AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

O sonho de criança da Fernanda se tornou realidade na Unesc

O sonho de criança da Fernanda se tornou realidade na Unesc
A escolha da aluna fez a diferença na realização das suas escolhas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Fernanda era apenas uma menina, mas já tinha certeza do caminho que iria seguir. Suas primeiras pacientes foram as bonecas, que recebiam cuidados de saúde em seu consultório imaginário. “Uma clínica só minha”, pensava a pequena. E foi assim que tudo começou. Hoje, Fernanda Teixeira está no sétimo semestre do curso de Odontologia da Unesc e, para ela, o sonho de se tornar uma profissional da área da saúde está cada vez mais próximo.

Esse instinto que nasceu com Fernanda, de cuidar com as pessoas, tomou uma proporção maior na Unesc. A estudante conta que se apaixonou pela saúde pública, sempre presente nas aulas.  “O ensino na Unesc mostra a realidade da comunidade, abrindo a nossa mente para entender a situação atual da saúde e de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento dela”, explica.

Contato com a prática

Por mais que já tivesse certeza daquilo que queria, Fernanda se encantou ainda mais pela área quando iniciou a prática. Desde as primeiras fases, os alunos dos cursos de saúde atendem a comunidade de Criciúma e região nos laboratórios e nas Clínicas Integradas da Universidade. Só no primeiro semestre de 2017, foram mais de 60 mil atendimentos realizados nos serviços oferecidos pela Unesc, e Fernanda contribuiu com este número.

“Logo no terceiro semestre tivemos contato com a prática. É a melhor forma de se acostumar com o ambiente profissional. Não é só o procedimento de saúde em si que influencia em um bom atendimento. A forma como o paciente é tratado também é importante para o desenvolvimento profissional”, ressalta.

Bolsa ajudou a dar vida às brincadeiras de criança

Na Unesc são diversas as possibilidades de bolsas de estudos e foi assim que Fernanda teve a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. “Eu consegui entrar na Universidade pela minha nota do Enem. Garanti uma bolsa de 100% por meio do Prouni. Sem ela seria impossível”, comenta.

Um mundo de possibilidades

Na Unesc são inúmeras as possibilidades para quem tem interesse em ingressar na área da saúde. A UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) conta com os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Gastronomia, Nutrição e Psicologia.


#escolhaunesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 08 de junho de 2017 às 10:14
Compartilhar Comente

10 dicas para passar no vestibular sem neuras

10 dicas para passar no vestibular sem neuras
Prova da ACAFE ocorre neste domingo (Foto: Arquivo) Mais imagens

A prova do vestibular é neste domingo (11/6), e o nervosismo pode ser o principal inimigo daqueles que se sentem ansiosos em momentos como esse. Mas fique tranquilo e confira as dicas que nós separamos para passar pela prova sem neuras. O exame começa às 13 horas, esperamos você na Unesc.

1 - Cuidado com o tempo

Você vai ter cinco horas para fazer a prova, pode parecer bastante, mas o vestibular traz 63 questões objetivas, além da redação. Fique atento ao relógio, mas não tenha pressa para terminar a prova, use cada minuto para garantir um notão.

2 – Faça as questões mais fáceis primeiro

Pegue aquelas matérias que você já domina e faça elas primeiro. Depois de matar as fáceis, comece as difíceis. Lute por cada questão, não desista. Se alguma estiver complicada demais passe para a próxima, e assim vai.

3 – Mantenha a atenção na prova

O foco é a ferramenta mais importante durante a prova. O nervosismo pode aparecer, mas mande ele embora, você se preparou pra isso e agora é o momento de mandar ver. Esqueça as pessoas ao seu redor, esqueça a comemoração do Dia dos Namorados e mantenha a atenção.

4 – Durma bem na noite anterior

São muitas horas de prova e o cansaço pode ser o seu maior inimigo. Na noite anterior, tente se acalmar, fazer exercícios de respiração e relaxar para ter uma boa noite de sono.

5 – Cuidado com a alimentação

Esteja bem alimentado, mas cuidado com comidas muito pesadas. É importante equilibrar alimentos leves e hidratação. A falta de qualquer um dos dois pode causar enjoos, lentidão, falta de atenção, desmaios e outros problemas.

6 – Separe documentos e materiais


Certifique-se que está tudo certo antes mesmo de sair de casa. Não esqueça documentos e canetas que você irá usar na prova. Organização é tudo nesse momento.

7 – Consulte o local da prova


Saber onde você vai fazer a prova é importante. Não deixe para descobrir isso na última hora. Também é importante chegar com antecedência, então esteja preparado e não se atrase.

8 – Revise, revise e revise

Leia e releia tanto as questões quanto a redação. Além disso, preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito, muitas pessoas já se deram mal neste momento, então cuidado para não acontecer um desastre.

9 – Leve lanchinhos e um agasalho


Nesta época do ano, com temperaturas normalmente mais baixas, é importante tomar cuidado de bem agasalhado. O frio pode desperdiçar sua energia e distrair a sua atenção à toa. Barrinhas de cereais podem ajudar a manter a energia.

10 – Dê atenção à redação

A redação tem um peso grande na nota da avaliação, e você não pode fazer ela de qualquer jeito. Cuidado com os erros de português e concordância. Além disso, é importante que o texto tenha começo, meio e fim. Não deixe nenhuma ponta solta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de junho de 2017 às 14:52
Compartilhar Comente

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria
Mandato de Luciane e Daniel será de quatro anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc viveu hoje (7/6) um dia que vai ficar marcado em sua história. Estudantes, professores e funcionários elegeram a primeira mulher para o cargo máximo da Instituição. A professora doutora Luciane Ceretta será a nova reitora. Mas a data também será marcada por outro fato importante. Com o professor doutorando Daniel Preve eleito como vice-reitor, a Universidade tem, pela primeira vez, um ex-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) em um cargo na Reitoria. A Chapa 1 – “A Unesc que a gente quer”, foi eleita com 90,61% dos votos válidos. A eleição mobilizou 7.222 votantes. Do total de votos válidos, a Chapa 1 recebeu 6.544. Brancos e nulos somaram 678.

No campus, a votação foi concluída às 22 horas desta quarta-feira (em alguns locais encerrou antes, pois ocorreu em períodos em que haveria votantes em atividade no local). Ao todo, 38 urnas foram espalhadas em diversos pontos, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), nas dependências do Senai e no Hospital São José.

Luciane e Daniel ficarão à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. A posse de Luciane e Daniel ocorre dia 30 de junho de 2017 e a nova gestão inicia as atividades em 3 de julho. Luciane assume a função desempenhada pelo professor doutor Gildo Volpato por dois mandatos consecutivos. Antes de Luciane, a Unesc teve como reitores os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho.

Compromisso com o diálogo

Segundo Luciane, a atuação da nova Reitoria será marcada pelo diálogo tanto com a comunidade interna quanto externa. Ela considera o resultado das urnas a aprovação da proposta apresentada pela Chapa 1. “Especialmente as mulheres se sentiram representadas por mim e os acadêmicos pelo Daniel, pela sua história no movimento estudantil. Vamos pautar nosso trabalho no diálogo e vamos escutar muito as pessoas. Nosso projeto de gestão é unir a sensibilidade com a força e a coragem”, afirmou.

Para Daniel, o resultado legitima o projeto da Chapa 1 e credencia a nova gestão a desenvolver o trabalho proposto, baseado na troca entre Reitoria e comunidade interna e externa. “Vamos fortalecer ainda mais esse vínculo, muito focados na missão da Unesc e em sua constituição, que é de Universidade Comunitária. A participação de estudantes, funcionários e professores na escolha da Reitoria é algo que diferencia a Unesc das demais instituições brasileiras. Isso faz com que todos participem das decisões”, ressalta.

Atuação na Unesc

A professora Luciane Ceretta está na Unesc desde abril de 2001. Graduada em Enfermagem, ela possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde. Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente, ela foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e atua como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Instituição.

O professor Daniel Preve fez seu curso de graduação em Direito na Unesc – no período foi presidente do DCE duas vezes – e iniciou as atividades profissionais na Instituição em julho de 2005. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa, possui mestrado em Ciências Ambientais e faz doutorado em Direito. Além de docente, Preve já atuou na Unesc como coordenador da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), como chefe de gabinete da Reitoria e atualmente é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), professor dos cursos de Direito e de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2017 às 00:09
Compartilhar Comente

Senado aprova lei de imigração e Unesc traz palestrante internacional para debater

Senado aprova lei de imigração e Unesc traz palestrante internacional para debater
Maria Guia de Portugal falou sobre Crimigração e Direitos Humanos (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Combater a concepção errada de que os imigrantes cometem mais crimes do que os cidadãos nativos de seus países é um uma das questões que a professora doutora Maria João Guia, da Universidade de Coimbra, Portugal, abordou durante a segunda edição do Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade da Unesc. O encontro, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (7 e 8/6) na Universidade, trouxe como tema: “Crimigração e Direitos Humanos”.

O Senado brasileiro recentemente aprovou sua primeira lei de imigração, que estabelece direitos e deveres do imigrante, bem como princípios e diretrizes de políticas públicas. Para Maria, isso é preocupante. “O que me parece é que há um movimento de fatos muito semelhantes aos que aconteceram nos Estados Unidos, por isso acredito que seja tão importante estudar essa temática agora no Brasil. É necessário desdramatizar a ideia do estereótipo do imigrante como criminoso ou potencial terrorista, para que ele possa se inserir tranquilamente na sociedade”, comentou.

Maria ressaltou ainda a política imigratória de Portugal, que em seu terceiro ano consecutivo vem sendo considerada a segunda melhor a nível internacional. “Entre 33 países, Portugal foi considerada a segunda melhor, sendo primeiro a Suécia. Ou seja, acesso à saúde, a educação e a justiça, e muitos outros tipos de parâmetros. Isso é extremamente importante, se nós tivermos a capacidade de respeitar o ser humano, o estrangeiro que é diferente, e fazer ele se sentir parte da sociedade, naturalmente que ele irá contribuir de forma positiva para o país”, explicou. 

Debate continua

O encontro é promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), e ocorre também nesta quinta-feira (8/6). As inscrições devem ser feitas na sala do programa, localizada no Bloco da Reitoria, sendo que as vagas são limitadas. A palestra ocorre no Bloco XXI-B, sala 21, a partir das 19 horas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de junho de 2017 às 21:24
Compartilhar Comente

Nossa Bolsa traz possibilidades de benefícios para Licenciatura e Bacharelado

Nossa Bolsa traz possibilidades de benefícios para Licenciatura e Bacharelado
Oportunidade ocorre por meio do Escolha Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Entrar na Universidade sem vestibular e ainda com possibilidade de bolsas de estudo pode parecer fora do comum, mas na Unesc isso é possível sim. Por meio do Escolha Unesc, o candidato entra com o histórico escolar do Ensino Médio e ainda pode optar pela modalidade de Ingresso Nossa Bolsa, que traz oportunidades únicas para aqueles que necessitem de um auxílio para bancar a graduação. Neste primeiro período, que vai até 13 de junho, também há a possibilidade de parcelar a primeira mensalidade no cartão de crédito.

Agora, o processo seletivo é presencial. Os candidatos devem vir até a Unesc com o histórico escolar e demais documentos necessários em mãos, para se inscrever e já realizar a matrícula. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada dos candidatos.

Nossa Bolsa

Pelo Nossa Bolsa o calouro poderá optar pela Nossa Bolsa Licenciatura ou Nossa Bolsa Bacharelado e Tecnológicos. Nesta forma de ingresso, o candidato poderá ser beneficiado com bolsas de estudos de 50% ou 100%, mediante a realização de perfil socioeconômico. Para participar deste processo seletivo o candidato deve ainda preencher requisitos como: ter realizado o ENEM a partir de 2010, ter feito o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral e não possuir diploma de graduação de curso superior, exceto os de licenciatura curta.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de junho de 2017 às 22:04
Compartilhar Comente