualmente é diretor da UNA CSA, professor dos cursos de Direito e de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território.
Segundo o futuro vice-reitor, o objetivo é fortalecer os projetos da gestão de Gildo Volpato e implementar novos, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que continuem dando destaque à Universidade em avaliações e indicadores de órgãos e instituições na área da Educação. “A Unesc é uma Instituição de grande credibilidade e sem perder a essência, o propósito e os valores de ser comunitária, queremos que ela se fortaleça cresça também no âmbito nacional e amplie sua internacionalização”, afirma.
Daniel chama a atenção para o olhar para as pessoas. “A Unesc também é feita e voltada para seus estudantes, professores e funcionários. E queremos fortalecer ainda mais esse laço e reposicionar a Instituição. Para isso vamos ter comprometimento, dedicação, trabalho e humildade”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2017 às 15:16
Newsletter
RSS