Pessoas com deficiência visual exploram o mundo mágico das histórias
Cheiros, formas e texturas invadiram a Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc na tarde desta terça-feira (27/6). Ela recebeu crianças e adultos cegos ou com baixa visão da Advisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) para a contação das histórias “Maria vai com as outras” e “Semente da verdade”. A interação ocorreu no Espaço Infantil e após a contação, os visitantes conheceram o Museu de Zoologia da Universidade.
A assistente social da Advisul, Fernanda Vargas, afirma que momentos como os desta terça-feira são importantes para a inclusão e para o incentivo para a leitura. “Esse contato com as histórias e os objetos presentes nelas é um incentivo para que eles realizem mais leitura em Braile. E com a visita ao Museu, encerraremos uma tarde de aprendizado e diversão”, comentou.
Segundo a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner, esta foi a primeira vez que a Biblioteca da Unesc recebeu um grupo de pessoas com deficiência visual para a atividade de contação de histórias. Ela explica que as contadoras precisaram transformar os objetos utilizados em audiodescrição, para fazer com que os ouvintes possam construir imagens mentais para visualizarem os elementos que fazem parte da história e então entrar no mundo da imaginação.
“Para nós foi um desafio. Fomos tendo ideias e conversamos com a Bete (Elizabete Gonçalves, funcionária da Unesc que é cega) para saber como poderíamos trabalhar a contação de modo que ficasse atraente para eles. Então produzimos uma ovelhinha para que possa ser tocada pelos ouvintes e uma toca simulando o pelo dela para a história “Maria vai com as outras” e utilizamos sementes, flores de papel e naturais, folhas de texturas diferentes e cheiro de flores para a “Semente da verdade”, explicou Elisângela.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2017 às 16:07Reggae, samba e hip hop no Quintas Culturais
Quem passar pelo hall dos blocos XXI vai prestigiar a cultura do reggae, do samba e do hip hop no palco do Quintas Culturais desta semana. A apresentação da banda Raizá, composta por Everton Carvalho na voz e violão, Henrique Araújo nas percussões e José Vitor Lima na escaleta, ocorre quinta (29/6) a partir das 18h30.
O grupo vai trazer um repertório cover, como as bandas Maneva e Natrutas, e também trabalhos originais.
Participe
O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas.
A ação é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado à Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). Para participar, basta entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura no Bloco P, sala 11, ou entrar em contato no cultura@unesc.net ou no telefone (48) 3431-2622.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
27 de junho de 2017 às 11:24Fora do Prumo levanta a taça do Intercursos de Handebol Feminino
Os times entraram em quadra e a equipe Fora do Prumo, de Engenharia Civil, saiu campeã do 2º Torneio Intercursos de Handebol Feminino. Os jogos ocorreram no último sábado (24/6) no Ginásio do Colégio Unesc.
O pódio foi formado também pelas equipes Medicina e Agulhas de Ouro, do curso Tecnologia em Design de Moda.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
27 de junho de 2017 às 11:17Projeto da Unesc leva crianças à reserva biológica para aprender sobre meio ambiente
As crianças da Escola Professora Maria Brogni, de Treviso, deixaram a sala de aula para aprender sobre o meio ambiente com um projeto de extensão da Unesc. Os alunos, do primeiro e quarto ano, foram recebidos por profissionais do Instituto Felinos do Aguaí, na última segunda-feira (27/6), na Reserva Biológica Estadual do Aguaí.
Durante a visita, as crianças participaram de uma trilha para conhecer a localidade e conversas sobre a reserva e preservação do meio ambiente.
A ação faz parte do projeto "Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí", coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffman e Miriam da Conceição Martins.
As atividades contam com a participação das bolsistas Karen de Farias Meller, Tainá Chefer Cardoso e da voluntária Zenaide Pais Topanotti.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
27 de junho de 2017 às 11:13Praça do Hospital São José está de cara nova, e a autoria é da Unesc
Espaços diferenciados, flores e cores para repaginar. A praça em frente ao Pronto Socorro do Hospital está de cara nova. O novo espaço foi inaugurado no último final de semana e a Unesc contribuiu por meio do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Unesc.
O trabalho de revitalização do local, como pavimentação e muros, foi realizado pelo serviço de engenharia do Hospital.
Segundo o reitor Gildo Volpato, a Unesc e o Hospital têm uma parceria de muitos anos. “Nossos estudantes atuam no hospital diariamente, nossa parceria é intensa. Poder contribuir com a melhoria do local é muito gratificante, principalmente por ser um espaço voltado para a comunidade e esse é o nosso maior objetivo, beneficiar a sociedade”, comentou o reitor.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 26 de junho de 2017 às 21:26
Newsletter
RSS