Extensionistas debatem sobre conscientização ambiental em escola de Criciúma
“Biodiversidade e espécies endêmicas da Mata Atlântica” foi o tema debatido entre extensionistas do projeto SOS Biodiversidade da Unesc, com estudantes da Escola de Educação Básica Professor Pedra da Ré, localizada no Bairro Mina do Mato, em Criciúma. Na oportunidade também foi apresentado um projeto de aplicativo que está sendo desenvolvido na Universidade.
A ação ocorreu com os estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental. Após a palestra, os alunos participaram de uma atividade lúdica, para entenderem o funcionamento do aplicativo.
“Eles tiveram que simular uma pesquisa de campo com as espécies de animais ameaçadas de extinção, visualizadas durante a palestra. Em forma de "plaquinhas", as espécies foram espalhadas pela escola, e ao encontrá-las, os pequenos deveriam fotografar e posteriormente cadastrar no site SOS Biodiversidade, formando um banco de dados sobre as espécies. Esse banco de dados poderá ser utilizado por qualquer pesquisador ou pessoa interessada no assunto”, comentou a professora responsável pelo projeto, Mainara Figueiredo Cascaes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de junho de 2017 às 21:00Cedoc lança livro sobre Escola Jarbas Passarinho
O Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) apresentou o resultado da pesquisa sobre a história da Escola de Educação Básica Ministro Jarbas Passarinho aos profissionais da instituição nesta quarta-feira (31/5). Foi publicado um livro que conta o caminho percorrido pela escola desde a sua fundação.
A ação faz parte do projeto Mais Cultura nas Escolas, no qual a Escola Jarvas Passarinho foi contemplada em 2013. O Museu Augusto Casagrande também participou do projeto.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de junho de 2017 às 20:40Colaboradores participam de capacitação sobre comunicação e pontuação
Dois encontros ocorreram esta semana com o intuito de capacitar os colaboradores da Unesc. “Comunicação e as relações de trabalho”, com a ministrante Carla Cristina Casagrande, e “Uso da Pontuação”, com Daniela Arns Silveira, foram temas de debates entre funcionários de diversos setores. Os encontros foram desenvolvidos pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de junho de 2017 às 20:24Reitor participa da Semana de Geografia
O reitor da Unesc, Gildo Volpato, participou da Semana de Geografia da Universidade nesta quinta-feira (1/6). Ele foi um dos debatedores sobre “Sociedade Contemporânea e Formação Docente”, juntamente com a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ângela Back e do coordenador do curso de Pedagogia, Ricardo Bittencourt.
Com a mediação da professora Yasmine Cunha, os professores abordaram questões como os desafios dos docentes na era da tecnologia, as ferramentas a serem usadas no processo de ensino e o perfil do estudante nesse contexto.
Semana de Geografia
As influências da sociedade contemporânea está sendo o foco de debate da Semana de Geografia da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (29/5), data comemorativa ao Dia do Geógrafo, e encerra nesta sexta-feira (2/6). Durante o evento, voltado a alunos, professores e profissionais, assuntos como possibilidades e desafios da Educação, formação docente, inclusão social e política foram abordados.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 01 de junho de 2017 às 17:52Você pode encontrar tesouros espalhados pela Biblioteca da Unesc
Entre os livros, nas mesas e estantes, cartas e obras de arte agora habitam a Biblioteca da Unesc. A experiência inovadora partiu da turma do primeiro semestre de Artes Visuais da Universidade. Mais de 30 itens foram distribuídos pelo local, com o intuito de promover a experiência de contato direto com a arte contemporânea. Imagine encontrar um poema ao folear o seu livro de estudos?
A ação se desenvolveu por meio da disciplina de “Fundamentos da Arte”, com a professora Odete Calderan. Segundo ela, a intervenção artística é uma forma de trocar experiências entre o público e os futuros profissionais da arte. “Eles estão eufóricos com a atividade, muitos nunca tinham tido contato com cartas. Essa é uma geração que não acompanhou essa forma de troca, que também não deixa de ser uma obra de arte. Além disso a prática costura e enriquece o olhar os alunos”, comentou.
Quem encontrou um tesouro entre os livros da Biblioteca foi a aluna da primeira fase do curso de Odontologia Beatriz Della Giustina. Ela estava estudando quando soube que haviam cartas e objetos espalhados por lá. “Achei extremamente criativo, encontrei um poema que falava sobre a beleza nos pequenos detalhes, e esse é o meu jeito de enxergar a vida. Me senti especial, parece que foi escrito pra mim”, contou a aluna.
Os tesouros ainda estão distribuídos pela Biblioteca, você também pode encontrar algum. Se achar, aproveite para contar sobre essa experiência no livro que está ao lado dos computadores de busca. Os futuros artistas querem saber qual foi a sua sensação ao tocar, interagir e reconhecer uma obra de arte em um espaço inusitado.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 01 de junho de 2017 às 16:41
Newsletter
RSS