Uma mão amiga na caminhada
Você conhece a Luciane Ceretta exercendo a sua função de pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na Universidade, realizando pesquisas ou em sala de aula. Mas talvez você não conheça os outros lados da professora. Ela foi uma das pessoas responsáveis pela realização de sonhos e incentivou muitas pessoas ao longo de sua trajetória de 20 anos na Unesc. E nós conversamos com três das tantas pessoas que conviveram com a futura reitora para saber um pouco mais dela.
Luciane está na Unesc desde 1997 e, ao contrário do que você possa pensar, ela não iniciou suas atividades no curso de Enfermagem. A professora iniciou no curso de Administração e passou pela Engenharia de Materiais, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Farmácia antes de iniciar no curso de Enfermagem. E foi justamente na Administração que conheceu a então estudante Gisele Coelho Lopes, que anos mais tarde tornou-se sua assessora na Propex.
“Minha história com a Lu começou em 2002, enquanto eu era acadêmica. Ela foi a pessoa que me abriu as portas para pesquisa. Me fez enxergar o mundo de uma forma diferente, a valorizar as pessoas”, conta Gisele. Segundo ela, Luciane é uma inspiração para as suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão. “A Lu leva muito a sério aquilo que faz. Os olhos dela brilham. É dedicada, amante da Universidade. Uma fonte de inspiração para qualquer profissional. Não tem medo de mudança e inova o tempo todo. E foi ela que me fez enxergar que é preciso viver e conviver com as pessoas, entendê-las na sua essência e contribuir para que elas possam somar, multiplicar e sempre fazer o melhor”.
Anos depois de Gisele, Luciane conheceu Zoraide Rocha, que hoje é enfermeira socorrista do SOS Unesc. Zoraide entrou na Unesc para trabalhar no Apoio Logístico e fazer um curso superior não fazia parte da sua realidade. Ela não tinha concluído o Ensino Médio e não teria condições de investir nos estudos, mas como fazia a limpeza nos laboratórios da Saúde e sempre gostou de cuidar das pessoas, começou a pensar em fazer o curso de Enfermagem. Então concluiu o Ensino Médio no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e procurou o curso para saber informações. Foi então que Luciane entrou nesta história. “Na época a Lu era adjunta do curso e ela me ajudou a tomar o caminho certo para conseguir estudar à tarde e mudar meu horário de trabalho para manhã e noite. Fiz Vestibular, passei, e no primeiro dia de aula a Lu foi na sala dar as boas-vindas e ficou muito feliz em me ver. Esse dia vai ficar marcado para sempre. Eu só consegui estudar porque tive bolsa como funcionária e o incentivo”, conta.
A partir disso, a Luciane esteve sempre ao lado de Zoraide. “Ela é muito humana e sempre disposta a ouvir e ajudar. Onde ela passa deixa um traço de coisas boas. Ela me acompanhou durante o curso, me incentivando e transmitindo segurança de que eu conseguiria. Foi minha orientadora no TCC e hoje me orienta no Mestrado em Saúde Coletiva”, afirma. Da graduação, Zoraide engatou a primeira pós na área de Urgência e o convite para fazer parte da equipe do SOS. Hoje, além do trabalho no SOS, Zoraide é mestranda e professora de vários cursos da Unesc de graduação e pós.
E com Andréia Borges, secretária da Propex, a história não foi muito diferente. Desde 2013 trabalhando diretamente com Luciane, o contato de ambas começou em 2004, quando Andréia – na época acadêmica de Secretariado Executivo pela Unesc – iniciou o trabalho como funcionária da Universidade, na recepção da Reitoria. “Conheci a Lu bem antes de ela ser pró-reitora e digo que todo dia ao lado dela é um aprendizado. Ela é muito especial, se preocupa com as pessoas e com a Unesc como um todo. Escuta, incentiva e é uma ótima gestora. Gosto de trabalhar com ela e de cuidar dela. Ela é muito atenciosa”, afirma Andréia. “Minha filha, a Rafaela, adora conversar com ela pelo whatsapp. Chama de ‘tia Lu’”, conta.
Segundo Andréia, além da admiração que tem por Luciane, ela sente gratidão, pois a futura reitora sempre a incentivou. “Ela acreditou no meu potencial, tanto que no início da gestão dela na Propex, a Lu me propiciou fazer em seu lugar uma capacitação. Além disso, em 2014, mais uma vez com sua generosidade me indicou para fazer a Pós-graduação em Gestão Universitária da Acafe. Foi uma experiência incrível e foi ela quem orientou meu artigo final de conclusão da pós.
A futura reitora
No dia 7 de junho, a professora doutora Luciane Ceretta, foi eleita para estar à frente da Universidade nos próximos quatro anos. A partir desta sexta-feira (30/6), quando o professor doutor Gildo Volpato deixa oficialmente o cargo e ocorre a cerimônia de posse da nova Reitoria da Instituição, ela será a primeira mulher a ocupar este cargo. E antes de iniciar as atividades como reitora, Luciane conversou sobre gestão e sua trajetória na Unesc.
A professora caracteriza a nova gestão como participativa. Segundo Luciane, será dada continuidade e melhorias aos projetos desenvolvidos durante a gestão de Volpato e implantados novos, levando sempre em consideração o diálogo, tanto com professores, alunos e funcionários, quanto com a comunidade externa. “Temos o compromisso de ampliar a noção de pertencimento da comunidade em relação à Unesc. Queremos ampliar o diálogo com o terceiro setor, movimentos sociais e setor público, não esquecendo da comunidade interna. Fazer uma gestão participativa observando pontos importantes como lealdade, dedicação, responsabilidade e pensamento coletivo”, afirma.
E sobre ser a primeira mulher como reitora, Luciane tem isso como um dado importante, mas tem o pensamento que, independente de ser mulher ou homem, para estar em um cargo é necessário ter habilidade, competência e atitude para tal. “O fato de ser mulher me possibilita a sensibilidade necessária para a escuta e a coragem para a tomada de decisões, além de reiterar a competência feminina para a gestão”.
Graduada em Enfermagem, possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde. Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente, foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, além de atuar como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
26 de junho de 2017 às 15:20
Newsletter
RSS